Gestão Hoteleira

A gestão Hoteleira cuida do gerenciamento com a administração do estabelecimento, fornecedores de produtos e serviços, além de cuidados com os investimentos, custos e gastos e o bem-estar dos clientes. 

Com quase 10 mil hotéis e pousadas, o Brasil é um país com inúmeros destinos imperdíveis para todos os gostos e este mercado está voltando a respirar depois da pandemia.

Durante o período de 2020 e 2022, foram fechados no mundo mais de 7 mil hotéis e pousadas, demitindo inúmeros empregados e causando um grande prejuízo no setor.

Mas passado esse momento difícil, é possível ver novidades que tornarão o turismo em algo ainda maior nos próximos anos, e precisa de profissionais especializados e qualidade de atendimento ao cliente para isso.

A Gestão de Hotelaria possui salários e benefícios atrativos e um mercado incrível e neste artigo, elucidaremos para você como começar e se dar bem.

O que é Gestão Hoteleira?

O Brasil possui mais de 170 redes de hotéis e precisa de uma administração de qualidade para gerenciar a demanda. 

A Gestão Hoteleira é o ato de gerir recursos financeiros e materiais, além de capital humano, com o objetivo de oferecer o melhor serviço para hospedes e garantir o funcionamento correto do empreendimento.

A administração de um hotel consiste em:

  • Planejar os processo e obrigações do dia a dia do hotel;
  • Organiza e dirige todo o controle de tarefas dos empregados;
  • Coordenação de todo hotel ou cadeia de hotéis;
  • Gerenciamento da equipe de profissionais;
  • Divulga eventos e atividades do empreendimento;
  • Administra custos, gastos, ganhos e investimentos, dentre outras atribuições. 

O Hotel precisa ter um plano de negócios consistente, gerentes atentos as necessidades do Hotel e seus hóspedes e os gestores devem otimizar os processos buscando economia, agilidade e qualidade total. 

O mercado hoteleiro tem se diversificado muito nos últimos anos e crescido, mesmo com algumas dificuldades como a Pandemia, que já se mostra um problema do passado. Confira no próximo tópico. 

Mercado da Gestão hoteleira no Brasil e no Mundo

A Pandemia da covid 19 se mostrou mais letal do que se imaginava, levando mais de 7 milhões de pessoas a morte e milhares de pessoas a sequelas irreversíveis, segundo a OMS

As empresas foram significativamente afetadas, principalmente o mercado do Turismo. Como foi dito na introdução, em todo mundo, foram fechados mais de 7 mil hotéis, causando um tempo desesperador as pessoas que dependem desse mercado. 

Mas 2023 iniciou com ares de esperança e recuperação. Segundo a HotelInvest, estão em construção mais de 124 hotéis somente no Brasil e até 2026 esse número aumentará ainda mais. 

As pesquisam mostram que 2023 teve até junho, os melhores meses depois da pandemia, seguindo com dados positivos.

Além de hotéis, pequenas pousadas, spas e resorts, tem se beneficiado com esse novo período e, agora, com um novo olhar de como agir em períodos de crise. 

Os gestores dessas empresas, perceberam que precisam mudar para em situações de pandemia, saibam como manter o negócio vivo.

Controle de custos de operação, negociações, dedicação e até mesmo criação de franquias, são alguns pontos que os gestores hoteleiros devem estar atentos.

Mas isso é uma demonstração que o mercado está em franca recuperação e nos próximos meses e anos, a estimativa é de anos com resultados melhores, abrindo muitas oportunidades para profissionais qualificados. 

Salários e futuro da gestão hoteleira 

O profissional da gestão de hotelaria é conhecido como Hoteleiro, e pode atuar tanto em hotéis como pousadas, resorts e spas, além da flats e hotéis hospitalares, no caso de grandes instituições de saúde. 

O profissional tem que ter foco em 3 pontos para o sucesso na área:

  • Satisfação do cliente, recepção aos hóspedes com gentileza e respeito;
  • Buscar o aumento do lucro do negócio e otimização dos processos;
  • Valorização da equipe.

O salário médio do trabalhador é de R$ 3.426,00 e pode chegar a R$ 5.420,00. O gestor de Hotelaria pode estudar turismo e aprender gestão administrativa, de marketing e finanças. 

Como começar na área hoteleira?

Para iniciar nesse setor, é fundamental que a pessoa tenha capacitação profissional, começando com cursos livres e partindo para cursos profissionalizantes técnicos. 

Graduação e pós são essenciais para o aperfeiçoamento no mercado de trabalho, e deve entender que a rotina de trabalho pode ser corrida e com horários diferenciados, trabalhando de finais de semana, feriados e folgando na semana.

Fundamental aprender constantemente, se capacitando e certificando, para obter melhores oportunidades e um currículo mais completo, para ser mais atrativo para o setor.  

Curso de Gestão Hoteleira grátis online da Unova Cursos

Viajar ainda é um dos maiores prazeres das pessoas, pois através disso, conhecemos novos lugares, pessoas e gastronomia, além de descansar, trabalhar e se divertir. 

Para isso, ter um bom hotel para curtir esses momentos é fundamental. Para isso, é preciso que o serviço seja de qualidade, confortável e acessível.

Através de uma boa gestão, é possível ter momentos especiais em um hotel, seja ele o mais simples ou 5 estrelas. 

Se você sonha em trabalhar nesse mercado, comece com o curso Gestão Hoteleira. Nele, você aprende sobre o mercado hoteleiro, gestão de alimentos, bebidas e atendimento, além de marketing hoteleiro. 

Curso gratuito e online com carga horária de 20 horas e 17 aulas com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Prepare-se para o mercado de trabalho com o melhor conteúdo EAD. Estude de onde quiser e invista em sua carreira. Matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.