melhorar sua redação no Enem

O ENEM 2023 vem aí e todos os anos o Exame Nacional do Ensino Médio abre a oportunidade para milhares de jovens estudantes conseguirem uma vaga na tão sonhada Universidade.

Em 2022, foram mais de 3 milhões e 400 mil pessoas inscritas, o menor número de inscritos em 17 anos. Em 2019 o número chegou a 5,09 milhões de inscritos. 

Apesar da pandemia, outros fatores como menos isenções e problemas quanto a gestão do MEC- Ministério da Educação, dificultaram o acesso a esse que é uma das formas mais favoráveis para pessoas de baixa renda entrar na faculdade. 

A espera é que a partir de 2023, os números melhorem em inscritos e os números quanto as notas também sejam mais satisfatórias. 

Apenas 19 pessoas conseguiram atingir 1000 pontos na redação 2022, tida como um dos maiores desafios do ENEM.

Comparado ao número de inscritos é um número baixíssimo e preocupante, mostrando o quanto nossos jovens não sabem se expressar através das ideias ou entender o que está escrito. 

Para te ajudar, separamos algumas dicas que vão te ajudar a melhorar sua redação e a gabaritar a prova do ENEM 2023. 

O que é o ENEM 2023?

O Exame Nacional do Ensino Médio- Enem, foi criado em 1998 e seu objetivo inicial, era avaliar os alunos que estavam saindo do ensino médio e criar estatísticas e estudos que tornassem a educação com mais qualidade. 

Com o tempo, o Enem seu tornou mais popular e com a criação do Sisu- Sistema de Seleção Unificado em 2009, o exame começou a ter valor de vestibular, e hoje, é uma das principais formas de ingresso nas universidades do país. 

Atualmente, a prova conta com 180 questões além da redação dissertativa-argumentativa e, é sem dúvida a avaliação mais desafiadora para os jovens estudantes, sendo uma das notas mais importantes, inclusive, como corte para classificação.

Para que você esteja entre os mais bem posicionados, é vital tirar uma boa nota na redação. Por isso, no próximo tópico, daremos dicas para se sair muito bem no ENEM 2023.

7 Dicas para desenvolver uma redação nota 1000 no ENEM 2023 

  1. Leia cuidadosamente a proposta de redação: 

Antes de começar a escrever, leia o enunciado cuidadosamente e todos os elementos da proposta de redação. É importante compreender bem o que está sendo pedido.

  1. Pratique a escrita

A prática leva a perfeição, diz um famoso ditado popular. Para que o desenvolvimento do seu texto seja perfeito, pratique a escrita com frequência.

Escreva sobre temas variados, observe a gramática, erros ortográficos e a estrutura do texto e treine bastante até dar corpo a seu estilo de escrita.

  1. Conheça os critérios de avaliação da redação

Sempre que for fazer uma prova, seja o ENEM 2023 ou concursos, por exemplo, sempre leia o edital e conheça os critérios utilizados para avaliar a redação. 

Esses critérios podem ser fundamentais para a estrutura e desenvolvimento do texto como a coesão e coerência, domínio da norma culta da língua portuguesa

  1. Planeje como será sua redação

A redação é um dos pontos mais importantes da prova do ENEM, por isso, requer mais tempo de dedicação e atenção. 

Antes de começar a escrever, organize suas ideias e quais argumentos deverão ser expostos e como fará. A estrutura deve ter lógica, por isso, separe um tempo para pensar nesse ponto. 

  1. Impacte logo no começo e desenvolva argumentos lógicos

A introdução da redação deve ser objetiva, direta e clara, sem opinião própria, mas expondo as ideias de maneira lógica. 

A partir daí, o desenvolvimento do texto é mais fácil, mas se atente a não fugir do tema proposto. Utilize exemplos que sejam concretos e que possam fundamentar as teses dispostas no artigo. 

  1. Evite palavras difíceis e cuidado com erros ortográficos e de vírgula

Palavras muito complexas, podem ser interessantes para mostrar seu vocabulário vasto, mas, também, deixam o texto cansativo e sem sentido dependendo da palavra empregada. 

Erros ortográficos devem ser revisados na conclusão e cuidado para não colocar vírgulas e acentos nos lugares errados e dar outra ideia ao texto. 

  1. Crie uma conclusão inteligente

Conclua sua redação com um fechamento que valorize tudo o que foi explicado ao longo do texto. E fique de olho no tempo para poder revisar tudo com tranquilidade.  

Gabarite a prova do ENEM 2023. Veja como:

Para gabaritar a prova, é preciso empenho e planejamento em seus estudos. Separamos algumas dicas rápidas:

  • Conheça o edital: O Edital é o documento que informa tudo o que o estudante precisa saber para fazer a prova e atingir as metas exigidas. Leia e analise a quantidade de questões e a divisão de cada uma para determinar em quais deve se dedicar mais;
  • Organize seu tempo: Os estudos devem ser planejados, com hora e local para se concentrar e não ser incomodado;
  • Faça os simulados: Os simulados são formas incríveis para aprender e compreender como simulados se preparar para a prova do Enem;
  • Refaça provas anteriores: As provas anteriores são ainda melhores, pois contém as questões que caíram e podem se repetir. Por isso, é vital fazê-los. Na internet é possível encontrar modelos gratuitos das provas e praticar;
  • Use bons materiais de estudo: Os materiais de estudo devem ser confiáveis e eles consistem em livros didáticos, inclusive, materiais online e cursos livres atualizados que ajudam a reforçar o que está sendo aprendido. 

Curso Redação ENEM- Dissertativo-Argumentativo online UNOVA Cursos

O ENEM 2023 tem tudo para ser incrível e você não pode ficar de fora dessa! Esteja preparado e para isso e faça o curso Redação ENEM- Dissertativo-Argumentativo.

Para atingir a nota máxima na redação, é importante que você saiba como expor suas ideias naturalmente, sem erros gráficos e com clareza.

Com este curso, você aprenderá noções básicas e o passo a passo para compreender textos e escrever uma dissertação que seja argumentativa e perfeita.

Nossos cursos online te ajudam a tirar as melhores notas no ENEM e provas de concursos públicos, além de capacitação para processos seletivos em todo país.

Oferecemos opção de certificação válida acessível, importante para seu sucesso profissional. Conteúdo de qualidade em ambiente digital.

Invista agora no EAD UNOVA Cursos. Plataforma intuitiva E completa para seu aprendizado. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.