paisagismo

Seja para dentro de casa ou espaços livres, o Paisagismo busca sempre integrar natureza e urbanismo com harmonia e sustentabilidade.

A forma de fazer essa integração, é fazendo com que plantas, flores, vasos e lago artificiais, estejam em concordância com a estrutura do local urbano, seja ele público ou privado. Seja interno ou externo.

É importante na decoração de um ambiente, integrar a natureza, principalmente quando se vive em cidades como metrópoles.

Um estudo mostrou que em escritórios e home offices, existe um aumento de 15% na produtividade quando o local possui plantas, jardins e espaço verde. 

As plantas tornam o local mais atrativo, além de melhorar a oxigenação e o humor das pessoas, principalmente com acréscimo de flores entre outros itens decorativos e ornamentais. 

A profissão de paisagista é interessante com boas oportunidades no mercado de trabalho e com técnicas e métodos simples para ambientes de todos os tipos. 

Para saber como determinar o design de sua casa, daremos 6 dicas paisagísticas que tornarão sua casa muito mais gostosa de morar e receber. Confira. 

O que é Paisagismo?

O Paisagismo é uma técnica arquitetônica que visa projetar espaços públicos e privados com a preservação da natureza e aliando-a a vida urbana e cotidiana dos seres humanos. 

Grandes jardins floridos, espaços com cercas vivas, um local com bancos e caminho para trilha, enquanto ao redor existe um vasto espaço natural e estético, são exemplos de paisagismo. 

Mas ele não se limita apenas a espaços abertos e externos, porém, também se atua em ambientes internos, com uso de vasos e plantas próprias para locais fechados, jardins de inverno e até mesmo jardins verticais.

O Paisagista estuda baseado em planejamento específico do ambiente natural e com foco na natureza e seus elementos, como plantas, flores, ornamentos, vegetação, terra, iluminação, entre outros. 

Tudo isso, faz junção com um elaborado e complexo plano arquitetônico e busca tornar casas, escritórios, locais públicos e internos, inclusive, em ambientes mais bonitos e naturais com o impacto da natureza. 

É possível fazer mudanças em casa com mudanças e hábitos simples e rápidos, e criar um espaço paisagístico amigável mesmo com conhecimento básico. Veja a partir do próximo tópico. 

  1. Saiba como definir as plantas corretas para cada ambiente

Aprender como fazer o cultivo de plantas ornamentais é de extrema importância para pessoas que desejam decorar suas casas. 

Cada espécie tem sua particularidade: enquanto existem aquelas que foram feitas para estarem expostas ao sol, tem outras que se dão melhor em locais com sombra e até mesmo fechados.

É importante entender essa diferença, pois influencia no planejamento e decoração do ambiente. Veja algumas dicas relacionadas a plantas no ambiente:

  • Costela de Adão, Orquídeas e palmeira ráfia, são plantas perfeitas para estarem em locais a meia-sombra. 
  • Nesse caso, deixe-as em local com incidência solar em parte do dia e dose a água em dias alternados.  
  • Suculentas são boas opções para quem esquece de aguar as plantas, pois precisa de água apenas uma ou duas vezes na semana. 
  • Samambaias americanas podem ser boas pedidas para uma decoração na cozinha e vai bem com locais fechados e abertos com meio sol.
  1. Tenha uma iluminação de tirar o fôlego

A iluminação do ambiente, principalmente externo, faz toda diferença a noite, principalmente quando se tem um jardim ou vasos bem cuidados. 

Invista em um plano de iluminação eficiente, bem distribuído e econômico. Abuse das cores e garanta que as luzes valorizem o local.

  1. Use água em sua decoração

Um lago ou pequeno chafariz já dão o toque especial para sua decoração, principalmente se você possui um bom quintal ou jardim. 

A água causa uma sensação de paz, principalmente quando está caiando entre pedras, ou seja, com movimento. 

  1. Horta suspensa

A Horta suspensa é um tipo de jardim vertical que você pode integrar internamente e aproveitar para cultivar temperos e hortaliças orgânicas. 

Para isso, escolha uma parede que não seja muito grande, mas tenha destaque em sua casa e construa espaços para um jardim vertical, como prateleiras e sistema de irrigação (canos e mangueiras específicas). 

As hortaliças e temperos podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais e jardinagem, e devem ser plantados e cuidados conforme cada tipo e espécie. 

Muitas hortas suspensas, além de oferecer alimento natural e sem agrotóxicos, ainda fica esteticamente bonito e dá um ar mais moderno e minimalista ao ambiente. 

  1. Tenha um jardim vertical

Seguindo a ideia da horta suspensa, o jardim vertical é outra grande ideia que ajudará sua casa com mais sustentabilidade verde. 

O jardim vertical pode conter plantas e flores de vários tipos e garantir ambientes mais fluidos e naturais, principalmente em locais como apartamentos e espaços envoltos de uma selva de pedra. 

Existem várias maneiras de construir um jardim vertical, desde o uso de vasos suspensos até armações de madeiras. É importante frisar que as plantas utilizadas não podem ter raiz profunda, facilitando seu cultivo. 

  1. Faça a limitação e defina os trajetos 

Usar pedras e piso no jardim, define onde pode se pisar e quais os limites mais importantes do ambiente externo. 

Além disso, os limites também são definidos com cercas, painéis e muros com cercas vivas, espelhos d’água, uma forma de integrar estruturas com a natureza. 

Curso de Paisagismo para Iniciantes da UNOVA Cursos

Ter uma casa bonita, não se restringe a cor do momento ou decoração clássica. É necessário integrar a natureza no ambiente que torna tudo mais natural e bonito.

O mercado profissional para quem sabe como decorar ambientes integrando a natureza, não para de crescer. Por isso, é vital você estudar para começar essa jornada.

O curso Paisagismo para iniciantes, possui todas as diretrizes para você entender sobre a profissão e como começar na carreira. 

Curso gratuito e 100% online. Possui opção de certificado válido e perfeito para quem está começando no mercado.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.