Profissional de contabilidade: entenda quais cursos são ideais para crescer na carreira

Se você é um profissional de contabilidade ou se tornará um em breve, é importante entender que essa é uma área de grande transformação digital no momento.

O tempo em que a contabilidade era apenas uma área de apoio para uma empresa já acabou. Atualmente, o profissional da área ganhou grande importância estratégica para as companhias, especialmente as de grande porte, deixando de ser apenas um operacional em um escritório de contabilidade.

Isso porque o planejamento contábil se tornou essencial para as empresas conseguirem vantagens imprescindíveis sobre seus concorrentes, diminuindo custos e aumentando a produtividade.

Além disso, a importância dos auditores contábeis no processo de compliance financeiro dos grandes negócios não pode ser menosprezada.

Portanto, se você deseja crescer na sua carreira e se tornar um profissional de contabilidade de prestígio, confira abaixo quais são os cursos que você deve fazer.

Um bom profissional de contabilidade precisa dominar a computação em nuvem

Não há como negar que a computação em nuvem tem crescido muito no Brasil. Tanto é assim que ela tem participado da transformação digital de diversas áreas da economia – a contabilidade é uma delas.

No setor contábil, a computação em nuvem tem sido utilizada como maneira de agilizar processos e permitir que os trabalhos sejam feitos de maneira compartilhada e idônea.

Um auditor, por exemplo, pode analisar todos os documentos de uma empresa a distância, verificando tudo digitalmente, garantindo maior lisura no seu trabalho.

Além disso, a computação em nuvem facilita a integração de documentos e times, a verificação de informações e o cálculo automático de tributos ou taxas.

Por isso, o trabalho do profissional de contabilidade fica facilitado. No entanto, é importante saber como usar a tecnologia para poder tirar o máximo dela.

Assim, um curso livre de computação em nuvem é importante para que o profissional contábil possa usar melhor essa ferramenta na sua atuação profissional.

Um contador ou auditor contábil precisa entender de compliance

, Profissional de contabilidade: entenda quais cursos são ideais para crescer na carreira

Um dos termos “da moda” atualmente é o compliance. Normalmente atrelado a advogados, o compliance financeiro também afeta contadores, especialmente os auditores.

Basicamente, um compliance é uma espécie de mecanismo interno da empresa de modo a garantir que ela não cometerá nenhum crime. Na área financeira e contábil, a estratégia serve para criar protocolos e sistemas que impeçam o desvio de dinheiro, sonegação fiscal e outros crimes.

Para um contador, é importante dominar o conceito de compliance e suas aplicações legais de modo a poder prestar serviço de consultor contábil para empresas que desejam criar sistemas ou testar a eficiência dos que já estão funcionando.

A contabilidade de custos é uma técnica estratégica essencial

Poucos elementos de uma empresa são tão importantes para a sua estratégia de mercado quanto o seu controle da contabilidade de custos.

Uma empresa que tem o controle de custo de produção e funcionamento, consegue adotar estratégias de mercado à vontade e com maior flexibilidade.

Por exemplo, imagine que a empresa queira expandir o seu market share. Sabendo exatamente qual é o seu custo de produção e o impacto de escalá-lo para vender mais, ela pode determinar o preço exato para ter uma boa margem de lucro e aumentar suas vendas.

Depois, pode estabelecer o preço certo para controlar o mercado recém-conquistado.

Além disso, quem tem controle dos seus custos sabe o que fazer para diminuí-los quando uma situação de crise (como a causada pelo novo coronavírus) aparece.

Um bom profissional de contabilidade precisa dominar idiomas

, Profissional de contabilidade: entenda quais cursos são ideais para crescer na carreira

Muitas empresas grandes no Brasil trabalham com a possibilidade de fazer negócios em outros países, inclusive abrindo filial nesses lugares.

Os destinos mais comuns costumam ser países da América do Sul, como Argentina, Chile e Colômbia, mas também países da América Central, da África, Ásia e até mesmo da Europa.

Por isso existe a demanda por contadores que, não só saibam como falar outros idiomas, especialmente o espanhol, inglês e francês, mas que também entendam das regras de contabilidade desses outros países, de modo a preparar a empresa para atuar nesses mercados.

Assim, um profissional de contabilidade que queira se destacar, precisa estar qualificado para atuar em vários mercados ou poder adaptar os processos da empresa para outros países.

Liderança é uma habilidade importante para um contador

Cada vez mais a contabilidade tem tomado uma posição estratégica dentro das empresas, especialmente as de grande porte. Por isso, não é uma surpresa quando começamos a ver profissionais de contabilidade ascender para posições de liderança nessas organizações.

Dessa forma, é essencial que um contador iniciante possa se preparar para subir na carreira e adotar a liderança de times no futuro, talvez até mesmo o topo da cadeira de decisões de uma empresa.

Isso porque muitos negócios descobriram que faz muito bem ter alguém no comando que esteja acostumado a tomar decisões analíticas e com base em números e relatórios.

Esses são os principais cursos que um profissional de contabilidade deve fazer se quiser crescer na sua carreira. Como podemos ver, há vários caminhos possíveis de crescimento para quem atua nessa área.

E aí, gostou das nossas sugestões de aprimoramento para a sua carreira? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Conheça mais sobre nossos cursos de Contabilidade e Finanças