o que é podologia

Dores nos pés? É hora de procurar auxilia na podologia. Podólogos são especializados em tratar doenças e prevenir problemas que possam acometer os pés. 

Os pés suportam todo peso corporal, nos levam para vários lugares ao longo do dia e assim como outras áreas do corpo merecem atenção e cuidados.  

Este é o estudo dos pés e analisa sua anatomia, tratando e garantindo a saúde dos pés humanos. 

Calosidades, olho de peixe, unhas encravadas e questões quanto a anatomia dos pés, como patologias no tornozelo e dedos, são alguns dos serviços que um podólogo pode oferecer.

É uma área profissional com boas oportunidades no mercado e salários interessantes e para conhecer a carreira melhor, criamos um artigo completo sobre a Podologia e tudo o que você precisa saber para entrar nessa área profissional.

O que é a Podologia?

Os pés é a base do corpo e precisam de cuidados, porém, nem sempre damos a atenção devida a eles. 

Por isso, a Podologia foi criada, para tratar dos pés com os melhores tratamentos do mercado. Mas o que é a Podologia?

A palavra vem do grego “Podo” que significa pés e “Logos” que é o mesmo que tratado. Logo, este é o estudo dos cuidados e tratamento dos pés. 

Esta é uma área da saúde que faz o diagnóstico e tratamento de condições relacionadas aos pés e os profissionais capacitados são conhecidos como podólogos.

Ela abrange uma gama de conhecimentos que visam cuidados no cuidado dos pés e suas estruturas ósseas, musculares e de movimento. 

Estes profissionais têm treinamento para tratar doenças, aliviar dores e fornece todo tipo de atenção aos pés dos pacientes. 

Eles identificam uma variedade de problemas e sintomas que vão desde calos até infecções, inclusive fúngicas. 

Tratam, também, problemas ortopédicos simples e complicações decorrentes de doenças crônicas como a diabetes.

Qual a função da Podologia e as atribuições mais comuns do podólogo?

A Podologia tem o objetivo de sanar problemas ou auxiliar no tratamento de doenças relacionadas aos pés. Muitas doenças, como a diabetes, por exemplo, podem causar, o chamado pé diabético. 

Feridas que não cicatrizam e má circulação, são algumas das características desse tipo de patologia e acomete pessoas sem tratamento controlado para diabetes.

Além disso, o podólogo tem outras atribuições importantes, tais como: 

  • Diagnósticos de Doenças: Os podólogos estão aptos a fazer diagnósticos precisos. e identificar muitas condições, desde as mais simples até as mais graves.

Unhas encravadas, fungos e deformidades de estrutura, verrugas plantares, úlceras e problemas de circulação, são algumas dessas avaliações e diagnósticos. 

  • Tipos de tratamentos: Podem executar procedimentos terapêuticos como remover calosidades, tratar unhas encravadas e infeccionadas, fazer a aplicação de curativos e prescrever medicamentos, além de administrar anestesias localizadas e pequenas cirurgias nos pés.
  • Cuidados preventivos e paliativos: Além desses tratamentos, a prevenção de doenças e bem-estar dos pés e outro trabalho do podólogo. 

Eles podem fornecer orientações aos pacientes de como evitar que as unhas encravem, como deve ser a escolha dos calçados e a higienização correta dos pés. 

sobre cuidados adequados com os pés, escolha de calçados adequados, higiene, técnicas de corte de unhas e aconselhamento para indivíduos com condições crônicas, como diabetes ou artrite.

  • Análise e Ortopedia: Em casos complexos, o podólogo pode trabalhar junto com ortopedistas. 

Nesses casos, o tratamento visa problemas estruturais ósseos dos pés e tornozelos. 

Pode haver a prescrição de próteses e palmilhas específicas para corrigir desequilíbrios e melhorar o alinhamento dos pés, além da redução de dores.

Como se tornar um podólogo? 

A Podologia é um curso de graduação, que pode ser feito em pouco mais de 2 anos e reconhecido pelo MEC como curso tecnólogo.

Existe também os cursos técnicos e de especialização para podologia, indicados para quem pretende começar na carreira e fazer a graduação posteriormente. 

Aliás, frisamos que a partir de 2018, todo profissional deve ter registro no CFBM- Conselho Federal de Biomedicina. 

Esse registro é obrigatório e dá ao profissional e aos pacientes, mais segurança e apoio de um órgão sério e oficial. 

Nos cursos livres, o aluno obtém os pontos fundamentais sobre a podologia básica e entende como é o dia a dia do profissional e todos os tratamentos e atribuições envolvidas. 

O Podólogo pode trabalhar em setores da saúde como clínicas e ambulatórios ou ter um consultório próprio e atuar com tratamento particular. 

A média salarial de um podólogo em início de carreira é de R$ 1.950,00, segundo o site Vagas.com.

O perfil do profissional requer uma pessoa atenciosa, que goste da área da saúde e de cuidar das pessoas. 

A profissão exige boa comunicação e ser paciente, além de estar constantemente se atualizando e se especializando em novos tratamentos. 

Dicas para ser um podólogo profissional de sucesso

Depois de conhecer tudo sobre o assunto e detalhes sobre a profissão, confira algumas dicas sobre a área para uma carreira de sucesso:

  1. Oferecer atendimento de qualidade, principalmente para pessoas que nunca passaram em um podólogo ou precisam fazer tratamentos mais complexos como doenças crônicas;
  2. Fazer as devidas orientações aos pacientes quanto aos cuidados com os pés, inclusive, indicando produtos que auxiliem no tratamento;
  3. Se empreender, montar uma clínica com toda estrutura de saúde, além de segurança e regulamentada;
  4. Manter-se atualizado e capacitado, com currículo e conhecimentos completos para oferecer o melhor aos clientes.

Curso Podologia- Introdução grátis online da Unova Cursos

Doenças como a diabetes, calçados apertados e de má qualidade, são alguns exemplos de problemas que podem acometer os pés e necessitam de tratamento.

Para isso, o podólogo é o profissional mais indicado e com capacitação para oferecer a você os cuidados adequados para a saúde dos seus pés. 

O curso Podologia- Introdução, dá ao aluno os conhecimentos iniciais sobre esse mercado e como você pode conquistar melhores oportunidades.

Curso 100% gratuito e online, com opção de certificado e ótimo como curso extracurricular e para atualização profissional.

Não perca tempo e matricule-se agora! Enriqueça seus conhecimentos e obtenha sucesso profissional com a UNOVA Cursos.  

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.