Analista de SEO: quais são as principais características do profissional

Quando falamos em marketing de conteúdo, o SEO é o começo da estratégia. Sendo assim, investir em SEO acaba sendo mais barato e proporciona resultados a longo prazo do que usar apenas as mídias pagas. Com essa tendência, o analista SEO tem papel fundamental nesse crescimento.

Isso significa que cada vez mais empresas estão empenhadas em montra, monitorar e aperfeiçoar suas técnicas de SEO. Por isso, estão sempre em busca de analista de SEO. Então, se você quer ser um ou quer contratar um, veja a seguir quais são as características principais que um profissional dessa área precisa ter.

5 Características principais de um analista de SEO

O Search Engine Optimization (SEO) trata-se de um conjunto de métodos, técnicas e estudos que são usados para posicionar páginas de sites nos sites de busca como o Google, por exemplo.

A intenção do SEO é fazer com que ao pesquisar um palavra-chave em sites de busca, algumas páginas do seu site apareçam nos resultados de busca.

Um bom profissional de SEO estuda o site e analisa relatórios do site como informações como:

  • Números de visitas;
  • Páginas mais visitadas;
  • Links.

Entre outras.

A partir daí, o analista de SEO aplicará a melhor estratégia no site para que os resultados alcancem os melhores, ou que se aproximem dos objetivos do cliente a longo prazo.

Sabendo disso, você entenderá que o trabalho de um analista de SEO é muito mais do que apenas escolher palavras-chave. Então veja a seguir algumas das características desse profissional.

Capacidade de estudar cada caso

Um bom analista SEO nunca para de estudar. Assim, umas das características principais desse profissional é estudar frequentemente cada site a ser otimizado, os nichos de atuação, a análise da situação do cliente e estuda também como chegar onde o cliente deseja.

Dessa forma, um bom analista de SEO, questionará e usará ferramentas como o Google Search Console, que oferece dados e ferramentas de diagnósticos para manter sua página otimizada para o Google.

Analistas de SEO também podem usar outras ferramentas como o Google Analytics e o Google Trends, que são opções de ferramentas ótimas para planejar o seu cliente final.

Interesse nas opiniões do cliente

Um bom analista de SEO deve entender onde seu cliente quer chegar. Ou seja, precisa entender qual o seu objetivo. Cada cliente é diferente, por isso, é muito importante prestar atenção e estar interessado em tudo que ele tem para dizer.

Bom relacionamento interpessoal

Em qualquer área de atuação, é necessário ter uma boa comunicação e saber trabalhar em equipe. Essa habilidade ajuda os analistas de SEO a chegar cada vez mais longe. Em diversas ocasiões os profissionais precisam realizar o trabalho com outros setores da empresa como equipes técnicas, agências, etc.

Da mesma forma, o cuidado com o cliente deve ser excepcional. Por exemplo, se o profissional está trabalhando em SEO para um e-commerce em Portugal, ele deve se adequar à comunicação do cliente, já que é outro país, podendo ser uma comunicação mais formal e direta.

, Analista de SEO: quais são as principais características do profissional

SEO On-page e SEO Off-page

Trabalhar com SEO envolve muito estudo e técnicas como você viu acima. Entre os assuntos que são trabalhados dentro do SEO estão o On-page que é todas as informações que podem ser vistas em seu site e o Off page que são as melhorias que otimizam o site, mas que não são vistas.

Para que o trabalho do analista SEO tenha resultado o profissional deve ter uma metodologia de trabalho que envolva as duas técnicas.

Como projetos de SEO são longos, saber trabalhar com SEO On-page e Off-page é mais uma das características de um bom analista de SEO assim o cliente poderá acompanhar e aprovar cada etapa. Com isso, um conjunto de etapas for organizado com um objetivo final, ao término de cada etapa o cliente receberá um relatório sobre tudo que foi desenvolvido.

Saber criar bons relatórios

Por fim, a última característica que um analista precisa ter é saber apresentar os resultados obtidos de acordo com a dinâmica do site. Em geral, é preciso determinar um período regular para realizar essas apresentações incluindo atividades como:

  • Avanços;
  • Resultados;
  • KPI’s.

Entre outros.

É imprescindível que o analista SEO seja transparente com o cliente e saiba transmitir o que realmente está acontecendo, para que o cliente fique ciente da direção que o trabalho SEO deve estar tomando.

Também é muito importante fazer cursos na área. Quanto mais conhecimento adquirir, mais confiável será o profissional. Hoje em dia existem muitas opções de cursos de SEO online gratuitos, como o que disponibilizamos no nosso site.

Além de todas as características que você viu neste post estar sempre em busca de mais conhecimento e expertise. Para se destacar nessa área e ser um analista de SEO preparado, é importante conhecer tudo o que está relacionado ao mundo digital, além de, estar em constante atualização sobre as notícias do setor.