Curso deLegislação Portuária Grátis

O Curso Gratuito de Legislação Portuária da Unova Cursos é voltado para profissionais da área portuária, estudantes de direito e demais interessados no tema.

Carga Horária de 50 horas

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

4.9
(10) comentários
1.4MIL Matrículas Nivel Intermediário
Matrícule-se Grátis

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO

Acreditamos que todo o conhecimento deve ser acessível;

- Aqui você aprende primeiro, e é livre para escolher se quer o certificado ou não.

- Escolhemos dar liberdade aos nossos alunos.

Por isso você estuda primeiro e caso goste do curso e queira o certificado você pode adquirir o certificado pagando apenas R$45,90.

Ao solicitar seu Certificado, você está não apenas investindo em seu futuro, mas ajudando a Unova Cursos, pois acreditamos que através do conhecimento, você exerce sua liberdade. E queremos construir uma sociedade onde o conhecimento seja acessível a todos.

Por que fazer um curso sobre Legislação Portuária?

As pessoas estão cada vez mais interessadas em carreiras relacionadas aos portos. O Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos países com mais portos no mundo. Com a crescente demanda por profissionais qualificados, fazer um curso de Legislação Portuária é uma ótima opção para quem deseja trabalhar nesse setor.

A legislação portuária é complexa e exige conhecimento específico para poder ser aplicada de forma correta. O curso de Legislação Portuária da Unova Cursos prepara os alunos para exercerem a atividade portuária, auxiliando-os no entendimento das leis e regulamentos que regulam o setor.

O que o curso de Legislação Portuária aborda?

O curso aborda diversos temas, como o Sistema Portuário Brasileiro, a história do sistema portuário, a importância do Conselho de Administração Portuária (CAP), as competências do CAP, a competência do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), a importância da Capitania dos Portos, o que é a autoridade marítima, o papel da Marinha Mercante no contexto portuário, as normas da autoridade marítima, a diferença entre Marinha Mercante e Autoridade Marítima, os navios estrangeiros em portos brasileiros, a importância da navegação, a finalidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e o trabalho portuário no Brasil.

O curso de Legislação Portuária da Unova foi produzido por professores especialistas no assunto, que possuem vasta experiência na área. 

Ao concluir o curso, os alunos estarão capacitados para exercer a atividade portuária de forma segura e eficiente, aplicando as leis e regulamentos de forma correta.

Por tudo isso, fazer um curso de legislação portuária é uma excelente opção para quem deseja trabalhar nesse setor. A Unova oferece o curso de forma online e com matrícula gratuita, com flexibilidade de horários, para que você possa cursar de acordo com sua disponibilidade. Matricule-se agora mesmo e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso na área portuária!

O que se aprende no curso sobre Legislação Portuária?

No Brasil, a legislação portuária é regulamentada pelo Decreto-Lei nº 66/87, de 23 de dezembro de 1987, que estabelece o Sistema Portuário Nacional

O Sistema Portuário Brasileiro é composto por dois tipos de portos: os portos organizados e os portos não organizados. Os portos organizados são aqueles que se encontram sob a administração do Governo Federal, através da ANTAQ, enquanto os portos não organizados estão sob a administração dos Estados.

No Brasil, existem cerca de 70 portos organizados e mais de 400 portos não organizados. Os principais portos brasileiros são: o Porto de Santos (SP), o Porto do Rio de Janeiro (RJ), o Porto de Vitória (ES), o Porto de Suape (PE), o Porto de Aratu (BA), o Porto de Paranaguá (PR) e o Porto de Itajaí (SC).

O Sistema Portuário Nacional tem como principal órgão regulador o Conselho de Administração Portuária (CAP), que é composto por representantes do Governo Federal, dos Estados, dos Municípios e da iniciativa privada. O CAP tem por competência a formulação das diretrizes para a política de desenvolvimento dos portos brasileiros.

Outro órgão importante do sistema portuário é o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), que tem por competência regulamentar o mercado portuário de trabalho, garantindo aos trabalhadores portuários as condições dignas de trabalho.

A Capitania dos Portos é a principal autoridade marítima do Brasil, cuja competência é regulamentar a navegação e o trafego marítimo, bem como fiscalizar o cumprimento das leis e normas pelos navios e embarcações. A Marinha Mercante é o órgão da Capitania dos Portos que tem por competência regulamentar a atividade náutica e a navegação mercante.

As normas da Autoridade Marítima são compostas pelas regras de navegação e tráfego marítimo, que devem ser cumpridas pelos navios e embarcações. As regras de navegação são definidas pelas convenções internacionais, enquanto as regras de tráfego são definidas pela Autoridade Marítima.

As diferenças entre marinha mercante e autoridade marítima são: a marinha mercante é o órgão da Capitania dos Portos que regulamenta a atividade náutica e a navegação mercante, enquanto a autoridade marítima é o órgão que regulamenta a navegação e o tráfego marítimo; a marinha mercante possui leis próprias, enquanto a autoridade marítima é regida pelas leis do Estado; a marinha mercante é composta pelos navios civis, enquanto a autoridade marítima é composta pelos navios militares.

Os navios estrangeiros são aqueles que não possuem a bandeira do Brasil e podem estar sujeitos às regras de navegação e tráfego marítimo da autoridade marítima brasileira.

A navegação é o transporte de pessoas ou mercadorias por meio de embarcações, como barcos, navios ou aviões. A navegação mercante é o transporte de mercadorias por meio de embarcações comerciais, como navios ou barcos.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) é o órgão do Governo Federal responsável pelo transporte aquaviário no Brasil. A ANTAQ tem por competência regulamentar o transporte aquaviário, bem como fiscalizar e autorizar o funcionamento das empresas de transporte aquaviário.

Quer saber mais? Matricule-se em nosso curso gratuito!

Confira esses outros cursos que pode lhe interessar: Agenciamento Portuário, Comércio ExteriorLogística Internacional.

Conteúdo Programático

  • O Sistema Portuário Brasileiro:Tipos de Portos e Portos Brasileiros

  • Breve Histórico do Sistema Portuário

  • A Importância do Conselho de Administração Portuária – CAP

  • Competências do CAP

  • A Competência do Órgão Gestor de Mão de Obra - OGMO

  • A Importância do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO)

  • A Importância da Capitania dos Portos

  • O Que se Entende por Autoridade Marítima?

  • O Papel da Marinha Mercante no Contexto Portuário

  • Normas da Autoridade Marítima

  • Diferença entre Marinha Mercante e Autoridade Marítima

  • Navios Estrangeiros em Portos Brasileiros

  • A Importância da Navegação

  • A Finalidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários(ANTAQ)

  • O Trabalho Portuário no Brasil

ANTONIO APARECIDO MARINHO DOS SANTOS
ANTONIO APARECIDO MARINHO DOS SANTOS
curso ótimo
Diana Bunielle
Diana Bunielle
Material é ótimo, dinâmico e de fácil compreensão e me ajudou muito para o estudo do meu concurso.
Julia Francinny Quadros
Julia Francinny Quadros
Adorei o curso, tive direito portuário na faculdade e esse curso ajudou a complementar a matéria. Me surpreendeu
Jorge Edivan
Jorge Edivan
Um bom curso introdutório.
Samara Thais Pinto Maciel
Samara Thais Pinto Maciel
ok
Valdeci aguiar
Valdeci aguiar
Ótimo, muito bom o curso legislação portuário,lei 66/87, nota 9.
Fabio oliveira santos
Fabio oliveira santos
Bem elaborado esse curso de logistica fala muito bem sobre à questão dos portos do nosso pais
Josué Neves Vasconcelos
Josué Neves Vasconcelos
Muito bom
Anselmo PIRES DE SOUZA
Anselmo PIRES DE SOUZA
Curso excelente sorte que atuei no Tribunal Marítimo curso difícil vou tentar a avaliacao
Emille Sabrinna Ramos de Souza
Emille Sabrinna Ramos de Souza
O curso é sucinto, porém compões todas as informações necessárias para o entendimento sobre a legislação.
Matrícule-se Grátis

Por que escolher o nosso certificado?

Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com aquele resultado

[Certificado Unova Frente]
[Certificado Unova Verso]

O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.

Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.

Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.

A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 45,90 /por curso.

Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa, candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga, entre outras possibilidades.

Perguntas frequentes

Por que estudar na Unova Cursos

Na Unova Cursos você encontra diversas vantagens e se prepara para o mercado!

Sim! Todos os cursos da nossa plataforma são totalmente gratuitos. No entanto, a emissão do certificado é opcional e custa R$ 45,90.

Acesse a aba do cursos que deseja e clique na opção “fazer matrícula”.

Não existe um limite. Você pode se matricular em quantos cursos desejar.

A partir da matrícula você tem um ano para fazer as aulas. As apostilas e slides podem ser baixados, mas as videoaulas não.

Não é exigido um tempo mínimo e a carga horária varia de curso para curso.

Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Nossos programas se encaixam no formato curso livre.

Não. A emissão do certificado é opcional e custa R$ 45,90.

Sim. Nossos certificados são válidos em todo o país.

 

No entanto, para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

 

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim. Os nossos certificados podem ser usados para preencher horas extracurriculares. Mas deve-se sempre consultar a instituição para se certificar de que eles serão aceitos, uma vez que cada uma segue suas próprias diretrizes. 

A emissão de certificados é feita após a aprovação na prova online e o pagamento da taxa de emissão.

Você receberá um e-mail da Unova confirmando a liberação do certificado. O pagamento pode ser feito via boleto bancário com liberação, normalmente, em até três dias úteis. Ou cartão de crédito que tem liberação imediata.

Não enviamos o certificado pelo correio. Ele fica disponível em ambiente digital. No entanto, caso deseje tê-lo impresso, você pode efetuar o pagamento de R$ 25,00 referente a taxa de envio do certificado.

O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico e não aceitam certificados de cursos da modalidade livre.

Cada curso possui sua própria carga horária, verifique na página do curso desejado qual é a sua carga horária.