Estudar para Concurso Público

O ano de 2023 começou bem para quem pretende passar em concursos públicos. Para esse ano, a previsão do Governo Federal é de um investimento de mais de R$ 16,7 bi.

O orçamento, votado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2022, garante que em 2023, os concursos públicos serão muito concorridos tanto em áreas de ensino médio e superior. 

É um respiro, já que no último governo, poucas foram as oportunidades e as que ocorreram, foram seriamente prejudicadas pela pandemia. 

Se você tem o sonho de se tornar servidor público em sua cidade, estado ou federal, é hora de começar os estudos com mais intensidade.

Na Unova Cursos, você encontra a categoria concursos públicos, espaço único e específico para os principais cursos que irão te ajudar em sua preparação.

Além disso, veja dicas que darão um novo norte em seus estudos para concursos e facilitarão seu ingresso no funcionalismo público. Confira. 

6 cursos online da Unova Cursos para estudar para concursos públicos

A Unova Cursos é uma escola online que oferece cursos de curta duração e conteúdo de qualidade, perfeitos para complementar seu currículo e te ajuda a começar uma carreira. 

A Unova Cursos oferece a Categoria Concursos Públicos para te ajudar em seus estudos e conquistar sua tão sonhada vaga no funcionalismo público. 

São mais de 130 cursos nessa categoria e aqui, falaremos de alguns dos cursos mais buscados. Confira e matricule-se:

  1. Introdução a Filosofia Política

A política tem sido um assunto muito falado ultimamente no Brasil, mas, afinal, você sabe tudo sobre Política? 

Seja para elaborar uma redação ou responder a uma questão sobre o assunto, é vital conhecê-lo e nesse curso, aprenda o básico sobre Filosofia Política. 

  1. Introdução ao Direito Civil

Quem for tentar vagas de concurso em carreiras do Direito, o curso Introdução ao Direito Civil é um dos passos para aprender sobre o assunto.

Além desse curso, você encontra na categoria Direito, cursos sobre constituição federal, direito previdenciário, penal entre outros. 

  1. Informática Básica

Nas provas para concursos públicos, é comum cair questões sobre informática como Windows, funções de Excel e como fazer um documento no Word.

Com o curso Informática Básica, aprenda o básico sobre como se comportam os computadores, seus periféricos e continue o aprendizado com os cursos da categoria Informática.  

  1. Funções Matemáticas

A matemática é uma matéria muito importante e entender como fazer desde cálculos simples até os mais complexos é fundamental para sucesso em profissões de exatas.

Para se sair bem em um concurso público, faça o curso Funções Matemáticas e entenda sobre pontos dessa matéria que serão essenciais durante as provas. 

  1. Língua Portuguesa para ENEM

Eis um dos maiores temores para jovens e adultos que estão em busca de uma vaga para concursos, são as questões de Língua Portuguesa.

Nossa língua é uma das mais complexas do mundo e no curso Língua Portuguesa para ENEM, você obterá conhecimento básico nos pontos que as provas mais concorridas do país sejam para Enem ou concursos exploram. 

  1. Redação para o ENEM

E seguindo a mesma lógica do tópico anterior, a Redação para o ENEM é um curso mais do que necessário para quem tem tido dificuldade em elaborar textos de qualidade.

Nas provas para ENEM ou concursos públicos, as redações têm um peso muito grande e saber como construir ideias é fundamental. 

Com esse curso, aprenda dicas e técnicas para criar textos com qualidade, agilidade e eficiência, perfeitos para te colocar entre os primeiros colocados. 

Para ser bem-sucedido em seus estudos, separamos algumas dicas para potencializar seu aprendizado no próximo tópico. 

Dicas para estudar para concursos públicos e obter sucesso

  • Escolha uma área que você se identifique

É fundamental que você escolha uma área profissional que realmente se identifique e não a que paga melhor. 

Lembre-se, você irá trabalhar nela por anos e precisa realmente gostar da atividade. Portanto, pense bem, analise e escolha com sabedoria.

  • Comece a estudar antes do edital sair

Mesmo que o edital ainda não tenha saído, comece seu plano de estudos, pois quando ele for lançado, você estará mais preparado. 

Para saber o que estudar e por onde começar, busque editais de concursos anteriores e estude com base neles e nas provas que foram dadas no período. 

  • Prepare seu plano de estudo

Agora é hora de preparar seu plano de estudo. Escolha um local tranquilo, converse com sua família sobre esse objetivo e conte com o apoio deles.

Além disso, separe apostilas, cadernos e lápis para fazer anotações e separe o tempo de estudo por minutos e horas para ter tempo para relaxar um pouco entre os estudos. 

Não se esqueça dos cursos falamos no último tópico que vão te ajudar ainda mais no processo de aprendizado. 

  • Separe 1 dia para descansar

Siga com determinação seu plano, pois ele será fundamental para seu sucesso, mas não deixe de lado os períodos de descanso.

Muitas pessoas acham que devem estudar o tempo todo, todos os dias e podem, inclusive, ficar doentes e deprimidos. 

Dose seu tempo para ter ao menos 1 dia para desligar-se dos estudos, ter um momento de lazer e voltar com a cabeça mais fresca e pronta para continuar a aprender. 

Curso Gratuito de Concurso Público da Unova Cursos

Ser servidor público no Brasil é ter boa remuneração, estabilidade e grandes oportunidades de crescimento e carreira, sendo uma área com boas vagas o ano todo.

Para que você concorra e conquiste sua vaga, é necessário muito estudo e a Unova Cursos quer te auxiliar nesse processo. 

Com os cursos da categoria Concursos Públicos, foque em seus estudos com conteúdo atualizado, completo e com opção de certificado válido e aceito em instituições de ensino, processos seletivos e em concursos. 

Além disso, a Unova Cursos é uma das maiores escolas online do Brasil, com mais de 10 anos de história e reconhecida e atestada sua qualidade pela ABED- Associação Brasileira de educação a distância. 

Conte com uma plataforma completa de educação a distância com mais de 480 cursos online gratuitos, seu aprendizado e aperfeiçoamento pessoal e profissional. 

Matricule-se agora e não deixe seu futuro para depois, invista em sua carreira com os cursos Unova Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.