Curso Gratuito deAnálise de Crédito e Cobrança

Aprenda sobre Análise de Crédito e Cobrança! Matricule-se já no Curso Gratuito Online da Unova Cursos. Com opção de emitir o Certificado!

Carga Horária de 60 horas

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

4.3
(26) comentários
9.8K Matrículas Nivel Básico
Matrícule-se Grátis

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO

Acreditamos que todo o conhecimento deve ser acessível;

- Aqui você aprende primeiro, e é livre para escolher se quer o certificado ou não.

- Escolhemos dar liberdade aos nossos alunos.

Por isso, você estuda primeiro com os cursos online de Administração da Unova Cursos. Caso goste dos cursos de Análise de Crédito e Cobrança, Administração Financeira, Gestão de Produção e Gestão de Compras e queira o certificado você pode adquirí-lo pagando apenas R$ 29,90 cada.

Ao solicitar seu certificado, você está não apenas investindo em seu futuro, mas ajudando a Unova Cursos, pois acreditamos que através do conhecimento, você exerce sua liberdade. E queremos construir uma sociedade onde o conhecimento seja acessível a todos.

 Informações Importantes!

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

Tipo: Curso Livre 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador com acesso a internet. 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

- Estudar várias vezes o conteúdo apresentado no curso;
- Anotar algumas observações importantes do conteúdo;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

Certificado:  O certificado de conclusão do curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado e diversas outras necessidades.

Análise de crédito e cobrança

A inadimplência é um problema comum nas empresas, que acabam tendo dificuldade para cobrar clientes com dívida ativa. Mesmo com a análise de crédito feita ao conceder o cartão de crédito ou carnê, não há garantias de que o consumidor realizará o pagamento de suas contas em dia.

Para realizar a cobrança dessa dívida, será necessário contar com profissionais especializados ou contratar uma empresa terceirizada que se responsabilize por esse trabalho. 

Isso não significa realizar ligações ou enviar e-mails e correspondências frequentemente, uma vez que há uma política de cobrança a ser seguida, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e demais leis pertinentes ao comércio.

Confira o que é preciso saber sobre o tema e comece já o seu curso de qualificação online!

O que é crédito e cobrança?

Você já deve ter em mente um breve significado sobre os termos crédito e cobrança, mas a seguir esmiuçamos melhor.

O que é crédito

Oferecer crédito no segmento financeiro significa realizar um contrato entre credor e consumidor, sendo concedido um valor ao cliente que deve ser pago de acordo com as condições estabelecidas, bem como o prazo, juros, multas por atraso e parcelas, entre outros itens.

Qualquer empresa pode oferecer crédito para pessoa física, permitindo que o cliente tenha maiores chances de realizar compras ou empréstimos em seu negócio, a fim de incentivar o consumo e lucros.

O cliente terá seu poder de compra garantido pelo crédito, mas, se atrasar sua dívida ou não realizar o pagamento da mesma, o setor de cobrança da empresa entrará em contato com o mesmo.

O que é cobrança

Como o próprio termo sugere, cobrança é o ato de realizar uma negociação de dívidas quando existem atrasos ou pendências de pagamento há certo tempo.

Para empresas, a cobrança é um serviço mais delicado e difícil do que a concessão de crédito uma vez que não há garantias de que o cliente realizará o pagamento da compra ou empréstimo. 

Apesar de o cliente ficar com restrições em seu CPF e o “nome sujo” em órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa, pode acontecer dele demorar anos para quitar os valores pendentes.

Para que a cobrança seja eficaz e tenha um retorno positivo, deve-se entrar em contato da maneira correta, negociar e oferecer opções para quitar a dívida, entre outros passos.

A empresa pode ter profissionais capacitados que fizeram curso de análise de crédito e cobrança, uma equipe responsável somente para essa tarefa ou contratar uma empresa terceirizada.

A cobrança deve ser efetuada, utilizando os seguintes meios:

  • Cobrança preventiva, através de lembretes de pagamento,
  • Carta de cobrança,
  • Ligações telefônicas para o devedor,
  • Cobrança com protesto em cartório,
  • Carta de cobrança com boleto incluso,
  • Carta de cobrança com valores de negociação.

No entanto, é preciso ter cuidado ao aplicar essas estratégias, uma vez que o excesso no contato com o cliente pode resultar em processos para empresa.

Para que serve e quais são os tipos de análise de crédito?

A análise de crédito é uma atividade que está presente em nossas vidas na maior parte do tempo, seja quando desejamos contratar um plano de saúde, fazer a matrícula numa faculdade, realizar empréstimos, solicitar cartão de crédito, financiar veículos, contratar plano de internet e telefone, entre outros.

Por diversas vezes a análise do perfil do consumidor é realizada, sendo o serviço muito amplo e dividido em duas categorias: para pessoa física ou pessoa jurídica. Confira como funciona cada uma delas.

Análise de crédito pessoa física

A análise de crédito pessoa física é realizada através da consulta do número de CPF – Cadastro de Pessoa Física, a fim de conferir se o cliente terá condições de realizar o pagamento do crédito solicitado.

Para solicitar o crédito, o cliente deve comprovar uma renda mínima e situação regular junto aos órgãos de cobrança, como acontece com o SPC e o Serasa. A análise de crédito avalia a relação do cliente com o mercado.

Ao verificar se há dívidas com outras instituições, cadastro de dados e comprovação de renda, entre outros dados, caso o resultado seja positivo, a empresa concede o crédito com o limite que corresponde a 30% do valor da renda mensal. Assim, não compromete o pagamento de dívidas no futuro e renda completa do cliente.

Análise de crédito pessoa jurídica

Quem possui cadastro como microempreendedor Individual (MEI) ou microempresa (ME), também passa por análise antes de ter o crédito concedido, para certificar que a pessoa jurídica possui condições de realizar o pagamento solicitado e possui um perfil de crédito positivo.

No entanto, na análise de crédito de pessoa jurídica são avaliados: receita mensal (lucro líquido), o perfil de crédito da empresa (Score), a situação cadastral do CNPJ (histórico de falência, pendências e restrição) e relacionamento com o mercado, entre outros dados.

Como fazer uma cobrança eficiente?

Muitas empresas cometem o erro de realizar a cobrança de forma inadequada, utilizando tons que podem “ofender” ou incomodar os clientes. Mesmo que o cliente esteja em situação irregular e de pendências, é preciso ser cauteloso e tratá-lo com a mesma cordialidade de quando concedeu o crédito.

As cobranças jamais devem ser realizadas impondo condições, mas devem soar como um aviso. Até porque muitas vezes o devedor tinha intenção de pagar o que deve, mas perdeu o emprego e não tinha uma reserva, têm despesas essenciais como o pagamento de aluguel que não podia ser adiado, entre outros motivos, e está esperando melhores condições para quitar sua dívida com a empresa.

O assunto é delicado, pois, deve-se realizar a abordagem correta, caso contrário pode não receber o valor e ainda ser processado. O Curso de Análise de Crédito e Cobrança ensina a melhor abordagem e métodos de negociação com o cliente ou empresas especializadas, que podem ser contratadas para se responsabilizar pela tarefa.

Lembretes de pagamento

Os lembretes de pagamento podem ser enviados por e-mail ou SMS. No entanto, não devem ser realizados com muita frequência e de forma excessiva, já que a empresa pode ser processada por isso.

Discurso cauteloso

A falta de preparo e profissionalismo no discurso de colaboradores da empresa é uma falta de respeito com o cliente. Existe uma abordagem específica para essa situação, por isso o treinamento da equipe ou contratação de uma empresa especializada em cobrança é essencial.

Diferentes abordagens de cobrança

Há diferentes abordagens que podem ser utilizadas para realizar a cobrança de dívidas. Porém, existem práticas e diretrizes que devem ser seguidas para não incomodar o cliente, tornar a situação constrangedora e sem profissionalismo. 

Quem faz a gestão de crédito e cobrança?

A gestão de crédito e cobrança pode ser realizada tanto por empresas do segmento quanto por funcionários qualificados para este fim. Em pequenas e médias empresas, uma equipe de funcionários que passou pelo curso de crédito e cobrança pode ser suficiente.

Há espaço no mercado, com diversas oportunidades de emprego, uma vez que o profissional qualificado em análise de crédito e cobrança se mostra essencial em qualquer empresa.

Quanto ganha um profissional de análise de crédito e cobrança?

O valor do salário de um profissional de análise de crédito e cobrança varia de acordo com a empresa e nível de experiência. A média salarial, de acordo com sites de classificados de emprego, é R$ 1.838,83. 

No entanto, o salário pode variar entre R$ 1.407 a R$ 4.555. Um encarregado de crédito e cobrança, por exemplo, recebe o valor inicial de R$ 2.014, com jornada de trabalho de 44 horas semanais.

O que aborda um curso de crédito e cobrança?

O Curso de Crédito e Cobrança tem o objetivo de transmitir conhecimentos sobre análise de crédito e principais métodos de cobranças utilizados em pequenas e médias empresas, técnicas para monitorar pagamento e crédito, entre outros asuntos.

Na formação, você terá contato com os seguintes temas:

  • Análise
  • Cadastro de clientes pessoas físicas e jurídicas;
  • Avaliação de documentos e importância de atualização cadastral;
  • Análise dos 5 C de crédito e método Credit Scoring;
  • Análise do método Kanitz, além de outros.
  • Cobrança;
  • Tipos de cobrança e métodos aplicados;
  • Como realizar a cobrança de acordo com a legislação;
  • Régua de cobrança;
  • Descontos, negociação, multa e juros por atraso;
  • Título de crédito e boletos bancários, entre outros.

Quanto custa um curso de crédito e cobrança?

O valor do curso de crédito e cobrança varia de acordo com a instituição de ensino e o formato presencial ou online. Em média, custa a partir de R$ 1.400.

Na Unova Cursos, ele é oferecido de forma online e gratuita, sendo cobrado apenas uma taxa, caso solicite o certificado digital. 

Por que fazer um curso de crédito e cobrança?

Fazer um curso de crédito e cobrança possui muitos benefícios, tanto para quem deseja ingressar no mercado de trabalho no segmento financeiro e administrativo quanto para quem está matriculado em universidades da área, bem como administração e economia, entre outras

As principais razões para fazer um curso de crédito e cobrança são:

  • Enriquecer o currículo para o mercado de trabalho;
  • Aumentar as chances de passar em processos seletivos;
  • Conquistar uma promoção na empresa;
  • Complementar horas curriculares em estágios profissionais;
  • Receber gratificações da empresa devido às políticas de crescimento de carreira;
  • Realizar concurso público nas áreas de administração, financeira e econômica, de acordo com as exigências do edital, entre outros.

Está esperando o que para se matricular e fazer o curso de crédito e cobrança grátis na Unova Cursos? Aproveite esta grande oportunidade de desenvolvimento!

Conteúdo Programático

  • Elementos fundamentais na concessão de crédito.

  • Código de defesa do consumidor.

  • Análise de crédito.

  • Parecer de crédito.

  • Planos de cadastro de crédito e cobrança.

  • Manual de cobrança.

  • Negociação com inadimplentes.

  • Causas da inadimplência.

Jenifer Cristina Weber
Jenifer Cristina Weber
O curso em si é bom, entretanto sugiro inclusão de materiais mais atualizados
Diogo Marçal
Diogo Marçal
Necessita de mais conteúdo.
Jessica pamela de sa
Jessica pamela de sa
muito bom.
Matheus De Barros Moura
Matheus De Barros Moura
vou terminar por aqui
Tamires Guerra
Tamires Guerra
otimo
Hélia Maria Rosa Soares
Hélia Maria Rosa Soares
É um bom curso.
Dalete Matos Valenca
Dalete Matos Valenca
Gostaria de agradecer a todos por compartilhar conteúdo de qualidade.
ADRIANO DA SILVA ALVES
ADRIANO DA SILVA ALVES
Ótimo, nota 10.
Marcela Rodrigues
Marcela Rodrigues
Muito bom!!!
CLAINDIONE CORRÊA FIGUEIRÓ
CLAINDIONE CORRÊA FIGUEIRÓ
Para um curso básico, ele atende muito bem.
Regina Ribeiro de Souza
Regina Ribeiro de Souza
A parte teórica e jurídica é boa, mas faltou um conteúdo prático e exemplos além de imagens tipo prints
Cristiana lima
Cristiana lima
curso de otimo aprendizado e conhecimento-servira como ferramenta para minha vida profissional.
Ludmila Pires
Ludmila Pires
Ola, gostei do curso, bem objetivo.
Catia Goncalves
Catia Goncalves
Deveria ter perguntas e resposta
Tatiana Renata Soares Barbosa
Tatiana Renata Soares Barbosa
Bastante esclarecedor
Matrícule-se Grátis

Por que escolher o nosso certificado?

Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com aquele resultado

[Certificado Unova Frente]
[Certificado Unova Verso]

O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.

Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.

Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.

A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 29,90 /por curso.

Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa, candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga, entre outras possibilidades.

perguntas e respostas

Por que estudar na Unova Cursos

Na Unova Cursos você encontra diversas vantagens e se prepara para o mercado!

Sim! Todos os cursos da nossa plataforma são totalmente gratuitos. No entanto, a emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Acesse a aba do cursos que deseja e clique na opção “fazer matrícula”.

Não existe um limite. Você pode se matricular em quantos cursos desejar.

A partir da matrícula você tem um ano para fazer as aulas. As apostilas e slides podem ser baixados, mas as videoaulas não.

Não é exigido um tempo mínimo e a carga horária varia de curso para curso.

Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Nossos programas se encaixam no formato curso livre.

Não. A emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Sim. Nossos certificados são válidos em todo o país.

 

No entanto, para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

 

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim. Os nossos certificados podem ser usados para preencher horas extracurriculares. Mas deve-se sempre consultar a instituição para se certificar de que eles serão aceitos, uma vez que cada uma segue suas próprias diretrizes. 

A emissão de certificados é feita após a aprovação na prova online e o pagamento da taxa de emissão.

Você receberá um e-mail da Unova confirmando a liberação do certificado. O pagamento pode ser feito via boleto bancário com liberação, normalmente, em até três dias úteis. Ou cartão de crédito que tem liberação imediata.

Não enviamos o certificado pelo correio. Ele fica disponível em ambiente digital. No entanto, caso deseje tê-lo impresso, você pode efetuar o pagamento de R$ 25,00 referente a taxa de envio do certificado.

O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico e não aceitam certificados de cursos da modalidade livre.

Cada curso possui sua própria carga horária, verifique na página do curso desejado qual é a sua carga horária.