hard e soft skills

As hard skills e as soft skills são termos que vem ganhando popularidade recentemente devido ao fato de que as empresas estão entendendo que um profissional precisa ser completo para ser mais produtivo.

Desse jeito, se você quer uma qualificação plena para buscar uma melhor oportunidade no mercado de trabalho, deve trabalhar tanto as suas hard skills quanto as suas soft skills, mas antes disso é preciso entender o que é cada uma dessas coisas.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo para ser um guia completo que vai te ajudar a entender quais as diferenças entre essas habilidades e como você pode desenvolvê-las de maneira equilibrada para ter mais chances de conquistar a vaga tão desejada.

Boa leitura.

hard e soft skills o que são

O que são hard e soft skills?

Hard skills e soft skills são dois termos em inglês podem ser traduzidos livremente como habilidades difíceis e habilidades suaves mas em conceito a ideia é uma tanto mais profunda que isso.

Antigamente os processos de seleção de candidato das expressas era bastante pragmático focado nas habilidades do profissional em exercer aquela determinada função, porém as relações de trabalho vão evoluindo, ao ponto que hoje as avaliações são muito mais amplas.

Isso colabora não só para melhores profissionais mas principalmente para um ambiente de trabalho muito mais harmônico com cada um exercendo sua função com o que de melhor podem oferecer.

Para entender melhor, vamos explicar um pouco mais sobre cada item:

– Hard Skills

Hard skills são basicamente as habilidades técnicas que um profissional precisa ter para exercer determinada função, em alguns casos requerem graduação e exames específicos como é o caso de advogados que precisam do bacharelado em direito e também passar na prova da OAB.

Em alguns casos, as hard skills  são um tanto mais subjetivas pois podem envolver talento, no caso do setor esportivo, alguns levam vantagem por ter alguma aptidão.

Em resumo, podemos definir que as hard skills são as habilidades técnicas, que podem ser mensuradas com o tempo de experiência do profissional, formação acadêmica e também referência dos últimos empregos.

– Soft Skills

No campo das soft skills podem entrar muitos atributos, normalmente atrelados às relações humanas e de convívio, e são habilidades inatas que podem sofrer interferência da personalidade do profissional.

São habilidades que não necessariamente precisam de um curso para adquirir, e geralmente são adquiridas com experiências de convivência e uma sensibilidade para entender as relações humanas.

Porém, hoje em dia já foram mapeadas algumas soft skills que gestores e recrutadores têm buscado em candidatos para exercer funções específicas.

Um exemplo simples disso são as funções de atendimento que são melhor exercidas por quem tem mais facilidade em se relacionar com pessoas.

hard e soft skills importância

Qual a importância de hard skills e soft skills?

As hard skills para alguns setores são fundamentais e não podem ser relevadas em favorecimento de uma soft skill, mas em alguns casos é possível treiná-las dentro da própria empresa, como os cargos de trainee.

Até porque, muitos processos são internos, então por mais qualificado que seja o indivíduo, não tem como estudar esses processos a não ser que seja contratado, e nesse quesito, ter boas soft skills pode fazer a diferença.

Um dos grandes trunfos do mundo empresarial é o networking que basicamente é a habilidade de construir relacionamentos dentro do universo corporativo, e nesse quesito, quem domina alguns soft skills pode se sair muito melhor.

Quais são as principais hard skills e soft skills?

As hard skills vão variar muito de cada setor, pois alguns podem exigir uma formação específica e ainda algum teste de aptidão, ainda assim, algumas habilidades são básicas como você poderá ver na nossa lista a seguir.

– Hard Skills

Das principais hard skills mais consideradas por recrutadores nas empresas as mais requisitadas são as seguintes:

  • Conhecimento em um idioma estrangeiro (inglês é fundamental)
  • Graduação específica para a vaga pleiteada
  • Cursos técnicos para exercer funções específicas
  • Mestrados e doutorados para cargos maiores
  • Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas
  • Habilidades ligadas à informática são imprescindíveis

Como disse, além dessas cidades, algumas hard skills podem ser solicitadas em funções específicas como testes de aptidão e tempo mínimo de experiência.

Via de regra, com conhecimento técnico robusto é possível conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho.

– Soft Skills

As soft skills são bem mais abrangentes no sentido de que podem ser aplicadas praticamente em todos os setores, pois são muito voltadas às habilidades sociocomportamentais.

Ou seja, se a empresa depende de interação social em algum nível, as soft skills serão sim um grande diferencial.

Hoje em dia, num processo de recrutamento, dinâmicas de grupo são aplicadas para que essas habilidades também possam ser avaliadas, e as soft skills principais são:

  • Comunicação interpessoal
  • Capacidade de persuasão (ótimo para vendedores)
  • Proatividade
  • Resolução de conflitos (ótimo para gestores e supervisores)
  • Capacidade de trabalhar sob pressão
  • Senso de liderança
  • Capacidade analítica

Essas habilidades podem sim ser inatas ou adquiridas com a vivência, mas você não precisa contar só com a sorte, pois é possível desenvolver hard e soft skills.

hard e soft skills desenvolvendo

Como desenvolver hard skills e soft skills?

As hard skills não tem muita opção, a forma de adquiri-las é através de cursos técnicos, formação acadêmica, processos de trainee e etc, pois são totalmente técnicas.

Por sua vez, as soft skills podem vir de uma convivência, ou adquiridas ao longo da vida absorvendo experiências sociais que vão moldando a sua personalidade para se encaixar em uma daquelas que citamos.

Novamente, não precisa mais ser algo apenas intuitivo, pois como o mercado de trabalho tem valorizado as soft skills, é possível adquiri-las através de cursos.

Como podemos te ajudar?

Tanto as hard e soft skills você pode desenvolvê-las com a ajuda da Unova Cursos, pois temos na grade opções para você aprender funções técnicas, mas também se qualificar no aspecto social.

Temos cursos de administração, biologia, agricultura, direito e muito mais para que você conquiste vários hard skills para rechear seu currículo.

Nas soft skills, você tem opções de cursos de atendimento, gestão, inteligência emocional entre outras habilidades para se tornar um profissional pleno.

Conheça todo nosso portfólio de opções e saiba como a Unova Cursos pode te ajudar a dar um salto na carreira.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário