Agronegócio no Brasil

Atualmente, o agronegócio no Brasil é um dos mais ativos no mundo, sendo uma das nações que alimenta boa parte do planeta. 

Aqui é uma das atividades econômicas mais importantes, representando cerca de 25% do PIB do país em 2022. 

Atualmente, somos um dos maiores produtores e exportadores de commodities agrícolas, como milho e soja, carne bovina, café e açúcar.

No Brasil, o agronegócio é bastante diversificado, desde pequenos agricultores até grandes empresas do setor, tanto nacionais como multinacionais. 

O Brasil possui inúmeras vantagens para agricultura. Somos uma das nações com maior extensão em área rural e com um clima favorável o ano todo, a produção tem menos quedas e chances de perecimento. 

Esse ponto favorece a produção e adaptação de novas espécies de culturas, fazendo o mercado brasileiro ser um dos mais competitivos e dinâmicos.

Para entrar nesse mercado e obter sucesso, conheça um pouco sobre o Agronegócio no Brasil e no mundo, dicas para se inserir nele e os cursos online para se preparar e obter maiores chances. Confira. 

Mercado do Agronegócio no Brasil

A economia no país se deve muito ao Agronegócio no Brasil, um dos mercados mais prósperos do mundo. 

Para termos uma ideia do quanto é grande o mercado agrícola no país, é importante destacar seus números. 

Nos últimos 40 anos, a produção de grãos cresceu mais de 500%, com mais de 300 milhões de grãos.

Somos o terceiro maior produtor de alimentos no mundo e alimentamos acima de 1 bilhão de pessoas. Estamos atrás apenas da China e Estados Unidos.

Para o país se tornar esse gigante agrícola, a tecnologia e a ciência têm papel fundamental. 

As tecnologias existentes, tem avançado de modo a produzir sementes mais resistentes, inclusive, próprias para o consumo em países onde o clima e cultura são diferentes daqui. 

Investimento em profissionais qualificados, maquinário moderno e ciência, são destaques que fazem toda diferença e fazem do Brasil um dos maiores nesse setor. 

Atualmente, somos o maior produtor de soja, terceiro em feijão e milho e donos de 1/3 de todo açúcar exportado. 

Falando em exportação, o Brasil bateu recorde nesse quesito em 2021, ano crítico da pandemia. Isso tudo mostra o quanto somos imbatíveis nesse setor e como investir nele é vantajoso tanto para negócios como profissionais. 

Hoje, o país emprega quase 20 milhões de pessoas no agronegócio. Além do emprego em si, ainda existe muito espaço para pequenos produtores e empreendedores. 

4 Cursos online em Agricultura e negócios agro para você estudar

Para fazer parte desse mercado próspero, é importante conhecê-lo bem e se especializar em conhecimento e capacitação. 

Conheça alguns dos cursos que você pode fazer na UNOVA e potencializar seu aprendizado como complemento profissional:

  1. Paisagismo para Iniciantes

Quer construir um jardim vertical em sua casa? Que tal ter um jardim de inverno para tornar a área interna mais integrada a natureza? Qual tipo de planta é indicada para locais sem muita luminosidade? 

Essas são as questões que o curso Paisagismo para Iniciantes responde. Nele, você aprenderá noções básicas sobre o que é paisagismo e os pontos principais para planejar casas e decorações integradas com o verde. 

  1. Food Fraud e Food Defense

Seja por questões financeiras ou descontentamento pessoal, muitas empresas de alimentos precisam de regras e diretrizes de proteção que garantam a qualidade dos alimentos. 

O Food Fraud e Food Defense são fraudes alimentares que muitas pessoas ou entidades se valem para obter ganhos financeiros ou prejudicar pessoas e instituições. 

São crimes que oferecem riscos, inclusive a vida. Conhecer esses riscos e o que está envolvido, evita que situações suspeitas ocorram, além de elucidar leis e regras rigorosas para garantir alimentos mais seguros para o consumo. 

  1. Controle de qualidade de alimentos

Seguindo a linha do curso anterior, o Controle de qualidade de alimentos, faz um estudo sobre os pontos fundamentais da qualidade dos alimentos.

O curso trata sobre o controle quanto a segurança alimentar desde a semente até a distribuição e consumo. 

  1. Hidroponia

Produzir alimentos com menos agrotóxicos e naturais, podem ser feitos, inclusive, a partir da água.

O curso Hidroponia trata exatamente sobre isso, o que é a Hidroponia, como é feito o cultivo de hortaliças, frutas e legumes a partir do uso da água, evitando fertilizantes ou agrotóxicos.

Dicas para trabalhar no mercado dos negócios agro 

Conhecendo esse setor do agronegócio no Brasil, confira algumas dicas importantes para entrar nesse mercado e se dar bem:

  • Conheça o mercado: Seja para investir no mercado do agronegócio no Brasil ou para trabalhar nele, esteja preparado e conheça bem cada detalhe. 

Estude as principais tendências do setor, as demandas e as possibilidades de negócios, inclusive, conhecendo como é feita a exportação entre outros pontos relacionados.

  • Busque as parcerias certas: Para pequenos empreendedores e produtores rurais, uma forma de entrar nesse mercado é buscar parcerias com empresas ou produtores já estabelecidos. 

As cooperativas, por exemplo, é um modelo de negócios bem interessante, onde o produtor vende seus produtos com bons lucros e isso ajuda na redução de custos e dá mais chances de sucesso.

  • Se mantenha atualizado: O mercado do agronegócio está sempre evoluindo, por isso, é fundamental que você esteja atualizado sobre as novidades desse setor.

Mudanças na legislação, tendências de consumo e novas técnicas, são bem-vindas e aparecem todo dia. 

Faça o acompanhamento das notícias, participe dos eventos relacionados e esteja sempre capacitado com cursos direcionados ao setor e esteja sempre a frente da concorrência. 

Cursos na área da Agricultura gratuitos e online da Unova Cursos

O mercado do agronegócio no Brasil tem crescido muito nas últimas décadas e se você quer fazer parte desse crescimento, é hora de fazer um dos nossos cursos em Agricultura.

Aprenda noções de Paisagismo para Design de Interiores e aprenda ainda mais com um curso que fala só sobre jardinagem para paisagistas. 

Além disso, temos módulos para você aprender controle de pragas e até como se faz um Bonsai. 

Nossos cursos são 100% gratuitos e online, perfeito para você estudar de onde, quando e como quiser. 

Todos os cursos oferecem opção de certificado válido e aceito em todo país. Temos o melhor conteúdo EAD e ambiente digital intuitivo e completo. Invista em você com a UNOVA Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.