Você sabe quais serviços podem ser terceirizados? Se busca por maneiras de reduzir os gastos da sua empresa e torná-la mais eficaz, é preciso aprender esse tipo de informação.

Com a Reforma Trabalhista de 2017, todas as áreas de uma empresa se tornarão passíveis de terceirização. Uma das grandes novidades que a alteração na CLT trouxe foi o fato de que as chamadas atividades-fim (ou seja, a função pela qual a empresa existe) se tornarão passíveis de terceirização.

No entanto, não é porque todos os serviços podem ser terceirizados que eles devem ser terceirizados. Afinal, é fato que existem aspectos negativos na terceirização e isso faz com que esse recurso não seja recomendado em determinadas áreas.

Quer saber quais serviços podem ser terceirizados sem pontos negativos para a sua empresa? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O setor de limpeza é um dos tipos de serviços terceirizáveis

Um dos segmentos mais tradicionais dentro da terceirização é o segmento de limpeza. Isso porque nem todas as empresas contam com necessidades específicas de higiene. Na verdade, a grande maioria não conta com nada do tipo.

Por exemplo, uma escola ou um escritório têm basicamente as mesmas necessidades de limpeza, diferentemente de um laboratório médico ou clínica odontológica.

Por causa disso, o serviço de limpeza nos dois primeiros exemplos pode ser facilmente terceirizado para uma equipe profissional e especializada no assunto.

A vantagem da terceirização de mão de obra nesse caso é que a equipe se organiza de modo que alguns profissionais possam limpar mais do que um cliente nas mesmas jornadas de trabalho.

Por causa disso, o ganho financeiro é para todos: a empresa tem sua área limpa e paga menos, enquanto os terceirizados aumentam a sua eficiência e ganham mais ao trabalhar para dois ou mais clientes.

A segurança também pode ser terceirizada sem riscos

Outro segmento cuja terceirização conta com muitos benefícios para a empresa é a área de segurança. Nesse caso, estamos falando de porteiros, mas também de controladores de câmeras e outros aspectos.

Normalmente, os serviços de terceirização de segurança podem, inclusive, usar a tecnologia para serem mais baratos e eficazes. Um exemplo disso é a portaria eletrônica, em que não há um porteiro fixo trabalhando, mas sim uma central de atendimento remota que lida com vários clientes.

Nesse caso, sempre que necessário, a central é acionada e pode, à distância, lidar com todas as demandas de vários pontos de segurança diferentes.

Alguns serviços administrativos podem ser terceirizados

Um serviço muito comum dentro do mercado de terceirização é o serviço de BPO. Esse acrônimo vem do termo Business Process Outsourcing ou Terceirização de Processos de Negócio.

Em poucas palavras, o BPO é uma maneira de terceirizar alguns processos administrativos, como os de contabilidade. Por exemplo, sua empresa pode passar a área de emissão de folha de pagamento, de notas fiscais, análise de dados e outros serviços administrativos.

Os ganhos disso são consideráveis, pois a empresa que oferece o BPO atua como outras empresas terceirizadas. Através de uma boa organização, conseguem atender mais clientes do que o normal, o que faz com que possam cobrar menos pelo serviço e ainda assim ter um bom lucro.

Por isso, vale a pena encontrar bons serviços de BPO financeiro para poder economizar mais na sua administração, mas ainda assim ter os ganhos necessários para um setor administrativo mais eficiente.

O transporte é uma das áreas nas quais serviços podem ser terceirizados

Muitas empresas precisam de vários tipos de transporte para poder funcionar. Por exemplo, é necessário levar os profissionais de casa para a sede da empresa, que os vendedores possam se locomover e visitar potenciais clientes e muito mais.

Por isso, é importante ter um serviço de transporte terceirizado que pode, inclusive, ser feito em parceria com empresas de aplicativos de motoristas.

A ideia é que a empresa gaste menos com combustível, manutenção de veículos, depreciação de automóveis e salários de motoristas ao investir na terceirização. Ainda assim, todo o serviço seria garantido e os custos seriam bem inferiores.

Armazenamento é um segmento de grande benefício para terceirização

Uma última área que vale a pena mencionar dentre os serviços que podem ser terceirizado é o de armazenamento. Muitas empresas, especialmente escritórios, contratam profissionais próprios para cuidar dos seus depósitos. No entanto, isso resulta em um problema sério de altos custos, pois além de precisar de profissionais para cuidar do material, ainda é necessário ter um espaço para isso, ter controle de temperatura e muito mais.

Portanto, vale a pena optar por contratar um serviço terceirizado para cuidar desse armazenamento, de modo a não gastar tanto e, mesmo assim, ter o serviço bem feito.

E aí, gostou de conhecer quais serviços podem ser terceirizados? Agora é só analisar bem o seu contexto e procurar por bons prestadores de serviço para cortar custos no seu negócio.

Aproveite e deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Sobre o Autor