cursos de biologia

A Biologia é o estudo da vida: Bio- Vida/ logia- estudo. Desde os tempos mais primitivos do planeta, a biologia é estudada, executada, pesquisada e explorada.

Este empenho é válido e nos dá uma visão mais realista do nosso corpo, saúde e o mundo que nos cerca, já que a biologia faz parte de tudo o que vemos, sentimos, tocamos. 

A Biologia possui inúmeras subáreas como: Biologia celular, paleontologia, ecologia, fisiologia, anatomia e evolução, além da botânica, embriologia e bioquímica. 

Cada uma dessas áreas, possui um espectro de interesse e desenvolvimento, caracterizando o mundo, como vivemos nele e como lidamos com nosso corpo.

Para os amantes da biologia e de suas diferentes áreas de estudo, na Unova Cursos oferece inúmeros cursos voltados a essa temática. 

Confira neste post, 7 cursos de biologia que você pode estudar para conhecer o assunto, atualizar o que já sabe ou complementar seu currículo profissional. 

A importância da Biologia 

importância da Biologia

A biologia estuda a vida dos seres vivos, sejam eles os menores micro-organismos até os maiores que se tem notícia. 

Na biologia, é possível entender como nosso corpo funciona, como interage com o ambiente em que vive e como age em relação aos outros seres vivos.

Além disso, a biologia estuda a evolução de nossos corpos, como eles se adaptam aos diversos tipos de ambientes pelo mundo e como isso ocorreu ao longo do processo evolutivo ao longo dos séculos. 

É uma área de estuda ampla e fascinante que você pode começar através de cursos online como a categoria Biologia.

Aqui, temos 20 cursos para você começar na biologia e escolher uma área de estudo para trilhar. Conheça no próximo tópico alguns desses cursos e comece, aperfeiçoe e atualize-se em biologia.

Cursos de Biologia Unova Cursos

  1. Biologia celular e Tecidual I

Estudo das células e tecidos, a biologia celular e tecidual é extremamente importante para compreender como as células e tecidos exercem sua função. 

Através da membrana celular, as células têm proteção extra e o controle de suas funções, garantindo, por exemplo, que funcione em prol da saúde dos seres vivos.

O curso Biologia celular e Tecidual I é indicado para estudantes de biologia da área de genética, imunologia e fisiologia. 

E para continuar seu aprendizado, faça o curso Biologia celular e Tecidual II. O curso trata da continuidade sobre as células, tecidos e se aprofunda no assunto. 

  1. Biossegurança

Em tempos de pandemia, a biossegurança tem sido uma das maiores preocupações mundiais que garantam que doenças se mantenham em controle ou sejam erradicadas.

A Biossegurança é, também, o controle de patógenos, micro-organismos minúsculos e invisíveis a olho nu que causam inúmeros tipos de contaminações, doenças e mortes em massa.

O curso Biossegurança detalha os riscos que os seres vivos, em especial o ser humano, está exposto e apresenta uma série de protocolos de segurança que garantem o controle desses riscos.

  1. Infecções sexualmente transmissíveis- IST

As infecções sexualmente transmissíveis são doenças que são adquiridas através da relação sexual desprotegida. 

Doenças que são transmitidas apenas pelo sexo não veem status social, cor de pele, fama ou dinheiro. Ou seja, qualquer pessoa pode ter sem ao menos saber.

Por isso é fundamental exames anuais, principalmente se a rotina de relações é grande, assim como a troca de parceiros. 

Com o curso Infecções sexualmente transmissíveis-IST, o aluno terá uma visão mais clara de como ocorre a transmissão, os tipos de infeções e os tratamentos mais comuns e eficazes. 

  1. Abuso de drogas

O abuso de substâncias tem sido um crescente preocupante nos últimos anos. Segundo relatório da ONU, ao menos 275 milhões de pessoas usaram algum tipo de droga. 

Ainda segundo o relatório, ao menos 36 milhões de indivíduos possuem doenças resultantes do consumo de substâncias ilícitas. 

O curso Abuso de drogas é fundamental para pessoas que desejam estudar os malefícios das drogas e como combatê-las, além de buscar meios de tratamento mais eficazes.  

  1. Psicofármacos

Psicofármacos são medicamentos usados no tratamento de transtornos mentais como depressão, ansiedade e doenças mais graves como a esquizofrenia. 

O consumo desse tipo de medicamento aumentou consideravelmente nos últimos, principalmente durante a pandemia

Para estudantes de farmácia e profissionais da área da biologia e química, o curso Psicofármacos é importante, pois trata sobre os principais tipos de medicamentos utilizados e tratamentos.

  1. Células e divisão celular

As células são as estruturas mais funcionais de todos os seres vivos do planeta. Versáteis, podem ser manipuladas na genética como o uso de células-tronco, até de forma natural, como a concepção e gravidez. 

O estudo das células com foco em como ocorrem as divisões celulares é um dos ramos da biologia que são amplamente estudados por sua importância e benefícios e outro caminho que você pode seguir com auxílio da Unova Cursos.   

  1. Microbiologia

A microbiologia é o estudo dos micro-organismos e possui algumas subcategorias de estudos. Na Unova Cursos, você encontra 3 estudos, são eles:

  • Bacteriologia– A microbiologia com foco na bacteriologia analisa as bactérias, o que são, quais são suas funções, seus riscos e benefícios e importância;
  • Virologia– A virologia é o estudo dentro da microbiologia que analisa os vírus. Como aparecem, como contaminam, os perigos e as ações para combate;
  • Micologia– A micologia é o estudo dos fungos. Grandes decompositores, os fungos são muito importantes na produção de medicamentos e produtos utilizados no dia a dia. 

Estude com o melhor conteúdo online do mercado. Aprenda e aperfeiçoe seu currículo.

Cursos de Biologia gratuitos na Unova Cursos

Como funciona nosso corpo? Qual a função das células? Quais os diferentes tipos de espécies? o que é nível molecular? Tudo isso são assuntos estudados na Biologia. 

Com ela, prevenimos doenças, conhecemos como se forma nosso esqueleto, como ocorre o desenvolvimento de bebês no ventre materno, além de todos os seres vivos em geral. 

Para se aprofundar no assunto, faça a categoria de cursos de Biologia. São 19 cursos para seu aprendizado e com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Matricule-se agora e não deixe seu futuro para depois, invista em você com os cursos de biologia.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.