analista de seo

Quando falamos em marketing de conteúdo, o SEO é o começo da estratégia. Sendo assim, investir em SEO acaba sendo mais barato e proporciona resultados a longo prazo do que usar apenas as mídias pagas. Com essa tendência, o analista SEO tem papel fundamental nesse crescimento.

Isso significa que cada vez mais empresas estão empenhadas em montar, monitorar e aperfeiçoar suas técnicas de SEO. Por isso, estão sempre em busca de um analista de SEO. Então, se você quer ser um ou quer contratar um, veja a seguir quais são as características principais que um profissional dessa área precisa ter.

O que faz um analista de SEO?

O analista SEO é o profissional responsável por fazer a otimização das páginas de um site, segundo as diretrizes do Google e outros buscadores como Yahoo e Bing para que aquela página apareça no topo da busca por determinado termo, também chamado de palavras-chave.

Para fazer isso, o profissional de SEO precisa conhecer técnicas de otimização do código do site, analisar as URL, navegação e usabilidade para garantir que o usuário encontre a informação que busca.

Outra atribuição do analista é avaliar o conteúdo em si para garantir que ela tenha devida relevância e atenda uma hierarquia de títulos para garantir que haja uma boa compreensão pelos motores de busca.

Como é o mercado de SEO?

Ano após ano, o mercado de SEO vai crescendo mais, pois até as empresas de menor porte começam a entender a necessidade de aparecer em posições mais altas nos motores de busca, então, cada vez mais vão surgindo vagas.

Agências focadas em marketing digital tem buscado profissionais qualificados para atender a alta demanda de empresas que querem colocar seus sites na primeira página do Google e outros buscadores e não é tão fácil assim.

Então, podemos dizer que atualmente há mais demanda pelo serviço do que oferta de profissionais na área, por isso, se você quer seguir uma carreira como analista de SEO há bastante oportunidades no mercado atual.

– Quanto ganha um analista de SEO?

Atualmente (no ano de 2022) o salário inicial de um analista de SEO parte de R$ 2068 e pode chegar até a R$ 3659, sendo a média do mercado algo em torno de R$ 2578.

Esses valores podem ser maiores a depender de quantos clientes o profissional possa atender ou da empresa que o contrata, pois é uma tarefa importantíssima para as estratégias de marketing digital

Vale lembrar que há hierarquias na função, então, esses valores são relativos ao início da profissão, ou seja, analista SEO junior.

Para analista pleno e sênior, os salários podem ser ainda maiores dependendo das circunstâncias.

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5 Características principais de um analista de SEO

O Search Engine Optimization (SEO) trata-se de um conjunto de métodos, técnicas e estudos que são usados para posicionar páginas de sites nos sites de busca como o Google, por exemplo.

A intenção do SEO é fazer com que ao pesquisar uma palavra-chave em sites de busca, algumas páginas do seu site apareçam nos resultados de busca.

Um bom profissional de SEO estuda o site e analisa relatórios do site como informações como:

  • Números de visitas;
  • Páginas mais visitadas;
  • Links.
  • Entre outras.

A partir daí, o analista de SEO aplicará a melhor estratégia no site para que os resultados alcancem os melhores, ou que se aproximem dos objetivos do cliente a longo prazo.

Sabendo disso, você entenderá que o trabalho de um analista de SEO é muito mais do que apenas escolher palavras-chave. Então veja a seguir algumas das características desse profissional.

Capacidade de estudar cada caso

Um bom analista SEO nunca para de estudar. Assim, umas das características principais desse profissional é estudar frequentemente cada site a ser otimizado, os nichos de atuação, a análise da situação do cliente e estuda também como chegar onde o cliente deseja.

Dessa forma, um bom analista de SEO, questionará e usará ferramentas como o Google Search Console, que oferece dados e ferramentas de diagnósticos para manter sua página otimizada para o Google.

Analistas de SEO também podem usar outras ferramentas como o Google Analytics e o Google Trends, que são opções de ferramentas ótimas para planejar o seu cliente final.

Interesse nas opiniões do cliente

Um bom analista de SEO deve entender onde seu cliente quer chegar. Ou seja, precisa entender qual o seu objetivo. Cada cliente é diferente, por isso, é muito importante prestar atenção e estar interessado em tudo que ele tem para dizer.

Bom relacionamento interpessoal

Em qualquer área de atuação, é necessário ter uma boa comunicação e saber trabalhar em equipe. Essa habilidade ajuda os analistas de SEO a chegar cada vez mais longe. Em diversas ocasiões os profissionais precisam realizar o trabalho com outros setores da empresa como equipes técnicas, agências, etc.

Da mesma forma, o cuidado com o cliente deve ser excepcional. Por exemplo, se o profissional está trabalhando em SEO para um e-commerce em Portugal, ele deve se adequar à comunicação do cliente, já que é outro país, podendo ser uma comunicação mais formal e direta.

SEO On-page e SEO Off-page

Trabalhar com SEO envolve muito estudo e técnicas como você viu acima. Entre os assuntos que são trabalhados dentro do SEO estão o On-page que é todas as informações que podem ser vistas em seu site e o Off page que são as melhorias que otimizam o site, mas que não são vistas.

Para que o trabalho do analista SEO tenha resultado o profissional deve ter uma metodologia de trabalho que envolva as duas técnicas.

Como projetos de SEO são longos, saber trabalhar com SEO On-page e Off-page é mais uma das características de um bom analista de SEO assim o cliente poderá acompanhar e aprovar cada etapa. Com isso, um conjunto de etapas for organizado com um objetivo final, ao término de cada etapa o cliente receberá um relatório sobre tudo que foi desenvolvido.

Saber criar bons relatórios

Por fim, a última característica que um analista precisa ter é saber apresentar os resultados obtidos de acordo com a dinâmica do site. Em geral, é preciso determinar um período regular para realizar essas apresentações incluindo atividades como:

  • Avanços;
  • Resultados;
  • KPI ‘s.
  • Entre outros.

É imprescindível que o analista SEO seja transparente com o cliente e saiba transmitir o que realmente está acontecendo, para que o cliente fique ciente da direção que o trabalho SEO deve estar tomando.

Também é muito importante fazer cursos na área. Quanto mais conhecimento adquirir, mais confiável será o profissional. Hoje em dia existem muitas opções de cursos de SEO online gratuitos, como o que disponibilizamos no nosso site.

Além de todas as características que você viu neste post estar sempre em busca de mais conhecimento e expertise. Para se destacar nessa área e ser um analista de SEO preparado, é importante conhecer tudo o que está relacionado ao mundo digital, além de estar em constante atualização sobre as notícias do setor.

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Como trabalhar como Analista de SEO?

Conforme mostramos, o trabalho de analista de SEO depende de conhecimentos técnicos bastante específicos, principalmente para poder analisar as métricas dos resultados, pois trata-se de um trabalho que não para.

Por isso é preciso se qualificar para aproveitar as vagas, mas para crescer, é necessário experiência prática na função.

Então, o primeiro passo para seguir a carreira de analista de SEO é fazer o curso de SEO grátis aqui na Unova Cursos para aprender o básico necessário para pleitear uma vaga nesse mercado em constante expansão.

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Conclusão

Das ferramentas de marketing digital mais utilizadas, sem dúvidas a otimização de SEO é uma das mais disputadas pois confere uma vantagem competitiva muito grande para conquistar os consumidores na internet.

O responsável por isso é o analista de SEO, que é o profissional que fará todo esse trabalho para colocar as páginas do site de uma empresa na primeira página do Google e outros buscadores.

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.