Curso Gratuito deBásico de NR10

Aprenda sobre NR10 Matricule-se já no Curso Gratuito Online da Unova Cursos. Com opção de emitir o Certificado!

Carga Horária de 50 horas

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

4.8
(118) comentários
13K Matrículas Nivel Básico
Matrícule-se Grátis

Todos os cursos gratuitos de Indústria e Tecnologia da Unova Cursos possuem certificado pago no valor de R$29,90.

Segue mais alguns cursos que achamos que pode ser interessante para você: NR 35 Básico, Básico de NR10, Gestão da Produção, Planejamento e Controle de Obras, NR 20 Básico - Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado de R$29,90.

Os cursos de NR's da Unova Cursos NÃO são assinados por Engenheiros ou qualquer outro profissional relacionado à área do curso.
 
Nossos cursos são Cursos Livres de Aperfeiçoamento, servem apenas para enriquecer o seu currículo, conforme especificado em nosso site.

 Informações Importantes!

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

Tipo: Curso Livre 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador com acesso a internet. 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

- Estudar várias vezes o conteúdo apresentado no curso;
- Anotar algumas observações importantes do conteúdo;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

Básico de NR10


O curso básico de NR10 é voltado para o aprendizado de maneira teórica, de forma a embasar e preparar o profissional para aplicar na prática o aprendizado. Essa norma é voltada para profissionais que trabalhem, de forma direta ou indireta, em instalações elétricas ou serviços voltados para a eletricidade.

Ao decorrer do texto será detalhado sobre esse curso, que é ainda pouco conhecido, por ser uma derivação do curso de Segurança no Trabalho. É um recorte direcionado aos trabalhadores que lidam com eletricidade e é de grande importância para o currículo e a prática profissional dessa área. Nos próximos tópicos será apresentado o curso, quem pode fazê-lo, sua carga horária e conteúdo.

Para quem estiver interessado em aprender mais sobre essa área, continue a leitura e descubra como esse curso pode complementar seus conhecimentos. Ao longo do texto, aprofundaremos sobre suas principais utilidades, onde serão retiradas muitas dúvidas a respeito do curso e da área de atuação desses profissionais.

O que é NR10?


A NR10 é uma norma regulamentadora bastante conhecida entre os profissionais que trabalham na área elétrica, e também deveria ser conhecida por toda população. Essa norma possui especificações focadas para a manutenção da segurança dos trabalhadores que exercem serviços que lidam com eletricidade, de forma direta ou indireta.

Nesta norma há informações sobre os perigos que a eletricidade pode fornecer e os cuidados que devem ser tomados por todos que a utilizam. Dessa forma, o principal objetivo da NR10 é regulamentar essas atividades, para que sejam evitados acidentes causados pela eletricidade.

Com essa norma, foi reduzido de forma significativa o índice de acidentes entre profissionais diretamente envolvidos na instalação, manutenção e operação de aparelhos elétricos e mecânicos. Essa diminuição de acidentes é um dos pontos que provam a eficácia e necessidade da Norma Regulamentadora 10.

A N10 também determina que todos os profissionais que trabalham nessa área devem fazer um curso básico sobre suas normativas como forma de treinamento. Ela também estabelece o direito do profissional de recusar qualquer atividade que não tenha tomado as medidas necessárias para garantir a sua segurança no exercício do serviço.

O que aborda um curso básico de NR10?


O curso básico de NR10 é totalmente voltado para a Segurança do Trabalho, essa Norma aborda, principalmente, a segurança para profissionais que lidam com eletricidade. Com a capacitação dos profissionais dessa área é possível evitar diversos tipos de acidentes das mais variadas proporções, desde que a norma seja aplicada.

A regulamentação das Normas de segurança e saúde no trabalho é feita pelo Ministério da Economia através da Secretaria de trabalho, esse é o primeiro ponto abordado, de maneira geral, no curso. Também é abordado sobre os EPI (Equipamento de Proteção Individual) e os EPC (Equipamento de Proteção Coletivo) necessários.

Ao decorrer do curso é ensinado ainda sobre a rotina de trabalho em quem exerce funções em áreas elétricas/mecânicas e os procedimentos realizados. Nele também se aprende a respeito da documentação de Instalações Elétricas, e orienta as empresas como está com a documentação dentro dos padrões estabelecidos pela Norma. 

O Curso online básico de NR10 da Unova Cursos também cita os acidentes de origem elétrica, os riscos adicionais e os primeiros socorros a serem feitos de acordo com o tipo de acidente. Além disso, também há informações sobre combate e prevenção de incêndios, as responsabilidades, o objetivo e o campo de aplicação do profissional formado nessa área. 

Qual é o objetivo do curso?


Dentro do próprio conteúdo programático do curso, há o objetivo principal dele e os campos onde o profissional dessa área pode atuar. Mas, para tirar todas as dúvidas a respeito desse tópico, o objetivo principal é capacitar o profissional interessado ou reciclar o profissional veterano, para que ele se diferencie dentro do mercado de trabalho.

Esse curso também procura ensinar de maneira que garanta a autonomia dos alunos que se matricularam, pois fornece aulas totalmente online. O aluno conta com a carga horária de 50 horas, e o acesso pode ser feito pela TV, computador, celular ou por algum dispositivo móvel que contenha acesso a internet.

A quem se destina o curso básico de NR10?


Esse curso é destinado a todas as pessoas que desejam aumentar seus conhecimentos a respeito do assunto, principalmente, profissionais da área. Os profissionais da área de Segurança do Trabalho e/ou da área da elétrica, ao fazer o curso, possuem um diferencial dentro do seu currículo, pois são abordados temas específicos de sua formação.

Além dos profissionais da Segurança do Trabalho, e das pessoas interessadas em acrescentar especializações em seu currículo, há também a população. É de grande importância que qualquer membro da sociedade faça esse curso, pois nele há métodos de prevenção, que podem evitar até mesmo acidentes domésticos com eletricidade. 

Por que é importante ter o básico de NR10?


O curso é relevante para quem busca maiores conhecimentos sobre as condições necessárias para que trabalhos e projetos que envolvam eletricidade possam ser executados em segurança. Além de ser importante para quem quer a certificação para enriquecer o currículo e melhorar as chances de conquistar uma vaga de emprego. 

Além dos benefícios para profissionais da área de Segurança do Trabalho, e para profissionais de outras áreas, há também a prevenção de acidentes. A partir do conhecimento dessa norma, é possível evitar alguns acidentes e conhecer os primeiros socorros que devem ser feitos após acidentes.

Ao ter sido capacitado pelo curso básico de NR10 o profissional se destaca dentro de uma empresa, pois terá conhecimento sobre prevenção de acidentes, que poderiam causar problemas severos à empresa.

Diante disso, se faz necessário e benéfico também para toda a população se informar a respeito das informações presentes nesta norma, visto que se interage com eletricidade também em ambiente domiciliar e a possibilidade de acidentes é diário.

Uma das maneiras mais assertiva e acessível de informar é por meio do curso, pois a pessoa que assiste pode rever as aulas e acessá-las por meio do celular, dentro de sua casa, em uma linguagem mais simples do que a linguagem da norma.

Qual é o salário e o mercado de trabalho para quem fez o curso?


O mercado de trabalho para quem fez o Curso Básico de NR10 vai depender das outras formações do profissional em questão. Alguns profissionais se formam em Segurança do Trabalho, e para esses, o mercado de trabalho será o mesmo da sua formação, porém, com uma especialização a mais.

Esse curso também é importante para todos os profissionais que trabalham diretamente na parte elétrica ou mecânica das empresas e indústrias. A remuneração irá depender do cargo que o profissional irá ocupar, e se há outras formações, seja nessa área de Segurança ou em outras. 

Quanto custa um curso de Básico de NR10?


A cobrança é feita apenas pelo certificado do curso, e o aluno pode optar por ter o certificado ou não, porém, vale lembrar que o certificado comprova a sua participação no curso.

O curso cobra uma taxa de R$29,90 pela emissão do certificado, esse certificado é digital, e pode ser emitido para impressão. Apesar de ser opcional, é muito importante para o profissional ter esse certificado, ele é legalizado e válido por todo território brasileiro. 

A Unova Cursos oferece mais de duzentos cursos oferecidos de modo EAD, e a carga horária se diferencia de acordo com o curso desejado. Nossa empresa acredita que o ensino deve ser acessível, portanto, não é cobrada nenhuma taxa ao interessado que se inscreve e vê as aulas do curso.

Caso tenha permanecido alguma dúvida sobre o curso básico e NR10, você pode entrar em contato conosco por um dos canais de atendimento ao cliente ou deixar um comentário logo abaixo.

Conteúdo Programático

  • Objetivo e Campo de Aplicação

  • Medidas de Controle

  • Segurança em Projetos

  • Segurança na Construção – Montagem - Operação e Manutenção

  • Segurança em Instalações Elétricas Desenergizadas

  • Segurança em Instalações Elétricas Energizadas

  • Trabalhos Envolvendo Alta Tensão (AT)

  • Habilitação – Qualificação - Capacitação e Autorização dos Trabalhadores

  • Proteção Contra Incêndio e Explosão

  • Sinalização de Segurança

  • Procedimentos de Trabalho

  • Situação de Emergência

  • Responsabilidades

  • Disposições Finais

  • Glossário

  • Anexos

Carlos Alexandre  De Oliveira
Carlos Alexandre De Oliveira
Ótimo
Missiene Amorim gomes
Missiene Amorim gomes
10
Roberto da Silva
Roberto da Silva
Bom mas narrativa pode ser melhorada.
Nilson Oliveira
Nilson Oliveira
Boa noite muito bom 10
Leonardo Abreu Teles
Leonardo Abreu Teles
muito bom o curso, estao de parabens
Matusalém Oliveira Campos
Matusalém Oliveira Campos
O curso é Ótimo, Parabéns.
Gil ribeiro
Gil ribeiro
Nota 10 ótimo curso
Waldemir chagas
Waldemir chagas
Curso muito bom, o professor faz uma narrativa de fácil aprendizagem.
Anastácio Cirineu de Barros
Anastácio Cirineu de Barros
A iniciativa de vocês é realmente espetacular! Esse curso de NR -10 é importante para os eletricistas e infelizmente precisamos realizar a cada 2 anos, no qual é necessário dispor sempre do valor do curso no qual se torna inviável disposto que o salário de um eletricista é incompatível com a realidade para sobreviver e ficar bancando cursinhos de reciclagem...
mauricio ferrari
mauricio ferrari
nota 100000... curso excelente
VALDEIR OLIVEIRA SILVA
VALDEIR OLIVEIRA SILVA
Ótimo conteúdo, parabéns para os criadores.
Willins Barbosa Barroso
Willins Barbosa Barroso
Muito bom o curso
Daniel almeida
Daniel almeida
Excelente
Michael Kennedy Silva
Michael Kennedy Silva
Curso muito bom parabéns.
Jucelino Jose de Lima
Jucelino Jose de Lima
otimo
Matrícule-se Grátis

Por que escolher o nosso certificado?

Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com aquele resultado

[Certificado Unova Frente]
[Certificado Unova Verso]

O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.

Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.

Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.

A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 29,90 /por curso.

Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa, candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga, entre outras possibilidades.

perguntas e respostas

Por que estudar na Unova Cursos

Na Unova Cursos você encontra diversas vantagens e se prepara para o mercado!

Sim! Todos os cursos da nossa plataforma são totalmente gratuitos. No entanto, a emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Acesse a aba do cursos que deseja e clique na opção “fazer matrícula”.

Não existe um limite. Você pode se matricular em quantos cursos desejar.

A partir da matrícula você tem um ano para fazer as aulas. As apostilas e slides podem ser baixados, mas as videoaulas não.

Não é exigido um tempo mínimo e a carga horária varia de curso para curso.

Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Nossos programas se encaixam no formato curso livre.

Não. A emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Sim. Nossos certificados são válidos em todo o país.

 

No entanto, para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

 

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim. Os nossos certificados podem ser usados para preencher horas extracurriculares. Mas deve-se sempre consultar a instituição para se certificar de que eles serão aceitos, uma vez que cada uma segue suas próprias diretrizes. 

A emissão de certificados é feita após a aprovação na prova online e o pagamento da taxa de emissão.

Você receberá um e-mail da Unova confirmando a liberação do certificado. O pagamento pode ser feito via boleto bancário com liberação, normalmente, em até três dias úteis. Ou cartão de crédito que tem liberação imediata.

Não enviamos o certificado pelo correio. Ele fica disponível em ambiente digital. No entanto, caso deseje tê-lo impresso, você pode efetuar o pagamento de R$ 25,00 referente a taxa de envio do certificado.

O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico e não aceitam certificados de cursos da modalidade livre.

Cada curso possui sua própria carga horária, verifique na página do curso desejado qual é a sua carga horária.