Analista Financeiro

Analista financeiro é o profissional responsável por analisar, interpretar e gerenciar os recursos financeiros de uma empresa ou organização. 

Todos os recursos contábeis e a análise de projeção do negócio para hoje e o futuro, são definidos e contabilizados pelo Analista Financeiro.

O estudo dos investimentos e patrimônios do negócio, passam pelas mãos deste profissional, que cada vez mais se torna fundamental para qualquer negócio.

Neste artigo, falaremos o que é a profissão de Analista Financeiro, como ele deve se capacitar, como é a carreira e mercado profissional e onde começar a se preparar. Confira. 

Analista Financeiro: O que é a profissão e atribuições da carreira

O Analista Financeiro é um profissional que faz o planejamento financeiro e análise dos recursos de uma empresa. 

O profissional que trabalha nessa área, precisa estar atento aos gastos da empresa, o número de vendas e, portanto, ter um planejamento consistente que visa a rentabilidade e crescimento do negócio.

As empresas que mais utilizam seus serviços são as da área administrativa, consultorias, empresas com foco em tecnologia e crédito, além de negócios varejistas e de atacado. Este profissional tem as seguintes atribuições diárias:

  • Criação de notas fiscais e análise;
  • Conciliações bancárias;
  • Contas a receber e a pagar;
  • Fazer o controle de custos;
  • Fluxos de caixa;
  • Desenvolvimento de planilhas entre outras obrigações.

O profissional deve estar apto a fazer a coleta e análise de dados financeiros, analisar demonstrativos financeiros e relatórios, sabendo definir as tendências e padrões do mercado.

Os relatórios, dão um resumo de dados que são vitais aos gestores e definem os próximos passos que a empresa deverá seguir para continuar crescendo. 

Outro ponto que o Analista precisa dominar, são as estratégias financeiras, que ajudam o negócio a atingir metas e objetivos importantes para o desenvolvimento dela. 

Otimização de custos e aumento da venda dos produtos e serviços, são alguns dos pontos estratégicos que a empresa pode ter para expandir e obter sucesso.

Além disso, o profissional faz a avaliação dos investimentos e gastos, analisando liquidez e o retorno do negócio, além dos riscos envolvidos. 

E quais os maiores benefícios do Analista para uma empresa? São elas:

  • Recomenda as estratégias mais significativas para o aumento dos lucros;
  • Auxilia as empresas na redução inteligente de custos e eleva sua lucratividade e produtividade;
  • Identifica o crescimento do mercado e sabe a hora certa para o negócio avançar.

Portanto, este é um profissional de suma importância para os negócios, independente do seu tamanho, pois eles desempenham a gestão financeira de qualidade para garantir o futuro da empresa.

O que você precisa para ser um Analista Financeiro?

Você já sabe que o analista financeiro é fundamental para o sucesso de uma empresa, pois fornece todas as informações necessárias para as tomadas de decisão mais importantes do negócio.

Mas, afinal, o que você precisa para começar na carreira? Primeiro, é fundamental fazer um curso online gratuito para entender sobre a profissão. 

Concluído o curso, continue se aperfeiçoando, principalmente investindo em uma graduação em Administração de Empresas, Economia ou Contabilidade

Quanto mais experiência no mercado, principalmente na área financeira, mais oportunidades de crescimento. 

É fundamental que o profissional busque se qualificar, além de outras habilidades que falaremos no próximo tópico.

Como começar na carreira? 4 dicas para ser um Analista Financeiro

Confira algumas dicas de como você deve trabalhar e quais atitudes tem que seguir para se tornar um Analista Financeiro de sucesso:

Conheça bem as ferramentas que você deve utilizar no dia a dia de trabalho

O Analista Financeiro atual, precisa ter contato com várias ferramentas como o velho e bom Excel, até outros softwares de gestão e contábeis específicos para cada empresa.

Além dos programas, softwares como Trello, CRM e programas de ERP, são fundamentais para automatizar e otimizar o dia a dia do Analista.

Passar por treinamentos e cursos especiais, são fundamentais para garantir que o analista esteja cada vez mais familiarizado com os programas e os mercados atuais.

Fique atento as mudanças da empresa e do mercado

Um dos diferenciais do Analista para outras áreas, é sua capacidade de se antever as mudanças do mercado financeiro, fazendo projeções realistas sobre o futuro do negócio a curto, médio e longo prazo.

Sua responsabilidade é observar como andam as vendas, analisar o setor e mercado que a empresa está inserida e até observar possíveis problemas que possam ocorrer.

Criar vários planos de ação, podem ser necessários e a salvação para os negócios, por isso, é fundamental que o Analista esteja preparado para essas situações.

Esteja aberto a críticas e feedbacks para evoluir

Erros acontecem e por mais profissional e capacitado que seja uma pessoa, ela pode cometar falhas ou precisam de algumas dicas para melhorar.

Esteja aberto a críticas de superiores e toque de colegas e procure tem uma mente aberta o suficiente, para não receber esse feedback como algo negativo. 

Uma das maneiras de maior evolução de uma pessoa, é sem dúvida as críticas, por isso, aprenda com elas e melhore como profissional e pessoa.

Continue se qualificando constantemente

Eis o ponto mais importante até aqui! Nunca deixe de se atualizar e buscar conhecimento, pois isso nunca será retirado de você. 

A área de Analista Financeiro, precisa que o profissional esteja se capacitando, seja em aprender novos programas como Power Bi, até fazendo treinamentos avançados para a carreira. Não perca as oportunidades e invista em seus estudos. 

Curso de Analista Financeiro grátis online da Unova Cursos

Escolher uma boa profissão, pode te levar a conquistar as melhores oportunidades do mercado. 

Se você pretende seguir a carreira no mercado financeiro, seguir áreas correlatas as finanças e empreendedorismo é o ideal.

O curso Analista Financeiro é uma das áreas mais promissoras e você não pode perder essa grande oportunidade. 

Aprenda e invista em seu conhecimento! Curso em plataforma de cursos gratuitos e online, com material didático digital e recursos em vídeo.

Curso de nível básico e carga horária de 30 horas com 11 aulas, para você estudar com tudo o que precisa para se qualificar e começar na profissão. 

Curso com opção de certificado para seu crescimento profissional. Conheça nossa plataforma e matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.