Curso Gratuito deNR 10 SEP - Sistema Elétrico de Potência

Matricule-se no Curso Gratuito Online de SEP - Sistema Elétrico De Potência - NR 10 ✓ Com Opção de Certificado Valido em Todo Brasil!

Carga Horária de 60 horas

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

4.7
(67) comentários
6.6K Matrículas Nivel Básico
Matrícule-se Grátis

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO

Acreditamos que todo o conhecimento deve ser acessível;

- Aqui você aprende primeiro, e é livre para escolher se quer o certificado ou não.

- Escolhemos dar liberdade aos nossos alunos.

Por isso você estuda primeiro e caso goste do curso e queira o certificado você pode adquirir o certificado pagando apenas R$29,90.

Os cursos de NR's da Unova Cursos NÃO são assinados por Engenheiros ou qualquer outro profissional relacionado à área do curso.
 
Nossos cursos são Cursos Livres de Aperfeiçoamento, servem apenas para enriquecer o seu currículo, conforme especificado em nosso site.

Segue mais alguns cursos que achamos que pode ser interessante para você: NR 33 - Espaços Confinados, NR 17 - Ergonomia Básico e Básico de NR 29.

Ao solicitar seu certificado nos cursos gratuitos de Segurança do Trabalho, você está não apenas investindo em seu futuro, mas ajudando a Unova Cursos, pois acreditamos que através do conhecimento, você exerce sua liberdade. E queremos construir uma sociedade onde o conhecimento seja acessível a todos.

 Informações Importantes!

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

Tipo: Curso Livre 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador com acesso a internet. 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

- Estudar várias vezes o conteúdo apresentado no curso;
- Anotar algumas observações importantes do conteúdo;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

SEP - NR 10

Interessado no SEP - NR 10 para se destacar no mercado de trabalho? Seja você ou não um entusiasta em eletricidade, ter conhecimento neste sistema de energia é fundamental para garantir o bom funcionamento elétrico das cidades, além de trazer boas oportunidades na área.

Confira o que significa, como funciona e dicas para te ajudar na hora de escolher e realizar algum curso de SEP - NR 10!

O que é SEP?

A sigla SEP é a abreviação de Sistemas Elétricos de Potência, que são compostos por algumas centrais elétricas, subestações de transformação e de interligação, além das linhas e receptores, ligados eletricamente entre eles.

O SEP - NR 10 tem um propósito bastante importante, por ser o maior sistema de energia. Ele possui a função de englobar tarefas como geração, transmissão e distribuição de energia elétrica para as mais variadas regiões de todo o país e, assim, facilitar o acesso e o controle dela.

Exemplos de SEP

Muitos SEP já são usados por determinadas regiões para fazer o controle e a distribuição de energia elétrica à população. Também é utilizado para fazer o funcionamento de locais comerciais e residências. Alguns exemplos bem conhecidos são:

  • Usinas hidrelétricas; 
  • Energia eólica;
  • Alto uso de energia solar;
  • Torres de transmissão elétrica;
  • Subestações, entre outros.

Eles são importantes para o abastecimento de energia elétrica até mesmo para todo um estado, além da maior parte do país

A diferença entre SEP e o SEC 

A diferença entre a função de ambos é bastante simples, o SEP (Sistemas Elétricos de Potência) são os equipamentos e sistemas que participam da geração de energia. Já o SEC (Sistema Elétrico de Consumo) consiste nos consumidores desta energia produzida pelo SEP.

O SEP é responsável pela geração e pelo fornecimento de energia, que abrangem asseguintes etapas: 

  • Geração;
  • Transmissão;
  • Medição;
  • Distribuição. 

Isso de toda a energia elétrica que vem deles, de acordo com o NR 10 (Norma Regulamentadora nº 10). Alguns exemplos de SEC são: 

  • Residências em geral;
  • Indústrias;
  • Comércios;
  • Serviços públicos (como hospitais e outros órgãos) e vários outros usuários que só funcionam graças ao trabalho realizado pelo SEP.

As instituições que são responsáveis pelo controle, operação, fiscalização e pesquisas do SEP e do SEC são a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) - empresas especializadas no ramo e que são governamentais.

O SEC possui instituições mais localizadas para ajudar na distribuição e controle de consumo das regiões de todo o Estado.

Qual a diferença entre baixa e alta tensão?

Algo que deve ser bastante conhecido por profissionais da área de eletricidade é a diferença entre a baixa e a alta tensão. 

Afinal de contas, ela é quem cuida e proporciona o funcionamento de certas coisas, para que não prejudique aparelhos eletrônicos na hora de realizar o manuseio desse tipo de energia elétrica durante o trabalho.

É necessário bastante cuidado na hora de mexer com a baixa e a alta tensão, por serem de extremo perigo para a vida humana. Elas também são responsáveis por muitos acidentes, tanto em trabalhos quanto nas residências. Veja, a seguir, alguns pontos em que essas duas tensões diferem.

A baixa tensão de energia elétrica

De acordo com a norma da ABNT NBR 5410, uma tensão nominal que seja superior a 50 V (Corrente Alternada - CA) ou 120 V (Corrente contínua - CC) e igual ou inferior a 1000 V (CA) e 1200 V (CC) é definida como baixa.

Seu uso normalmente se faz em situações em que a demanda do consumidor final de energia é pequena, como em domicílios. 

Quando é preciso de uma distribuição rápida, com menos perdas e uma maior demanda de energia, opta-se pela alta tensão, como o percurso das hidroelétricas para as subestações de distribuição nas indústrias.

Essa definição varia de cada país. Nos Estados Unidos, a baixa tensão é menor que 600 V, de acordo com o artigo 490.2 do National Electrical Code americano. Já no Reino Unido, a Norma Britânica define a baixa tensão como 50–1000 V CA ou 120–1500 V CC.

A alta tensão de energia elétrica

A alta tensão é utilizada para que haja a distribuição de energia de forma segura e com menos perdas para todas estações e subestações. 

Lá, elas são ajustadas para que os consumidores com alta demanda recebam a energia com alta tensão e os que têm baixa demanda, com baixa tensão.

De acordo com a Comissão Eletrotécnica Internacional, com a ajuda dos vários órgãos associados ao ramo de energia elétrica (a Instituição de Engenharia e Tecnologia, Instituto de Engenheiros Elétricos e a ABNT, entre outros), chegou-se à conclusão de que circuitos de alta tensão são os que possuem mais de 1000 V em uma corrente que seja alternada e ao menos com uma carga de 1500 V em corrente contínua.

Como funciona a NR 10?

A Norma Regulamentadora (NR) 10 tem a função de estabelecer os requisitos necessários e as condições mínimas de segurança dos ambientes de trabalho para profissionais da área de energia elétrica, para instalação, entre outras atividades.

Mexer com energia elétrica é sempre um risco, não importa o quão profissional a pessoa seja. Ela sempre coloca a vida em risco ao executar um trabalho em que faz a utilização ou manutenção da corrente elétrica. 

Então, o dever da NR 10 é garantir que todos estejam protegidos com as leis e condições necessárias para a segurança com o sistema elétrico.

Como e quando surgiu a norma NR 10 no Brasil?

Na década de 60, cresceu a discussão sobre a segurança de todos os profissionais que faziam trabalho de instalações elétricas e prestação de serviços relacionados. 

O Ministério do Trabalho e Emprego, publicou a Norma Regulamentadora 10 em 1978 para o benefício destes trabalhadores que colocavam em risco a sua própria vida. 

Entretanto, a norma ainda necessitava de atualizações imediatas, já que o número de acidentes continuava alarmante. Com isso, a NR 10 recebeu diversas atualizações, sendo a última atualização em 2004.

O que aborda um curso de SEP - NR 10?

Em um curso de SEP - NR 10 são abordados assuntos que atendem às exigências profissionalizantes da legislação, que visa a evitar acidentes de trabalhos para os eletricistas durante o serviço. O curso tem validade de 2 anos, assim que expirado, o profissional deverá fazer um atualização para manter sua licença.

Para entender melhor o assunto abordado em um curso de SEP - NR 10, é necessário saber quais são algumas das classificações de profissionais do ramo de energia elétrica, ditadas pelas regulamentações presentes na NR 10!

Os profissionais que são qualificados

De acordo com a NR 10, mais especificamente no item 10.8.1, os qualificados são capazes de comprovar a conclusão de um curso específico no ramo de energia elétrica, que seja comprovada eficiência pela avaliação do Sistema Oficial de Ensino ou reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).

Os profissionais habilitados

Pelo item 10.8.2 da NR 10, é estabelecido que trabalhadores legalmente habilitados são previamente qualificados, comprovando um registro de competência dito pelo conselho de classe. 

Um profissional formado em engenharia industrial elétrica, por exemplo, deve possuir um registro de formação com o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para habilitação e garantir que é realmente adequado ao serviço para que a segurança seja mantida.

Quanto custa um curso de SEP - NR 10?

O valor de um curso profissionalizante de SEP - NR 10 varia de instituição, modalidade e carga horária, partindo de R$99  a R$300 (online), podendo chegar até R$1.000 (presencial). 

Na Unova Cursos, o curso de SEP - NR 10 pode ser realizado gratuitamente, com carga horária de 60h. Você só paga uma taxa para emissão de certificado, se necessário. 

Cuidados com instalações elétricas

É preciso ter alguns cuidados na hora de mexer em uma instalação elétrica. Há um risco maior para aqueles que possuem crianças em casa. Confira:

  1. Mantenha as tomadas protegidas e preste atenção em fios desencapados, que podem ser tocados por alguém sem proteção.
  2. Sempre tenha certeza de desligar o disjuntor correto na hora de realizar uma manutenção na rede elétrica.
  3. Tenha cuidado com chuveiros elétricos, evite que equipamentos de energia fiquem próximos da água. Nunca apague um fogo provocado por um curto com água.

Qual é o salário e o mercado de trabalho para eletricistas?

Um eletricista ganha entre R$1.008 e R$2.800,77 a depender do cargo na empresa e do estado. Possui uma média salarial nacional de R$1.695,20, dependendo bastante do profissional, então quanto mais especializado maior será o salário.

Além de que o mercado para eletricista está sempre em alta, pois a demanda é muito grande por profissionais que auxiliem ou se mantenham em uma empresa para resolver diversos problemas. 

A qualificação com cursos diversos, como os oferecidos pela Unova, ajudam os candidatos a se destacarem na hora de uma entrevista. Não perca esta grande oportunidade!

Conteúdo Programático

  • História dos Sistemas Elétricos de Potência

  • Estrutura de um Sistema Elétrico de Potência

  • Geração de Energia Elétrica

  • Rede de Transmissão / Rede de Sub-transmissão

  • Rede de Distribuição

  • Características do Sistema Elétrico Brasileiro

  • Geração de Energia Elétrica no Brasil

  • Sistema Interligado Nacional

  • Transmissão de Energia Elétrica no Brasil

  • Sistemas de Distribuição no Brasil

  • Representação Esquemática de Sistemas de Potência

  • Tendências para o Mercado de Energia Elétrica

Célia correa sanes
Célia correa sanes
O curso e muito bom .
Amilton da silva
Amilton da silva
Ótimo
Gilson Jovalente Melo
Gilson Jovalente Melo
Muito bom parabéns!!
Kluivert Hamilton Oliveira Lopez
Kluivert Hamilton Oliveira Lopez
Incrível muito bom
Tarcio Lima da Silva
Tarcio Lima da Silva
Bom
Fabio Gomes
Fabio Gomes
Muito bom....recomendo
Enoque Emanuel Fernandes Silva
Enoque Emanuel Fernandes Silva
Muito bacana o material.
Walter Aparecido Santos Silva
Walter Aparecido Santos Silva
Muito bom
Jean paulo silva porto
Jean paulo silva porto
Muito bom o curso. Didático e explicativo
Taice Oliveira Nascimento
Taice Oliveira Nascimento
Muito bom
Gerlene Gomes dos Santos
Gerlene Gomes dos Santos
É um curso muito bom e capacitação para ajudar gente como a gente pode ficar
JAKSON CALDEIRA GOMES
JAKSON CALDEIRA GOMES
Apresentação e conteúdo muito bom.
Guilherme Vicente Silva
Guilherme Vicente Silva
Ótimo
Feliphe jobis Delaparte Jacinto
Feliphe jobis Delaparte Jacinto
Curso rápido, bem elaborado !
Maiko Augusto
Maiko Augusto
Excelente trabalho de estudo!
Matrícule-se Grátis

Por que escolher o nosso certificado?

Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com aquele resultado

[Certificado Unova Frente]
[Certificado Unova Verso]

O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.

Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.

Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.

A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 29,90 /por curso.

Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa, candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga, entre outras possibilidades.

perguntas e respostas

Por que estudar na Unova Cursos

SIM, todos os nossos cursos são Cursos Gratuitos que possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO

Acreditamos que todo o conhecimento deve ser acessível;

- Aqui você aprende primeiro, e é livre para escolher se quer o certificado ou não.

- Escolhemos dar liberdade aos nossos alunos.

Por isso você estuda primeiro e caso goste do curso e queira o certificado você pode adquirir o certificado pagando apenas R$29,90.


IMPORTANTE(O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão).

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

CLIQUE AQUI para ver um vídeo de como efetuar a matrícula em um Curso Gratuito

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Após matrícula você terá direito de acessar o curso por 1 ano. Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar! Já os vídeos não é possível baixa-los.

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a adquirir ou emitir o certificado digital.

A Unova Cursos se orgulha de manter uma relação de transparência com os seus alunos, deste modo, convém eliminarmos uma dúvida.

 

A Unova Cursos é credenciada junto ao MEC? 

 

Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação.

 

E somente credencia Instituições de Educação Superior - IES.Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

 

Nossos certificados são embasados pela lei Nº 9.343, de 20 de dezembro de 1996. Que preza pela educação abrangente, focando em todos os processos formativos desenvolvidos, tanto na vida familiar, quanto no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa.

Orientamos que sempre LEIA O EDITAL e verifique se são aceitos CURSOS LIVRES DE APERFEIÇOAMENTO.

Deve-se também consultar os regulamentos próprios da instituição ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO

 

Acreditamos que todo o conhecimento deve ser acessível;

 

- Aqui você aprende primeiro, e é livre para escolher se quer o certificado ou não.

 

- Escolhemos dar liberdade aos nossos alunos.

 

Por isso você estuda primeiro e caso goste do curso e queira o certificado você pode adquirir o certificado pagando apenas R$29,90.

 

Ao solicitar seu Certificado, você está não apenas investindo em seu futuro, mas ajudando a Unova Cursos, pois acreditamos que através do conhecimento, você exerce sua liberdade.

 

E queremos construir uma sociedade onde o conhecimento seja acessível a todos.

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Extensão universitária (Completar horas extracurriculares);
- Participar de Progressão Funcional;
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

IMPORTANTE:
Para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa...

IMPORTANTE:
Para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Estudar o curso;

2 – Ser Aprovado na Avaliação Online;

3 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital no valor de R$29,90.

(O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.


O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

 

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento; geralmente, se pagar em horário bancário, no outro dia pela manhã o certificado digital já estará disponível;

 

b) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

 

Você receberá um e-mail da Unova Cursos informando quando seu pagamento for aprovado, assim que receber esse e-mail acesse seu ambiente virtual que o certificado já estará liberado.

 

Lembrando que o valor de R$ 29,90 é referente ao Certificado Digital . (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão).

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Porém caso deseje receber o certificado impresso você pode efetuar o pagamento de R$25,00 referente a taxa de envio do certificado. 

Você pode selecionar a opção de recebimento antes de fechar o pedido e efetuar o pagamento do certificado. 

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.


NÃO, os nossos cursos são de nível básico (livres), servem apenas para atualização/qualificação. O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico.

Cada curso possui sua própria carga horária.

 

Acesse a página do curso de seu interesse e verifique sua carga horária.

 

Nossos cursos possuem carga horária de 20h a 100h.