Vale a pena fazer Concursos Públicos

No momento no Brasil, são mais de 36 mil vagas de concursos públicos oferecidos em todo território nacional, desde federais, estaduais e municipais.

É através dos concursos que são contratados pessoas que irão atuar em funções públicas, com o objetivo de servir a população em suas necessidades. 

Muitas pessoas querem uma oportunidade no funcionalismo público, pois os salários além de altos, garantem estabilidade empregatícia, além de boas condições de trabalho e boas aposentadorias no futuro.

As profissões são de todos os níveis, desde ensino fundamental até superior, além de técnico. Para conquistar uma oportunidade, porém, não é tão simples. 

Para isso, é preciso estudar muito e tirar uma boa colocação para estar entre os escolhidos finais e conquistar uma vaga. 

Por isso, existem muitos “concurseiros”, pessoas que destinam todo seu tempo para os estudos para vários concursos, em busca do tão sonhado emprego público.

Mas, afinal, vale a pena tanto sacrifício? Neste artigo você saberá a resposta a esta questão e como se tornar em um concurseiro também. 

A importância dos Concursos Públicos

Para ter profissionais aptos a exercer funções na Administração Pública, é necessário fazer um concurso.

O primeiro concurso no Brasil ocorreu em 1937, na vigência do Estado Novo, na gestão de Getúlio Vargas. 

Antes daquela data, eram feitos indicações e convites para atuar no funcionalismo público, além de não haver legislação que assegurasse os direitos dos servidores. 

Foi somente a partir da constituição de 1988 que os concursos públicos foram institucionalizados, ou seja, determinados como a única forma de obter uma vaga no funcionalismo público, seja ele federal, estadual ou municipal. 

Através da regulamentação dos concursos, se criou um padrão para adentrar a administração pública, sem que haja privilégios de qualquer espécie, por causa de envolvimento político ou de poder, por hierarquia ou financeiro.

Atualmente, a forma mais comum para se tornar funcionário público é através de provas objetivas. Dependendo da área profissional que o candidato escolheu, é possível que haja outras avaliações como a física e prova de títulos. 

Hoje, os concursos promovem a democracia que no Brasil impera, de modo que dá a todos os cidadãos, oportunidades iguais para se tornar um servidor.

Vale a pena fazer Concursos Públicos?

Sim, vale a pena buscar uma oportunidade através do concurso público e por inúmeros motivos:

  • O funcionalismo público garante ganhos salariais mais altos que empresas privadas;
  • No funcionalismo, o profissional possui certa estabilidade profissional que não possui na iniciativa privada;
  • Além dos direitos da CLT, possui outros benefícios que tornam o funcionalismo público bem mais interessante;
  • Não é necessário experiência prévia na maioria das áreas;
  • Melhor qualidade de vida e oportunidade de crescimento profissional.

Com tantas vantagens, é um sonho se tornar um servidor, porém, não é uma tarefa das mais simples. 

Isso ocorre, por que as provas, principalmente objetivas, exigem grau médio de conhecimento, principalmente para matérias como português e matemática. 

Atualmente, para alguns grupos, como pessoas negras e com deficiência, existem cotas que garantem uma porcentagem de vagas, aumentando as chances dessa faixa da população.

É importante frisar que as cotas são fundamentais para abrir mais oportunidades as pessoas que encontram grandes entraves sociais.

As provas podem ser extensas, com questões de múltipla escolha, que devem ser escolhidas pelo candidato levando em consideração seu conhecimento e estudo nas matérias dispostas.

Além disso, dependendo da vaga que o candidato está buscando, haverá outras matérias específicas, como é o caso de vagas do Tribunal de Contas, por exemplo, que possui questões sobre direito. 

Para se dar bem em um concurso, é vital que o candidato estude e se dedique. Hoje, além de cursinhos específicos para concursos públicos, existem materiais avulsos como código penal e livros com provas anteriores, que ajudam a simular a prova final. 

As pessoas que fazem muitos concursos, são conhecidas como concurseiros e estes, possuem uma rotina bem delimitada para dar conta dos estudos e sua vida social e trabalho. A seguir, algumas dicas para se tornar um concurseiro de verdade. 

Como começar a ser um concurseiro?

Para ser um concurseiro de fato, confira algumas questões que precisa responder, antes de encarar os estudos e as provas para se tornar um servidor:

  1. Quantos concursos pretende fazer?

Para se tornar em um concurseiro, é preciso definir, em primeiro lugar, qual os concursos que pretende fazer.

Esse é um ponto fundamental, pois sua qualidade e quantidade de estudo, será determinado por quantos concursos escolher. 

  1. Concurseiro integral ou parcial? Eis a questão!

Outro ponto que é preciso analisar, se será possível estudar durante todo o dia ou apenas nos momentos de folga do trabalho.

Muitas pessoas deixam de trabalhar para se dedicar completamente para os estudos de mais de um concurso, mas para isso, é preciso que ela tenha como se manter financeiramente. Geralmente, ter apoio de outras pessoas é vital nesse processo. 

  1. Crie um cronograma de estudos

Para se estudar com eficácia, é preciso fazer um cronograma de estudos com datas, horários e matérias para não perder nenhum momento de dedicação. 

O cronograma auxilia a não perder datas importantes, como inscrição, pagamentos e editais, além dos dias das provas, que é o mais importante. 

  1. Aproveite os materiais gratuitos e cursos online

A última dica é uma das mais importantes: aproveite todos os benefícios da internet e enriqueça seus estudos com conteúdo de qualidade.

Baixe apostilas, simulados e faça cursos online que foquem nas matérias mais importantes para o concurso escolhido. 

Curso de Língua Portuguesa para Concursos da Unova

Você teve uma ideia neste artigo, como é importante tirar um tempo para se dedicar aos estudos de concursos, pois a recompensa vale todo esforço.

Mas nem sempre é fácil estudar, pois se precisa trabalhar, tem pouco tempo para isso. Pensando em te ajudar, disponibilizamos o curso Língua Portuguesa para Concursos.

Através dele, o aluno terá contato com os pontos mais importantes que caem nas principais provas dos concursos mais concorridos de todo país. 

Além disso, temos uma plataforma completa de recursos e cursos para seu crescimento profissional. Certificado válido e aceito em todo país, com cursos grátis e online. Matricule-se agora!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.