Curso Gratuito deTranstorno do Espectro Autista

O curso de Transtorno do Espectro Autista da Unova pode te ajudar a entender um pouco mais de perto a Síndrome de Asperger e as táticas intervencionistas.

Carga Horária de 50 horas

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

4.8
(78) comentários
10.1K Matrículas Nivel Básico
Matrícule-se Grátis

Todos os cursos gratuitos de Educação e Assistência Social da Unova Cursos possuem certificado pago no valor de R$29,90.

Segue mais alguns cursos que achamos que pode ser interessante para você: Educação Inclusiva , Desenvolimento da Pessoa com Síndrome de Down, Disleixa , BullyingDeficiencia Intelectual , Autismo e Educação Inclusiva.

 

Informações Importantes!

Curso Legalizado:

Conforme Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE (Conselho Nacional de Educação) nº 04/99 MEC (Ministério da Educação). 

Público Alvo:

Este Curso é direcionado para jovens e adultos em busca de qualificação profissional, estudantes, profissionais em geral e demais interessados.

Pré-requisitos: 

Não há exigência de escolaridade ou idade mínima para participar dos Cursos. Os Cursos poderão ser feitos por pessoas de qualquer idade e grau escolar.

Objetivo:

 Este curso objetiva capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento e estudantes que desejam atualizar-se no assunto, que estão em busca de novos desafios, e desejam obter maior aprendizado sobre o tema.


Certificado: O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

- Extensão universitária (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

O que é o autismo infantil?

Gratus do Autismo

Primeiramente, precisamos entender que o Autismo não é uma doença, trata-se apenas de um transtorno que implica no processo de aprendizagem, interação social, comportamento, desenvolvimento de linguagem e processo de comunicação infantil.

Esta condição médica, não possui uma cura, mas existe tratamento para melhorar a qualidade de vida, além de estimular melhora nos processos cognitivos e de interação da criança.

De forma resumida, o TEA (Transtorno Espectro Autista) é um transtorno que afeta o nosso sistema nervoso, além de prejudicar a capacidade do indivíduo em interagir ou se comunicar com outros, o que implica na dificuldade de aprendizagem e desenvolvimento.

Curso de Autismo para pais

O curso de autismo para pais, foi criado com o intuito de ajudá-los com as principais informações sobre as condições de saúde psicológica de seus filhos, ensinando os cuidados, como seguir os tratamentos, como interagir com a criança de modo que não a deixe desconfortável, entre outras lições essenciais para saúde e bem estar dos mesmos.

Deseja saber qual a importância do curso de autismo para pais, profissionais da educação e saúde, familiares e pessoas que convivem diariamente com a pessoa que possui Autismo? Aqui vamos falar sobre o transtorno, quais as características, diagnóstico, uma vez que, é preciso conhecer o mesmo para entender a importância do curso.

Como é a pessoa com autismo?

Uma pessoa com autismo possui alterações em suas percepções, raciocínio, entre outros, pois, como mencionado, o transtorno afeta o sistema nervoso, o que pode causar:

  • Dificuldade de aprendizagem
  • Atrasos na fala
  • Hiperatividade e dificuldade de concentração
  • Não entende as emoções (têm dificuldade em perceber as emoções, não se sente bem ao ter algum contato com outra pessoa, entre outros)
  • Possui ansiedade, tiques e muitas vezes TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)
  • É sensível ao toque
  • Não consegue realizar contato visual
  • Possui dificuldade em interagir socialmente
  • Realiza movimentos, palavras ou comportamentos repetitivos.
  • Entre outros.

Como funciona o autismo?

O cérebro de uma pessoa com autismo trabalha muito mais do que um cérebro comum, pois o mesmo é sobrecarregado com os estímulos externos, além de não conseguir se desligar de uma tarefa para pensar em outra, é como se pensassem e se concentrasse em muitas coisas ao mesmo tempo.

Quando uma pessoa com autismo tem uma crise na qual tampa os ouvidos, se balança, grita ou faz qualquer gesto, isso serve para fazer com que parem de se concentrar nos estímulos que estão incomodando seu cérebro (luz, barulho, contato físico, etc.), para se concentrarem apenas em um e se sentir seguros.

Por ter essa “aceleração” e o cérebro funcionar de modo diferente, as crianças possuem maior dificuldade de interação, aprendizagem, se concentrar em tarefas e outras, porque não conseguem ter foco, se concentrar e desligar o cérebro de atividades anteriores.

Como pensa uma pessoa com autismo?

Como mencionado, uma pessoa com autismo possui um raciocínio rápido, no entanto, possuem dificuldade para aprender e assimilar emoções, como o contato e interação social, devido ao transtorno, uma vez que, não consegue se concentrar em nada, é como se um monte de informações se passassem ao mesmo tempo em sua mente.

Qual é a causa do autismo?

De acordo com pesquisas, não existe uma causa para o autismo, o que pode acontecer é que a criança possua predisposição genética para o transtorno. No entanto, alguns cientistas apontam que o autismo, também pode estar associado a fatores prejudiciais durante a gestação, como exemplo, inflamações, doenças gestacionais, deficiência de vitaminas, entre outros.

Como identificar o autismo?

Para identificar o autismo é preciso conhecer quais os sinais de comportamento de pessoas portadoras do transtorno, observar os comportamentos, como se sente ao ter interações sociais, entre outros, como elencamos acima, além de levar a criança para passar por uma avaliação médica.

Qual médico detecta autismo?

O médico que detecta o autismo pode ser um psiquiatra ou neurologista, ambos podem avaliar o caso e definir o diagnóstico. No entanto, o aconselhável é passar primeiro com um psiquiatra para melhor avaliação, pois ele mesmo indicará o neurologista se for necessário.  

Como é feito o diagnóstico de autismo?

Apesar de não haver exames de imagem ou de laboratório capazes de identificar o transtorno, os médicos consideram o histórico familiar, avalia o comportamento da criança e os relatórios informados pelos pais, além de usar como base a Classificação da OMS (Organização mundial de Saúde) para doenças, ou, o Manual de Diagnóstico e Estatísticas para Transtorno Mental.

Qual o exame para detectar o autismo?

Como mencionado anteriormente, não existe um exame para identificar o autismo, pois para diagnosticar o mesmo, é realizado uma análise no histórico familiar, nos relatos das pessoas mais próximas, comportamentos da criança, desempenho nas interações sociais, processo de aprendizagem, entre outros.

Qual a importância do curso de autismo para pais?

O curso de autismo para pais é importante para que os mesmos entendam melhor o transtorno, quais os tipos de comportamento seu filho pode apresentar, quais os cuidados devem ser realizados para acalmá-lo, como ajudá-lo no processo de ensino-aprendizagem, melhorar sua interação social, aprender a respeitar suas crises e como amenizá-las, entre outros.

Apesar de receber orientações médicas, participar da rotina de seu filho em órgãos que sejam específicos para acompanhamento e convivência, entre outros, é muito importante, e fazer o curso de autismo para pais, ajuda a complementar o conhecimento sobre o tema, além de melhorar sua interação com o filho.

O curso de autismo pode ser feito por qualquer pessoa que possua interesse, a fim de ajudar a adquirir conhecimento, ensinar como se portar diante de situações, proporcionar uma melhor qualidade de vida para crianças, jovens e adultos com autismo.

Graus do Autismo - Marco do Desenvolvimento

Conteúdo Programático

  • Introdução

  • Conhecer a Questão do Autismo

  • Síndrome de Asperger

  • Passos Que Podem Ajudar

  • Tipos Mais Usuais de Intervenção

  • Algumas Técnicas com Crianças com Autismo

  • Dietas Alimentares Usuais

  • Coisas Para Fazer e Coisas Para Evitar

Aroldo de Albuquerque Vergara
Aroldo de Albuquerque Vergara
Vale a pena!
Larissa V
Larissa V
Achei bem bacana e didático; recomendaria para pessoas interessadas no tema!
Marize Cericato de Araújo Cericato de Araújo
Marize Cericato de Araújo Cericato de Araújo
Sou grata pelo o conhecimento q obtive nesse curso. Obrigada. Bjs ?
Cristiane Rocha
Cristiane Rocha
estou amando esse curso, respostas rápidas por email, vídeos bem esclarecedores e material muito bom. virei cliente e já estou indicando para amigos!
Lilian Marques
Lilian Marques
10
Glória Regina Moreira da Costa Monteiro
Glória Regina Moreira da Costa Monteiro
ÓTIMO CURSO.
Rayane Feitosa Lima
Rayane Feitosa Lima
Excelente!
Vanderlice FERREIRA PIRES
Vanderlice FERREIRA PIRES
Curso muito bom, conteúdos bem elaborados, excelente conteúdos.
Katia  regina de assis nassif jaber
Katia regina de assis nassif jaber
muito bom. recomendo
Helane de Almeida Araújo Silva
Helane de Almeida Araújo Silva
excelente ,oferece material necessário
Fabiana Aparecida dos Passos
Fabiana Aparecida dos Passos
Excelente, obtive muito conhecimento na área a unova curso esta de parabéns com seu conteúdo!
Samia Roberts
Samia Roberts
Super super super recomendo Bastante objectivos e claros nos conteúdos, o meu agradecimento é de todo o tamanho.
Alessandra Nery da Silva
Alessandra Nery da Silva
Maravilhoso!
Karla Maria Cavalcanti Lins
Karla Maria Cavalcanti Lins
Muito bom conteúdos excelentes
Maria Aparecida de Almeida Almeida
Maria Aparecida de Almeida Almeida
PARABÉNS POR FAZER VIDEOS AULAS DOS CURSOS, ADOREI EXCELENTE!!!
Matrícule-se Grátis

Por que escolher o nosso certificado?

Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com aquele resultado

[Certificado Unova Frente]
[Certificado Unova Verso]

O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.

Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.

Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.

A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 29,90 /por curso.

Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa, candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga, entre outras possibilidades.

perguntas e respostas

Por que estudar na Unova Cursos

Na Unova Cursos você encontra diversas vantagens e se prepara para o mercado!

Sim! Todos os cursos da nossa plataforma são totalmente gratuitos. No entanto, a emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Acesse a aba do cursos que deseja e clique na opção “fazer matrícula”.

Não existe um limite. Você pode se matricular em quantos cursos desejar.

A partir da matrícula você tem um ano para fazer as aulas. As apostilas e slides podem ser baixados, mas as videoaulas não.

Não é exigido um tempo mínimo e a carga horária varia de curso para curso.

Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Nossos programas se encaixam no formato curso livre.

Não. A emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Sim. Nossos certificados são válidos em todo o país.

 

No entanto, para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

 

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim. Os nossos certificados podem ser usados para preencher horas extracurriculares. Mas deve-se sempre consultar a instituição para se certificar de que eles serão aceitos, uma vez que cada uma segue suas próprias diretrizes. 

A emissão de certificados é feita após a aprovação na prova online e o pagamento da taxa de emissão.

Você receberá um e-mail da Unova confirmando a liberação do certificado. O pagamento pode ser feito via boleto bancário com liberação, normalmente, em até três dias úteis. Ou cartão de crédito que tem liberação imediata.

Não enviamos o certificado pelo correio. Ele fica disponível em ambiente digital. No entanto, caso deseje tê-lo impresso, você pode efetuar o pagamento de R$ 25,00 referente a taxa de envio do certificado.

O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico e não aceitam certificados de cursos da modalidade livre.

Cada curso possui sua própria carga horária, verifique na página do curso desejado qual é a sua carga horária.