Cursos Para Horas Complementares: Descubra onde encontrar

É uma exigência do Ministério da Educação (MEC) que todos os alunos de graduação façam cursos para horas complementares. 

Além disso, a iniciativa é uma forma de fazer com que os graduandos se dediquem a construir um leque maior de conhecimentos a respeito da área de atuação que escolheu seguir carreira.

Mas sim, também é normal que surjam dúvidas as horas complementares, como consegui-las, o que pode se enquadrar em uma atividade complementar, etc.

E para te auxiliar com essas dúvidas, nós preparamos este artigo para ser o seu guia. Então, boa leitura!

O que são horas complementares?

As horas complementares, como o próprio nome indica, são atividades extracurriculares que devem ser realizadas pelos alunos de graduação. 

Sem a entrega dessas atividades, o aluno não pode concluir o curso e nem retirar seu diploma.

A obrigatoriedade foi estabelecida a partir de um decreto publicado em 2003 pela Câmara de Educação Superior que determinou a presença das atividades complementares nas diretrizes dos cursos de graduação.

As diretrizes curriculares são entregues aos alunos nos primeiros dias de curso. 

No entanto, muitos deixam para buscar cursos para horas complementares nos últimos meses da graduação e isso pode ser um problema que vai deixar o aluno sobrecarregado.

De acordo com o Ministério da Educação, nos cursos de bacharelado em modalidade presencial, o estágio obrigatório e as horas complementares não podem ultrapassar o quantitativo de 20% do horário total do curso.

Exceto em casos de determinações legais.

Qual é o objetivo das horas complementares?

Sem dúvidas, o grande objetivo das horas complementares é promover o enriquecimento do aprendizado do aluno. 

Fazer com que ele tenha experiências educacionais, tanto nas atividades internas promovidas pelas instituições de ensino, quanto em exercícios, seminários, congressos e mais eventos que acontecem fora da sala de aula.

O que vale como horas complementares?

De modo geral, as atividades e cursos para horas complementares são divididos em acadêmicos, científicos e culturais, havendo uma quantidade mínima de horas a serem entregues de acordo com cada modalidade. 

Esse quantitativo de horas, no entanto, pode mudar de acordo com as diretrizes de cada instituição de ensino.

As atividades acadêmicas dizem respeito a participação em congressos e seminários, por exemplo; nas culturais estão incluídas visitas a museus e teatros, etc; e as científicas são as horas dedicadas a pesquisas.

As horas complementares ainda podem ser divididas em:

  • Internas: realizadas pela própria instituição de ensino, como pesquisa, iniciação científica e monitora;
  • Externas: quando o aluno busca essas horas fora da instituição, em workshops, cursos online, intercâmbios, estágios, etc.

Quais cursos para horas complementares são considerados válidos?

, Cursos Para Horas Complementares: Descubra onde encontrar

Os cursos para horas complementares e demais atividades com esse intuito só são válidos se tiverem relação com a sua área de estudo. 

Vamos imaginar, por exemplo, que um aluno de Engenharia Civil participa de um workshop promovido pelo curso de biomedicina sobre reprodução humana. 

Embora, é claro, a atividade contribua para a expansão do conhecimento, ela não pode ser computada como hora complementar válida uma vez que não possui ligação com o curso do aluno.

Por isso, fique atento para se certificar sempre de que a atividade que você pretende fazer é válida para essa finalidade.

Troque informações com colegas e, se necessário, procure a coordenação do curso para tirar suas dúvidas.

Como comprovar as horas complementares?

Para provar que cumpriu com a carga horária exigida, o aluno deve entregar junto à coordenação do curso os certificados de participação nas atividades. 

Em alguns casos, as instituições também podem exigir a entrega de um relatório sobre os cursos para horas complementares feitos e demais atividades realizadas.

Onde encontrar cursos para horas complementares?

, Cursos Para Horas Complementares: Descubra onde encontrar

Além de ficar de olho nas atividades e eventos promovidos pela própria instituição de ensino, você pode ficar ligado no calendário cultural e acadêmico da sua cidade e garantir sua participação nesses encontros. 

E claro, você pode contar com a possibilidade de fazer online os cursos para horas complementares.

O certificado também é válido e aceito pelas faculdades e universidades de todo o país.

Procure uma instituição que ofereça cursos relacionados à sua área de atuação, confira se após o término do curso ela faz a emissão de certificado e faça as atividades tranquilamente.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

A Unova Cursos é uma plataforma online que oferece cursos gratuitos e com a emissão de certificado no final, mediante pagamento de uma pequena taxa única e de mesmo valor para todos os cursos.

São centenas de vídeo aulas e materiais escritos e visuais que vão contribuir muito para a formação do aluno. Temos cursos em áreas como:

A carga horária de cada curso varia muito de acordo com a área e você pode fazer mais de um curso dentro da plataforma, totalmente gratuito.

Veja quais são os cursos disponíveis e consiga as horas complementares que você precisa!

Conclusão

Embora possa ser um pouco demorado, fazer cursos para horas complementares é uma excelente experiência para o aluno e que agrega muito ao hall de conhecimentos dele.

Afinal, saber sobre a sua área nunca é demais!

Também é importante salientar que deixar para última hora  a realização das atividades extracurriculares não é uma boa ideia. Distribua essas atividades ao longo do curso e desfrute da possibilidade de aprender também fora da sala de aula. 

Sobre o Autor

FERNANDO VALE
FERNANDO VALE

Formado em Administração, MBA em Logística Empresarial. Sócio e Diretor da Unova Cursos, especializada em Educação à Distância e Cursos Online.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *