Curso Gratuito deAromaterapia

No curso online de aromaterapia da Unova você aprende sobre as características e propriedades dos óleos naturais e muito mais. Acesse e confira!

Carga Horária de 50 horas

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

4.4
(82) comentários
14.4K Matrículas Nivel Básico
Matrícule-se Grátis

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: Os cursos gratuitos de Saúde e Bem-estar da Unova Cursos lhe dão direito de acesso ao material de estudo e avaliação.

Segue mais alguns cursos que achamos que pode ser interessante para você: Arteterapia, Aromaterapia, Cuidador de Idosos e Cromoterapia.

Se desejar emitir o certificado digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado de R$29,90.

 Informações Importantes!

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

Tipo: Curso Livre 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador com acesso a internet. 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

- Estudar várias vezes o conteúdo apresentado no curso;
- Anotar algumas observações importantes do conteúdo;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

Certificado:  O certificado de conclusão do curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado e diversas outras necessidades.

Aromaterapia

Aromaterapia é um tipo de tratamento que tem sido muito procurado no Brasil, abrindo portas para o mercado de trabalho. Assim, profissionais da área podem ser reconhecidos e contratados, ou até mesmo ter sua própria empresa.

Confira o que é aromaterapia e para que serve, principais óleos essenciais utilizados, mercado de trabalho para os profissionais, como atuar na área, o valor dos atendimentos, curso de formação e outras informações importantes.

O que é e para que serve a aromaterapia?

A aromaterapia pode ser definida como uma ciência milenar que consiste na combinação de extratos de óleos essenciais de plantas aromáticas que ajudam a criar equilíbrio, harmonia e promovem a saúde do corpo, da mente e do espírito. 

Os óleos essenciais só podem ser extraídos de plantas aromáticas que incluem flores, folhas, raízes, resinas, sementes e frutos. Cada um deles possui suas próprias propriedades curativas.

A palavra aromaterapia vem da combinação de "aroma", “fragrância”, "terapia" e “tratamento”. O perfumista e químico Rene-Maurice Gattefosse cunhou o termo "aromaterapia" em 1937, publicando um livro com esse nome. 

Tendo suas origens na fitoterapia, a aromaterapia envolvia, em seus primórdios, apenas o uso medicinal de substâncias aromáticas (óleos essenciais).

Sua prática tem melhorado muito ao longo dos anos, tendo sido adotado uma variedade de métodos de aplicação holística. Eles enfocam a pessoa como um todo e compreendem sua saúde física e mental. Pode ser usada como terapia única ou fazer parte de um conjunto de tratamentos.

A aromaterapia se concentra em melhorar o bem-estar, aliviar o estresse e ajudar a rejuvenescer e regenerar o corpo humano. Ao longo da história, foi aplicada na medicina tradicional das grandes civilizações do mundo e até hoje é aceita mundialmente por profissionais ortodoxos e complementares como uma das terapias naturais mais inclusivas.

Quais são os principais óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias aromáticas e voláteis extraídas de uma fonte botânica única por destilação ou extração (esta última apenas com cascas de frutas cítricas). Eles têm uma composição química complexa que pode variar de lote para lote, dependendo das condições de cultivo.

Um óleo essencial pode conter centenas de compostos químicos diferentes, que contribuem para o aroma característico e as propriedades terapêuticas específicas.

Os óleos essenciais são usados ​​sinergicamente na aromaterapia e suas propriedades terapêuticas podem melhorar a saúde em diferentes situações, como problemas de pele, dores musculares e artríticas, além de problemas relacionados ao estresse, à menstruação e a problemas respiratórios.

Pesquisas e testes clínicos indicam efeitos positivos na aromaterapia. Um exemplo é a eficácia de alguns óleos essenciais, como o gerânio e árvore do chá, em casos de resistência à meticilina (MRSA) ou mesmo melhorias nas funções cognitivas em pacientes com Alzheimer (limão e alecrim).

Alguns óleos essenciais podem apresentar complicações, como irritação da pele e das mucosas ou fototoxicidade. Outros interagem de certa forma com drogas ou medicamentos (por exemplo, anticoagulantes).

Em alguns casos, certos óleos podem não ser recomendados em pacientes com epilepsia, mulheres grávidas ou lactantes e mesmo em bebês. 

Óleos essenciais comuns e seus usos

Para uso em casa, você pode ter óleos essenciais em difusores de anel de lâmpadas (ou elétricos), no banheiro ou combinados com um óleo veicular para massagem. Confira os mais populares:

  • Relaxantes - lavanda (também antisséptico), camomila, jasmim, olíbano e mirra (ambos podem irritar, se aplicados na pele ou usados ​​no banho), néroli, laranja, tangerina, ylang-ylang (inalação excessiva pode causar dor cabeça).
  • Revitalizantes - limão (pode irritar a pele, especialmente quando exposto ao sol), grapefruit seed, canela, zimbro (também tem propriedades antissépticas), baunilha, gerânio e alecrim.
  • Estimulantes - hortelã-pimenta e eucalipto (ambos atuam como descongestionantes quando inalados, mas podem irritar a pele, por isso tome cuidado). Outros óleos, como da árvore do chá, são famosos por suas propriedades antissépticas.

O que faz um aromaterapeuta?

Os aromaterapeutas utilizam óleos essenciais (extraídos de plantas) para realizar um tratamento abrangente, que ajuda a melhorar a saúde e estimular, acalmar ou curar o corpo e a mente do paciente.

Cada óleo tem diferentes benefícios para a saúde, então eles usam tipos específicos para tratar cada problema. Os aromaterapeutas, portanto, combinam óleos diferentes para cada paciente.

Para que os óleos essenciais não irritem a pele, eles os diluem em óleo vegetal, em cremes ou loções. Os aromaterapeutas acreditam que os óleos essenciais podem produzir os seguintes benefícios:

  • Ajudar na cura da pele.
  • Reduzir bactérias e a inflamação.
  • Melhorar a capacidade de concentração e vigilância.
  • Reduzir o estresse.
  • Ajudar a dormir melhor.
  • Melhorar o sistema imunológico.
  • Aliviar dores, como de dente ou de cabeça.
  • Melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Os aromaterapeutas podem usar a massagem para aplicar óleos essenciais ou ensinar o cliente a inalá-los ou a usá-los misturados com a água do banho. Eles também podem prescrever uma mistura particular de um produto básico ou óleo.

Na primeira consulta, o aromaterapeuta registra informações detalhadas do cliente: condição física, histórico médico, estilo de vida, emoções e saúde mental. Isso ajuda a oferecer um tratamento seguro e adequado, escolhendo os óleos essenciais e os métodos de aplicação mais adequados em cada caso.

O aromaterapeuta utiliza uma abordagem holística, concentrando o tratamento na pessoa como um todo e não apenas em um problema de saúde específico ou conjunto de sintomas. Ele decide o tipo de tratamento e combina os óleos essenciais em suas proporções mais adequadas. 

Na maioria dos casos, o tratamento inclui uma massagem com uma mistura de óleos, que pode ser de corpo inteiro ou de parte do corpo, por exemplo, nos braços ou nas costas.Os óleos podem estimular os sentidos, relaxando-os e deixando uma sensação geral de bem-estar que pode durar várias horas ou dias.

Antes da massagem, os aromaterapeutas misturam os óleos essenciais com outro ou uma combinação deles, chamada de óleo básico, que quase sempre é vegetal. Em seguida, faz um patch test, ou seja, ele passa algumas gotas na pele do paciente para detectar possíveis reações.

O paciente pode colocar ainda uma mistura de óleos no banho ou em um lenço, para respirar. Você também pode criar um creme ou loção.

Fazer inalação de óleos essenciais, por exemplo, de vapor ou através de um tecido manchado com os óleos pode ativar sistemas naturais, que curam o corpo e têm um efeito estimulante no humor ( inalações de vapor não são adequadas para pessoas com asma).

As sessões de aromaterapia geralmente duram entre 1 hora e 90 minuto, sendo o primeiro tratamento mais demorado, pois o aromaterapeuta deve registrar o histórico médico detalhado do paciente.

O que são terapias integrativas?

As terapias integrativas contam com técnicas e práticas voltadas aos cuidados do paciente, em que se oferece uma visão mais ampla da situação, tratando não apenas os problemas físicos, mas a condição mental, emoções e detalhes que permitem chegar à raiz do problema.

Este tipo de intervenção proporciona o equilíbrio na vida do paciente, diminuindo a desarmonia que paira sobre o seu ser.

Quanto ganha um aromaterapeuta?

O valor que um aromaterapeuta ganha pode variar de acordo com o número de atendimentos realizados, se o profissional trabalha em seu próprio consultório ou clínicas conveniadas, entre outros itens. 

O serviço é oferecido através de sessões que possuem de 40 a 60 minutos de duração, sendo o valor cobrado a partir de R$ 180 a hora.

Quanto maior o número de atendimentos, mais o aromaterapeuta receberá, caso seja dono do próprio consultório. Um estagiário de aromaterapia, que trabalha em clínica, pode receber o valor de R$ 800 a R$ 1.500, sendo o salário de R$ 3.000.

Como é a formação em aromaterapia?

Para ser aromaterapeuta é preciso ter conhecimentos básicos nas áreas de anatomia, citologia, fisiologia, farmacologia e biologia vegetal, entre outros. Por esse motivo, para quem possui formação na área da saúde, o curso acaba sendo mais prático e facilita o aprendizado.

No entanto, não é exigida formação prévia para fazer o nosso curso de aromaterapia, uma vez que o mesmo aborda todos os conceitos essenciais para a realização de atendimentos e tratamentos.

Quanto custa, em média, um curso de aromaterapia?

O Curso de Aromaterapia custa, em média, R$ 3.000, sendo que este valor varia de acordo com a instituição e forma de ensino (presencial ou a distância). 

Você pode fazer o curso online gratuitamente na Unova Cursos, pagando apenas a taxa pela emissão do certificado e concluir o mesmo qualificado para o mercado.

Como é o mercado de aromaterapia?

No Brasil, o tratamento de aromaterapia está em ascensão, pois o número de pessoas que busca por este tipo de terapia só cresce, devido à possibilidade de tratar problemas físicos, mentais e emocionais de forma natural, sem medicamentos, promovendo o equilíbrio entre os três caminhos.

Esse tratamento natural é muito pesquisado na internet e em consultórios profissionais que oferecem terapias integrativas para cuidar da mente e do corpo. O que aumenta o número de vagas para profissionais que desejam atuar na área. 

Conteúdo Programático

  • Introdução

  • Uso dos óleos essenciais

  • Métodos de obtenção dos óleos

  • Características dos óleos essenciais

  • Aromaterapia aplicada a yoga e meditação

  • Reações adversas

  • Cuidados e precauções

  • Tabela de contraindicações

  • Conclusão

Muriel Brasil
Muriel Brasil
UMA APRESENTAÇÃO BEM ENROLADA.
Rozangela Maria Lima Bastos Bastos
Rozangela Maria Lima Bastos Bastos
Obrigada pela oportunidade, curso maravilhoso
Paula Santos
Paula Santos
Informativo, interessante, bem explicado.
Maria Sabrina da Silva Barreto
Maria Sabrina da Silva Barreto
Excelente! Muito bem explicado, apostila muito boa!
Aline Pontes
Aline Pontes
Muito bom!
Maria Rita Viana
Maria Rita Viana
didatica boa, gostei muito
Marcia Silva Magalhaes
Marcia Silva Magalhaes
MUITO ESCLARECEDOR
Carla Rauliane Meireles da Cruz Silva
Carla Rauliane Meireles da Cruz Silva
Curso muito bom, acessível e confiável, só gostaria que fosse uma carga horária maior.
Maria Lopes de Andrade
Maria Lopes de Andrade
Parabéns. O Curso é bastante didático. Mas no momento da avaliação se torna necessário bastante atenção por parte do aluno.
Marina Cruz Marina
Marina Cruz Marina
Muito bem elaborado, porém a instrutora parece estar nervosa durante as video-aulas.
Lucilene Rosaa
Lucilene Rosaa
Achei o curso no site eu pesquiso muito e acabei encontrando curso maravilhoso assistir somente duas aulas vou anotar tudo baixar o material complementar adorei desde já
Wallmir Moraes
Wallmir Moraes
Aulas ótimas e conteúdo dinâmico.
Cleide Santos
Cleide Santos
Otimo
Viviane de Sousa Pereira
Viviane de Sousa Pereira
Básico e direto. Boa apresentação do conteúdo. Suporte para iniciantes em aromaterapia
Cicera Quesia da Silva
Cicera Quesia da Silva
Amei o curso. Bem completo! Obrigada! Gratidão
Matrícule-se Grátis

Por que escolher o nosso certificado?

Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com aquele resultado

[Certificado Unova Frente]
[Certificado Unova Verso]

O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.

Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.

Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.

A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 29,90 /por curso.

Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa, candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga, entre outras possibilidades.

perguntas e respostas

Por que estudar na Unova Cursos

Na Unova Cursos você encontra diversas vantagens e se prepara para o mercado!

Sim! Todos os cursos da nossa plataforma são totalmente gratuitos. No entanto, a emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Acesse a aba do cursos que deseja e clique na opção “fazer matrícula”.

Não existe um limite. Você pode se matricular em quantos cursos desejar.

A partir da matrícula você tem um ano para fazer as aulas. As apostilas e slides podem ser baixados, mas as videoaulas não.

Não é exigido um tempo mínimo e a carga horária varia de curso para curso.

Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Nossos programas se encaixam no formato curso livre.

Não. A emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Sim. Nossos certificados são válidos em todo o país.

 

No entanto, para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

 

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim. Os nossos certificados podem ser usados para preencher horas extracurriculares. Mas deve-se sempre consultar a instituição para se certificar de que eles serão aceitos, uma vez que cada uma segue suas próprias diretrizes. 

A emissão de certificados é feita após a aprovação na prova online e o pagamento da taxa de emissão.

Você receberá um e-mail da Unova confirmando a liberação do certificado. O pagamento pode ser feito via boleto bancário com liberação, normalmente, em até três dias úteis. Ou cartão de crédito que tem liberação imediata.

Não enviamos o certificado pelo correio. Ele fica disponível em ambiente digital. No entanto, caso deseje tê-lo impresso, você pode efetuar o pagamento de R$ 25,00 referente a taxa de envio do certificado.

O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico e não aceitam certificados de cursos da modalidade livre.

Cada curso possui sua própria carga horária, verifique na página do curso desejado qual é a sua carga horária.