5 dicas para otimizar seu desempenho trabalhando remoto

Se você começou a trabalhar recentemente no home office, deve estar se perguntando como melhorar o desempenho trabalhando remoto. Essa é uma dúvida comum de quem passou pela transição recente e saiu de um emprego presencial.

As rotinas de trabalho home office e presencial são muito diferentes. Apesar de mais confortável, existem muitas armadilhas para quem trabalha em casa. Por isso, é essencial conhecer estratégias de como melhorar o desempenho trabalhando remoto.

Se você quer vencer a procrastinação e atingir ritmos produtivos de trabalho, siga as dicas que listamos abaixo para você!

Prepare um cantinho para fazer o seu trabalho remoto

Trabalhar de casa não significa trabalhar de cama. Para que você tenha um ritmo produtivo, é necessário separar um canto para o trabalho, seja um cômodo ou uma mesa, o importante é deixar aquele espaço dedicado apenas para homeoffice.

Nesse espaço, não use pijama ou roupas de ficar em casa. Se possível, tome um banho antes e prepare sua rotina como se fosse trabalhar em uma empresa longe de onde mora. O corpo e a mente se acostumam com rotinas, por isso crie um ambiente que inspire seu cérebro a dizer “agora é hora de trabalhar”.

Estabeleça um horário de trabalho, e tente sempre cumprir.  Nesse período não ligue a televisão, caso haja alguma por perto, e não faça atividades domésticas, como lavar a louça ou arrumar a casa. Sem distrações, sua produtividade irá aumentar!

Trabalhe em um coworking próximo da sua casa

Caso não seja possível ter um espaço em sua própria casa, busque um coworking perto de onde você mora. O coworking é um espaço, gratuito ou pago, que convida diversas pessoas que trabalham com homeoffice a dividir o mesmo ambiente. Você pode encontrar espaços assim em shoppings, prédios comerciais, parques ou prédios empresariais.

Os coworkings são equipados com conexão de internet, tomadas, e alguns deles inclusive contam com lanches, água e espaços para aliviar a cabeça durante o trabalho. É o lugar ideal para ter a sensação de ir ao trabalho e estimular seu cérebro a aumentar a produtividade.

A presença de outras pessoas pode também desincentivar a procrastinação, criar espírito de competitividade e, com uma rotina diária no mesmo espaço, pode-se criar um ambiente de trabalho amigável com outras pessoas que também trabalham remotamente.

Além disso, quando o coworking é pago, a sua procrastinação custa caro – literalmente. Como você paga por hora, parar para olhar o Facebook ou checar aquela foto do crush no Instagram vai consumir o seu horário disponível.

Use técnicas de gestão de tempo para realizar suas tarefas

Após um longo período em frente ao computador, o trabalho pode parecer um pouco tedioso. A Técnica Pomodoro foi criada para combater as distrações causadas pela rotina e aumentar o foco.

Ela consiste em colocar um cronômetro de 25 minutos para cada tarefa. Durante este tempo, você irá trabalhar sem interrupções. Após a conclusão da tarefa, tira-se um descanso de 5 minutos. Concluindo 4 tarefas, tira-se um descanso de 30 minutos.

Caso essa técnica não se encaixe com seu fluxo de trabalho, vale adaptá-la de acordo com suas necessidades, aumentando ou diminuindo o intervalo de descanso, ou variando a quantidade de tarefas a serem concluídas antes da maior pausa.

Utilize bloqueadores de redes sociais no horário de trabalho

Redes sociais são uma grande distração na hora de concluir um trabalho. Quando o foco está devagar, logo se dispersa para as plataformas. Instale bloqueadores no período de trabalho, para que seu computador só abra páginas relacionadas ao assunto do momento.

Caso seu trabalho não dependa da internet, vale também desligar o WI-FI e plano de dados. De início você se pegará tentando abrir as páginas automaticamente, mas ao final do dia você já terá se acostumado e terá o foco exclusivo para seu trabalho.

Alguns dos bloqueadores trabalham com programação de tempo, o que permite que você os combine com a técnica Pomodoro. Por exemplo, você pode definir 25 minutos sem redes sociais, e quando terminar sua tarefa, acessar o Facebook por algum tempo.

Além disso, os bloqueadores funcionam como uma métrica para você acompanhar seu progresso na luta contra a procrastinação. Cada vez que você falha em cumprir o tempo programado, te ajuda a entender o que está errado e o que melhorar na sua rotina de trabalho.

Teste novas maneiras de como melhorar o desempenho trabalhando remoto

Cada um tem sua rotina. O que funciona para você, pode não funcionar para outro. É importante testar várias coisas. Perceber o que distrai e retirar da sua rotina diária.

Por exemplo, para alguns a Técnica Pomodoro é perfeita. Já para outros, ela precisa ser adaptada para tempos menores, pois a pessoa trabalha com tarefas mais curtas no dia a dia.

Já para algumas pessoas, em vez de usar a técnica, o mais indicado é divididr o dia em 3 grandes blocos de 3 horas cada e tirar uma soneca de 20 minutos entre cada um deles.

Seja como for, é importante testar vários elementos (é melhor uma cadeira confortável ou mais dura? Trabalhar com lanches perto ou longe?) e encontrar aquela receita customizada para você.

E aí, aprendeu como melhorar o desempenho trabalhando remoto? Agora você já pode começar a customizar a sua rotina para que ela se torne produtiva. Assim, você terá o melhor dos dois mundos: o conforto da casa e a produtividade do escritório.

Você tem alguma dica especial para compartilhar? Então conte pra gente nos comentários abaixo!