Curso deNota Fiscal Eletrônica Grátis

Como funciona a Nota Fiscal Eletrônica? Quem precisa emitir NF-e? Saiba tudo isto e muito mais no nosso curso online! Não perca tempo e matricule-se!

Carga Horária de 20 horas

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

4.7
(18) comentários
2.6K Matrículas Nivel Básico
Matrícule-se Grátis

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO

Acreditamos que todo o conhecimento deve ser acessível;

- Aqui você aprende primeiro, e é livre para escolher se quer o certificado ou não.

- Escolhemos dar liberdade aos nossos alunos.

Por isso você estuda primeiro e caso goste do curso e queira o certificado você pode adquirir o certificado pagando apenas R$39,90.

Ao solicitar seu Certificado, você está não apenas investindo em seu futuro, mas ajudando a Unova Cursos, pois acreditamos que através do conhecimento, você exerce sua liberdade. E queremos construir uma sociedade onde o conhecimento seja acessível a todos.

Nota Fiscal Eletrônica: O Curso Para Aprender Tudo Sobre NF-e!

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento fiscal emitido e armazenado eletronicamente, que pode ser assinado digitalmente. A NF-e substitui a Nota Fiscal tradicional, que era emitida em papel. A NF-e foi criada para facilitar o comércio eletrônico, aumentar a transparência das transações e reduzir os custos com impressão e envio de documentos fiscais.

A Nota Fiscal Eletrônica é obrigatória para todas as empresas que realizam operações comerciais interestaduais, desde janeiro de 2018. No entanto, muitas empresas ainda não estão familiarizadas com o processo de emissão da NF-e.

Este curso ensinará tudo sobre NF-e, desde os conceitos básicos até as operações mais avançadas. Após concluir este curso, você estará pronto para emitir sua própria NF-e.

O que é Nota Fiscal Eletrônica?

A Nota Fiscal Eletrônica, ou NFE, é um documento fiscal emitido e armazenado eletronicamente, que contém todas as informações relativas a uma operação comercial realizada entre as partes.

A NFE pode ser emitida por qualquer pessoa jurídica habilitada a emitir notas fiscais em seu estado, desde que seja cadastrada no sistema da Secretaria de Fazenda competente. A partir da emissão da nota, o destinatário da mercadoria ou serviço terá acesso às informações constantes do documento por meio de um código de barras ou QR Code.

As notas fiscais eletrônicas foram criadas com o objetivo de simplificar e agilizar as transações comerciais, além de reduzir os custos com a impressão e armazenamento das notas fiscais tradicionais. Além disso, a NFE também facilita o controle das operações pelos órgãos fiscalizadores, uma vez que todas as informações são armazenadas em um banco de dados centralizado.

As vantagens da NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento de existência física e digital que, assim como a nota fiscal tradicional de papel, possui o objetivo de registrar operações mercantis. A diferença é que a NF-e é emitida e armazenada eletronicamente, sendo assim, considerada uma das principais inovações tecnológicas da atualidade. Sua implantação proporciona uma série de vantagens para os contribuintes, desde a simplificação dos processos administrativos até a redução de custos operacionais.

A seguir listamos as principais vantagens da Nota Fiscal Eletrônica:

1) Redução de custos: com a NF-e não há mais a necessidade de se investir em impressoras, papel e tinta para a impressão das notas fiscais. Além disso, também há economia com o armazenamento das mesmas, uma vez que elas ficam arquivadas eletronicamente. Segundo dados do Portal Brasileiro da Indústria 4.0, a implantação da NF-e pode gerar uma economia de até 80% nos custos operacionais relacionados à emissão e arquivamento das notas fiscais.

2) Maior agilidade nos processos: com a NF-e é possível emitir notas fiscais em tempo real, ou seja, assim que a operação mercantil for realizada. Dessa forma, há uma redução significativa no tempo entre a realização da venda e o recebimento do pagamento. Além disso, também há maior agilidade na transferência das notas fiscais entre as diversas etapas do processo produtivo (fornecedor – transportadora – cliente), pois elas são enviadas eletronicamente.

3) Menor chance de erros: com a NF-e é possível emitir notas fiscais sem erros humanos, pois todas as informações são cadastradas diretamente no sistema informatizado. Dessa forma, evita-se o lançamento manual dessas informações, o que pode gerar erros na digitação dos dados.

4) Melhor controle sobre as operações: outra vantagem proporcionada pela implantação da NF-e é o maior controle sobre as operações mercantis realizadas pela empresa. Isso porque todas as informações referentes às notas fiscais emitidas (clientes, produtos/serviço).

Como funciona a NF-e?

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento emitido e armazenado eletronicamente, conforme determinação da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, que tem por objetivo registrar a operação de circulação de mercadorias, sendo considerada pelo Fisco como equivalente à nota fiscal impressa em papel.

Para utilizar a NF-e é necessário que o estabelecimento comercial seja credenciado junto à Secretaria de Fazenda. O credenciamento é gratuito e pode ser solicitado pelo site da Secretaria (www.fazenda.sp.gov.br).

Após o credenciamento, o estabelecimento recebe um certificado digital, que será utilizado para acessar o sistema da NF-e e assinar digitalmente as notas fiscais geradas. O sistema da NF-e gera um número sequencial para cada nota fiscal, que é chamado de chave de acesso, composta por 44 dígitos.

Validade da nota fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica é um documento emitido e armazenado eletronicamente, que tem a mesma validade jurídica de uma nota fiscal impressa.

A nota fiscal eletrônica foi criada para facilitar o processo de emissão de notas fiscais, agilizando o processo de cobrança e aumentando a segurança das transações.

Para garantir a validade da nota fiscal eletrônica, é importante que ela seja emitida por um sistema certificado pelo Ministério da Fazenda. Além disso, é preciso que o documento seja assinado digitalmente com um certificado digital válido.

Anotar o número da chave de acesso da nota fiscal também é importante para garantir sua validade, pois ela será necessária para consultar o documento posteriormente.

Quer saber mais? Matricule-se em nosso curso gratuito sobre NF-e!

Veja esses outros cursos na área da contabilidade que pode ser de seu interesse: Crédito e Cobrança e Direito Tributário.

Conteúdo Programático

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

  • Benefícios da NF-e

  • SPED

  • Requisitos para NF-e

  • Certificado Digital

  • NF-e Contingência

  • Lei da Transparência

Samara Thais Pinto Maciel
Samara Thais Pinto Maciel
ok
Matheus Teixeira
Matheus Teixeira
Muito bom
Sheila Santos da Silva Thomas
Sheila Santos da Silva Thomas
O curso é bom, bem explicativo, porém não mostra como preencher a nota.
Bianca Bentley Murbak Gagliotti
Bianca Bentley Murbak Gagliotti
Conteúdo banaca demais.
Letícia Mendonça
Letícia Mendonça
Material muito interessante, supre e atende a minha necessidade no aprendizado. Eu gostei e o professor explica super bem.
VERA ARAUJO COSTA
VERA ARAUJO COSTA
PLATAFORMA SIMPLES ACESSO, DE UMA VARIEDADES DE CURSOS. CONTEUDO, PROFESSORES E AVALIAÇÃO TOP.
Camila Cristina Augusta Ferreira de Oliveira
Camila Cristina Augusta Ferreira de Oliveira
O curso é ótimo, mas o áudio está ruim.
Naíra Ferreira de Oliveira
Naíra Ferreira de Oliveira
Muito bem explicado.
Camila Rosa Trindade
Camila Rosa Trindade
Fiquei muito satisfeita com o curso, me ajudou demais na área em que estou atuando e enriqueceu meus conhecimentos. Parabéns!
Suélen Vieira
Suélen Vieira
Curso muito relevante.
Tamires de Souza de Freitas
Tamires de Souza de Freitas
bom dia o curso é muito bom ajuda bastante e expande bastante
Érika Ferreira de Oliveira
Érika Ferreira de Oliveira
Muito bem explicativo e um dos poucos cursos com video aulas, adorei!
Sandra Domingues
Sandra Domingues
o curso foi !! otimooo
Patricio Sousa Silva
Patricio Sousa Silva
curso muito bom
Julio Vitor dos Santos
Julio Vitor dos Santos
Excelente curso......o professor passa a matéria com excelência
Matrícule-se Grátis

Por que escolher o nosso certificado?

Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com aquele resultado

[Certificado Unova Frente]
[Certificado Unova Verso]

O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.

Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.

Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.

A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 39,90 /por curso.

Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa, candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga, entre outras possibilidades.

Perguntas frequentes

Por que estudar na Unova Cursos

Na Unova Cursos você encontra diversas vantagens e se prepara para o mercado!

Sim! Todos os cursos da nossa plataforma são totalmente gratuitos. No entanto, a emissão do certificado é opcional e custa R$ 39,90.

Acesse a aba do cursos que deseja e clique na opção “fazer matrícula”.

Não existe um limite. Você pode se matricular em quantos cursos desejar.

A partir da matrícula você tem um ano para fazer as aulas. As apostilas e slides podem ser baixados, mas as videoaulas não.

Não é exigido um tempo mínimo e a carga horária varia de curso para curso.

Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Nossos programas se encaixam no formato curso livre.

Não. A emissão do certificado é opcional e custa R$ 39,90.

Sim. Nossos certificados são válidos em todo o país.

 

No entanto, para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

 

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim. Os nossos certificados podem ser usados para preencher horas extracurriculares. Mas deve-se sempre consultar a instituição para se certificar de que eles serão aceitos, uma vez que cada uma segue suas próprias diretrizes. 

A emissão de certificados é feita após a aprovação na prova online e o pagamento da taxa de emissão.

Você receberá um e-mail da Unova confirmando a liberação do certificado. O pagamento pode ser feito via boleto bancário com liberação, normalmente, em até três dias úteis. Ou cartão de crédito que tem liberação imediata.

Não enviamos o certificado pelo correio. Ele fica disponível em ambiente digital. No entanto, caso deseje tê-lo impresso, você pode efetuar o pagamento de R$ 25,00 referente a taxa de envio do certificado.

O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico e não aceitam certificados de cursos da modalidade livre.

Cada curso possui sua própria carga horária, verifique na página do curso desejado qual é a sua carga horária.