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Por isso, você estuda primeiro com os cursos online de Administração da Unova Cursos. Caso goste dos cursos de Análise de Crédito e Cobrança, Administração Financeira, Gestão de Produção e Gestão de Compras e queira o certificado você pode adquirí-lo pagando apenas R$ 29,90.
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Informações Importantes!
Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.
Tipo: Curso Livre
Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:
- O estudo será individualizado;
- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;
- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;
- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no módulo;
- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador com acesso a internet.
Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:
- Estudar várias vezes o conteúdo apresentado no curso;
- Anotar algumas observações importantes do conteúdo;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.
Certificado: O certificado de conclusão do curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:
- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado e diversas outras necessidades.
Análise de crédito e cobrança
A inadimplência é um problema comum nas empresas, que acabam tendo dificuldade para cobrar clientes com dívida ativa. Mesmo com a análise de crédito feita ao conceder o cartão de crédito ou carnê, não há garantias de que o consumidor realizará o pagamento de suas contas em dia.
Para realizar a cobrança dessa dívida, será necessário contar com profissionais especializados ou contratar uma empresa terceirizada que se responsabilize por esse trabalho.
Isso não significa realizar ligações ou enviar e-mails e correspondências frequentemente, uma vez que há uma política de cobrança a ser seguida, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e demais leis pertinentes ao comércio.
Confira o que é preciso saber sobre o tema e comece já o seu curso de qualificação online!
O que é crédito e cobrança?
Você já deve ter em mente um breve significado sobre os termos crédito e cobrança, mas a seguir esmiuçamos melhor.
O que é crédito
Oferecer crédito no segmento financeiro significa realizar um contrato entre credor e consumidor, sendo concedido um valor ao cliente que deve ser pago de acordo com as condições estabelecidas, bem como o prazo, juros, multas por atraso e parcelas, entre outros itens.
Qualquer empresa pode oferecer crédito para pessoa física, permitindo que o cliente tenha maiores chances de realizar compras ou empréstimos em seu negócio, a fim de incentivar o consumo e lucros.
O cliente terá seu poder de compra garantido pelo crédito, mas, se atrasar sua dívida ou não realizar o pagamento da mesma, o setor de cobrança da empresa entrará em contato com o mesmo.
O que é cobrança
Como o próprio termo sugere, cobrança é o ato de realizar uma negociação de dívidas quando existem atrasos ou pendências de pagamento há certo tempo.
Para empresas, a cobrança é um serviço mais delicado e difícil do que a concessão de crédito uma vez que não há garantias de que o cliente realizará o pagamento da compra ou empréstimo.
Apesar de o cliente ficar com restrições em seu CPF e o “nome sujo” em órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa, pode acontecer dele demorar anos para quitar os valores pendentes.
Para que a cobrança seja eficaz e tenha um retorno positivo, deve-se entrar em contato da maneira correta, negociar e oferecer opções para quitar a dívida, entre outros passos.
A empresa pode ter profissionais capacitados que fizeram curso de análise de crédito e cobrança, uma equipe responsável somente para essa tarefa ou contratar uma empresa terceirizada.
A cobrança deve ser efetuada, utilizando os seguintes meios:
- Cobrança preventiva, através de lembretes de pagamento,
- Carta de cobrança,
- Ligações telefônicas para o devedor,
- Cobrança com protesto em cartório,
- Carta de cobrança com boleto incluso,
- Carta de cobrança com valores de negociação.
No entanto, é preciso ter cuidado ao aplicar essas estratégias, uma vez que o excesso no contato com o cliente pode resultar em processos para empresa.
Para que serve e quais são os tipos de análise de crédito?
A análise de crédito é uma atividade que está presente em nossas vidas na maior parte do tempo, seja quando desejamos contratar um plano de saúde, fazer a matrícula numa faculdade, realizar empréstimos, solicitar cartão de crédito, financiar veículos, contratar plano de internet e telefone, entre outros.
Por diversas vezes a análise do perfil do consumidor é realizada, sendo o serviço muito amplo e dividido em duas categorias: para pessoa física ou pessoa jurídica. Confira como funciona cada uma delas.
Análise de crédito pessoa física
A análise de crédito pessoa física é realizada através da consulta do número de CPF – Cadastro de Pessoa Física, a fim de conferir se o cliente terá condições de realizar o pagamento do crédito solicitado.
Para solicitar o crédito, o cliente deve comprovar uma renda mínima e situação regular junto aos órgãos de cobrança, como acontece com o SPC e o Serasa. A análise de crédito avalia a relação do cliente com o mercado.
Ao verificar se há dívidas com outras instituições, cadastro de dados e comprovação de renda, entre outros dados, caso o resultado seja positivo, a empresa concede o crédito com o limite que corresponde a 30% do valor da renda mensal. Assim, não compromete o pagamento de dívidas no futuro e renda completa do cliente.
Análise de crédito pessoa jurídica
Quem possui cadastro como microempreendedor Individual (MEI) ou microempresa (ME), também passa por análise antes de ter o crédito concedido, para certificar que a pessoa jurídica possui condições de realizar o pagamento solicitado e possui um perfil de crédito positivo.
No entanto, na análise de crédito de pessoa jurídica são avaliados: receita mensal (lucro líquido), o perfil de crédito da empresa (Score), a situação cadastral do CNPJ (histórico de falência, pendências e restrição) e relacionamento com o mercado, entre outros dados.
Como fazer uma cobrança eficiente?
Muitas empresas cometem o erro de realizar a cobrança de forma inadequada, utilizando tons que podem “ofender” ou incomodar os clientes. Mesmo que o cliente esteja em situação irregular e de pendências, é preciso ser cauteloso e tratá-lo com a mesma cordialidade de quando concedeu o crédito.
As cobranças jamais devem ser realizadas impondo condições, mas devem soar como um aviso. Até porque muitas vezes o devedor tinha intenção de pagar o que deve, mas perdeu o emprego e não tinha uma reserva, têm despesas essenciais como o pagamento de aluguel que não podia ser adiado, entre outros motivos, e está esperando melhores condições para quitar sua dívida com a empresa.
O assunto é delicado, pois, deve-se realizar a abordagem correta, caso contrário pode não receber o valor e ainda ser processado. O Curso de Análise de Crédito e Cobrança ensina a melhor abordagem e métodos de negociação com o cliente ou empresas especializadas, que podem ser contratadas para se responsabilizar pela tarefa.
Lembretes de pagamento
Os lembretes de pagamento podem ser enviados por e-mail ou SMS. No entanto, não devem ser realizados com muita frequência e de forma excessiva, já que a empresa pode ser processada por isso.
Discurso cauteloso
A falta de preparo e profissionalismo no discurso de colaboradores da empresa é uma falta de respeito com o cliente. Existe uma abordagem específica para essa situação, por isso o treinamento da equipe ou contratação de uma empresa especializada em cobrança é essencial.
Diferentes abordagens de cobrança
Há diferentes abordagens que podem ser utilizadas para realizar a cobrança de dívidas. Porém, existem práticas e diretrizes que devem ser seguidas para não incomodar o cliente, tornar a situação constrangedora e sem profissionalismo.
Quem faz a gestão de crédito e cobrança?
A gestão de crédito e cobrança pode ser realizada tanto por empresas do segmento quanto por funcionários qualificados para este fim. Em pequenas e médias empresas, uma equipe de funcionários que passou pelo curso de crédito e cobrança pode ser suficiente.
Há espaço no mercado, com diversas oportunidades de emprego, uma vez que o profissional qualificado em análise de crédito e cobrança se mostra essencial em qualquer empresa.
Quanto ganha um profissional de análise de crédito e cobrança?
O valor do salário de um profissional de análise de crédito e cobrança varia de acordo com a empresa e nível de experiência. A média salarial, de acordo com sites de classificados de emprego, é R$ 1.838,83.
No entanto, o salário pode variar entre R$ 1.407 a R$ 4.555. Um encarregado de crédito e cobrança, por exemplo, recebe o valor inicial de R$ 2.014, com jornada de trabalho de 44 horas semanais.
O que aborda um curso de crédito e cobrança?
O Curso de Crédito e Cobrança tem o objetivo de transmitir conhecimentos sobre análise de crédito e principais métodos de cobranças utilizados em pequenas e médias empresas, técnicas para monitorar pagamento e crédito, entre outros asuntos.
Na formação, você terá contato com os seguintes temas:
- Análise
- Cadastro de clientes pessoas físicas e jurídicas;
- Avaliação de documentos e importância de atualização cadastral;
- Análise dos 5 C de crédito e método Credit Scoring;
- Análise do método Kanitz, além de outros.
- Cobrança;
- Tipos de cobrança e métodos aplicados;
- Como realizar a cobrança de acordo com a legislação;
- Régua de cobrança;
- Descontos, negociação, multa e juros por atraso;
- Título de crédito e boletos bancários, entre outros.
Quanto custa um curso de crédito e cobrança?
O valor do curso de crédito e cobrança varia de acordo com a instituição de ensino e o formato presencial ou online. Em média, custa a partir de R$ 1.400.
Na Unova Cursos, ele é oferecido de forma online e gratuita, sendo cobrado apenas uma taxa, caso solicite o certificado digital.
Por que fazer um curso de crédito e cobrança?
Fazer um curso de crédito e cobrança possui muitos benefícios, tanto para quem deseja ingressar no mercado de trabalho no segmento financeiro e administrativo quanto para quem está matriculado em universidades da área, bem como administração e economia, entre outras
As principais razões para fazer um curso de crédito e cobrança são:
- Enriquecer o currículo para o mercado de trabalho;
- Aumentar as chances de passar em processos seletivos;
- Conquistar uma promoção na empresa;
- Complementar horas curriculares em estágios profissionais;
- Receber gratificações da empresa devido às políticas de crescimento de carreira;
- Realizar concurso público nas áreas de administração, financeira e econômica, de acordo com as exigências do edital, entre outros.
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Hélia Maria Rosa Soares
É um bom curso.