Curso deProjetos de Pesquisa em Educação Grátis

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Carga Horária de 20 horas

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

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306 Matrículas Nivel Básico
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ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO

Acreditamos que todo o conhecimento deve ser acessível;

- Aqui você aprende primeiro, e é livre para escolher se quer o certificado ou não.

- Escolhemos dar liberdade aos nossos alunos.

Por isso você estuda primeiro e caso goste do curso e queira o certificado você pode adquirir o certificado pagando apenas R$45,90.

Ao solicitar seu Certificado, você está não apenas investindo em seu futuro, mas ajudando a Unova Cursos, pois acreditamos que através do conhecimento, você exerce sua liberdade. E queremos construir uma sociedade onde o conhecimento seja acessível a todos.

Criando projetos de pesquisa em educação: o curso que te ensina a fazer pesquisas de qualidade!

A pesquisa é uma das ferramentas mais importantes para o progresso da educação. Ela nos permite compreender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, além de identificar as tendências do futuro. No entanto, muitos educadores ainda têm dificuldades em realizar pesquisas de qualidade.

Para ajudar nessa tarefa, foi criado o curso "Projetos de Pesquisa em Educação". Nele, os participantes aprendem como elaborar um projeto de pesquisa, desde a escolha do tema até a publicação dos resultados.

Ao final do curso, os participantes terão adquirido as habilidades necessárias para realizar pesquisas de qualidade e contribuir para o avanço da educação.

O que é um projeto de pesquisa?

Um projeto de pesquisa em educação é um plano de ação para responder a uma pergunta específica sobre um determinado tema relacionado à educação. Geralmente, os projetos de pesquisa em educação envolvem o desenvolvimento e a aplicação de métodos científicos para coletar e analisar dados, com o objetivo final de contribuir para o conhecimento sobre o tema escolhido. Os projetos de pesquisa podem ser realizados em qualquer área da educação, incluindo a ensino básico, ensino médio, ensino superior, educação especial e outros campos relacionados.

Por que fazer um curso para aprender a fazer pesquisas?

O curso de pesquisa educacional oferecem aos alunos as ferramentas necessárias para se tornarem pesquisadores bem-sucedidos. Eles aprendem como conduzir uma pesquisa, desde o planejamento até a execução e análise dos resultados. Além disso, o cursode pesquisa educacional também podem ensinar os alunos a como se comunicar eficazmente sobre suas pesquisas, o que é essencial para qualquer carreira acadêmica.

Qual o objetivo do curso "Projetos de pesquisa em educação"?

O objetivo deste curso é ensinar aos alunos como criar projetos de pesquisa em educação, utilizando diferentes técnicas e metodologias. Além de aprender como criar um projeto de pesquisa, os alunos também terão a oportunidade de aprender sobre as diferentes etapas do processo de pesquisa, desde o planejamento até a execução do projeto.

Tópico 01: A pesquisa enquanto produção social do conhecimento

A pesquisa é um processo no qual se busca por novos conhecimentos e informações. Geralmente, envolve a leitura de livros, artigos e outras fontes de informação, bem como a realização de entrevistas e pesquisas em campo. O objetivo da pesquisa é a produção de novos conhecimentos sobre um determinado tema ou área de estudo.

A pesquisa pode ser classificada em diferentes tipos, dependendo do objetivo principal. Por exemplo, a pesquisa exploratória visa obter uma compreensão preliminar de um determinado tema ou área de estudo. Já a pesquisa descritiva tem como objetivo descrever as características de um determinado grupo ou fenômeno. A pesquisa explicativa, por sua vez, busca identificar as causas e/ou os efeitos de um determinado fenômeno.

A pesquisa pode ser realizada de forma individual ou em grupo. Nos últimos anos, tem-se assistido a um crescente interesse na Pesquisa Colaborativa, que envolve o trabalho conjunto de diferentes indivíduos (geralmente acadêmicos) com o objetivo de produzir novos conhecimentos sobre um determinado tema ou área específica.

Uma das principais vantagens da Pesquisa Colaborativa é que ela permite que os diferentes participantes troquem ideias e experiências, o que pode resultar em uma maior riqueza do produto final. Além disso, essa modalidade de pesquisa tende a ser menos onerosa do que as pesquisas realizadas individualmente, uma vez que os custos são divididos entre os diversos participantes.

Tópico 02: Como formular um problema de pesquisa

O primeiro passo para formular um problema de pesquisa é identificar o seu objetivo principal. Qual é a questão que você quer responder ou o problema que você quer resolver? Após identificar o objetivo, você precisa definir os limites do seu problema. O que está incluído e o que está fora do escopo da sua pesquisa? Uma vez que você tenha definido o objetivo e os limites do seu problema, é hora de formular a sua pergunta de pesquisa. A pergunta de pesquisa deve ser específica, clara e concisa. Ela deve ser formulada de tal maneira que possa ser respondida com base nos dados disponíveis.

Tópico 03: As hipóteses de pesquisa

As hipóteses de pesquisa são as suposições que fazemos sobre o que estamos pesquisando. Elas nos permitem focar nossas perguntas e definir o rumo da pesquisa. As hipóteses de pesquisa podem ser divididas em duas categorias: hipóteses explícitas e hipóteses implícitas. As explícitas são aquelas que são expressamente formuladas e testadas. Já as implícitas estão presentes nas nossas expectativas e crenças, mas nem sempre são conscientes ou formuladas de maneira explícita.

Por exemplo, imagine que você esteja pesquisando a relação entre a quantidade de tempo gasto em redes sociais e o bem-estar psicológico. Uma hipótese explícita seria: "Quanto mais tempo as pessoas gastam em redes sociais, menos bem-estar psicológico elas apresentam." Uma hipótese implícita seria: "As pessoas que passam muito tempo em redes sociais são anti-sociais."

Embora as hipóteses possam nos ajudar a orientar a pesquisa, é importante lembrar que elas não são verdades absolutas. Podemos ter certeza de algo somente depois de realizar a pesquisa e obter os dados.

Tópico 04: Classificação das pesquisas

As pesquisas podem ser classificadas de várias maneiras, dependendo do seu objetivo e da metodologia utilizada. As principais classificações das pesquisas são:

Pesquisas exploratórias: São aquelas que têm como objetivo principal obter um melhor entendimento do problema ou da situação estudada. Nesse tipo de pesquisa, os métodos utilizados são geralmente os mais flexíveis, como entrevistas não estruturadas e análises de documentos.

Pesquisas descritivas: São aquelas que visam à descrição de uma determinada situação ou fenômeno, sem buscar explicar as suas causas. Nesse tipo de pesquisa, os métodos utilizados tendem a ser mais estruturados, como questionários e observações sistemáticas.

Pesquisas causais: São aquelas que procuram identificar as causas de um determinado fenômeno ou problema. Esses tipos de pesquisa geralmente utilizam métodos mais complexos, como experimentos controlados e análises estatísticas avançadas.

Tópico 05: Estruturantes dos projetos de pesquisa

Os projetos de pesquisa apresentam muitas características e elementos que os diferenciam uns dos outros. No entanto, todos eles compartilham alguns aspectos fundamentais, que são os estruturantes dos projetos de pesquisa.

Esses elementos são: o tema ou problema a ser investigado; a hipótese, que é a solução provisória para o problema levantado; o objetivo, que é o resultado esperado da pesquisa; as variáveis, que são os fatores que serão manipulados e/ou medidos durante a realização do estudo; e o método, que é o conjunto de técnicas utilizadas para coletar e analisar os dados.

Além desses aspectos fundamentais, outros elementos também podem fazer parte dos projetos de pesquisa, como a delimitação do tema, a justificativa, a revisão da literatura e o cronograma. No entanto, esses elementos não são considerados indispensáveis para todos os tipos de pesquisas.

Tópico 06: Instrumentos de coleta e análise de dados A pesquisa

Instrumentos de coleta e análise de dados são ferramentas importantes para qualquer pesquisa. A escolha dos instrumentos certos para a sua pesquisa pode ser vital para o seu sucesso. Existem muitos tipos diferentes de instrumentos de coleta e análise de dados, e é importante escolher os que melhor se adequarem às suas necessidades.

Os instrumentos de coleta de dados podem incluir entrevistas, questionários, observações e experimentos. As entrevistas podem ser realizadas individualmente ou em grupo, e podem ser estruturadas ou não estruturadas. As entrevistas não estruturadas são geralmente mais flexíveis e permitem que o entrevistador explore as respostas do entrevistado em maior profundidade. Já os questionários são um tipo mais formal de instrumento de coleta de dados, que geralmente apresentam uma lista de perguntas fechadas que os respondentes precisam responder. As observações podem ser realizadas discretamente ou abertamente, dependendo da natureza da pesquisa. Por fim, os experimentos são geralmente utilizados em pesquisas científicas para testar hipóteses específicas.

Os instrumentos de análise de dados podem incluir tabelas, gráficos, índices e outras ferramentas matemáticas e estatísticas. Esses instrumentos permitem que os pesquisadores analisem os dados coletados de diversas maneiras diferentes, a fim extrair conclusões significativas sobre o tema da pesquisa.

Confira esses outros cursos: Psicologia Escolar e Educacional, Sequências Didáticas com Base na BNCC Para o Ensino Fundamental e Conhecimentos Pedagógicos Básico.

Conteúdo Programático

  • A pesquisa enquanto produção social do conhecimento

  • Como formular um problema de pesquisa

  • As hipóteses de pesquisa

  • Classificação das pesquisas

  • Estruturantes dos projetos de pesquisa

  • Instrumentos de coleta e análise de dados A pesquisa

Nauricélia Freitas Santos
Nauricélia Freitas Santos
Conteúdo maravilhoso me ajudará a concluir o meu artigo para a faculdade.
Adriane  Dias da Silva Faleiro
Adriane Dias da Silva Faleiro
Eu gostei muito. Simples e didático, resumido. É claro que se quisermos aprender mais, temos que aprofundar. Mas, já serve para dar uma visão básica e geral sobre o assunto.
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Por que escolher o nosso certificado?

Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com aquele resultado

[Certificado Unova Frente]
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O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.

Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.

Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.

A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 45,90 /por curso.

Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa, candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga, entre outras possibilidades.

Perguntas frequentes

Por que estudar na Unova Cursos

Na Unova Cursos você encontra diversas vantagens e se prepara para o mercado!

Sim! Todos os cursos da nossa plataforma são totalmente gratuitos. No entanto, a emissão do certificado é opcional e custa R$ 45,90.

Acesse a aba do cursos que deseja e clique na opção “fazer matrícula”.

Não existe um limite. Você pode se matricular em quantos cursos desejar.

A partir da matrícula você tem um ano para fazer as aulas. As apostilas e slides podem ser baixados, mas as videoaulas não.

Não é exigido um tempo mínimo e a carga horária varia de curso para curso.

Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Nossos programas se encaixam no formato curso livre.

Não. A emissão do certificado é opcional e custa R$ 45,90.

Sim. Nossos certificados são válidos em todo o país.

 

No entanto, para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

 

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim. Os nossos certificados podem ser usados para preencher horas extracurriculares. Mas deve-se sempre consultar a instituição para se certificar de que eles serão aceitos, uma vez que cada uma segue suas próprias diretrizes. 

A emissão de certificados é feita após a aprovação na prova online e o pagamento da taxa de emissão.

Você receberá um e-mail da Unova confirmando a liberação do certificado. O pagamento pode ser feito via boleto bancário com liberação, normalmente, em até três dias úteis. Ou cartão de crédito que tem liberação imediata.

Não enviamos o certificado pelo correio. Ele fica disponível em ambiente digital. No entanto, caso deseje tê-lo impresso, você pode efetuar o pagamento de R$ 25,00 referente a taxa de envio do certificado.

O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico e não aceitam certificados de cursos da modalidade livre.

Cada curso possui sua própria carga horária, verifique na página do curso desejado qual é a sua carga horária.