Tudo sobre e-Social

Imagine suas informações fiscais em um só lugar, de fácil acesso e conectado a Receita Federal, evitando fraudes, atrasos em pagamentos e com tudo o que uma empresa precisa para ficar em dia com o fisco?

Essa é a proposta do E-Social, projeto do Governo Federal Brasileiro, que visa digitalizar todas as informações fiscais das empresas e contribuintes, integrando dados e tornando um sistema de escrituração fiscal mais rápido, eficiente e seguro.

Além da Receita, órgãos como o INSS- Instituto Nacional do Seguro Social, MPS- Ministério da Previdência, MTE- Ministério do Trabalho e emprego e Caixa Econômica Federal fazem parte do sistema.

Este é um importante avanço para tornar as informações fiscais mais fáceis de acesso e menos chances de fraudes, além de tornar empresas mais seguras a quem compra e negocia. 

Para compreender o que é o E-Social, seu conceito principal, os benefícios para as empresas e como aderir ao programa, você encontra nesse artigo completo. Confira. 

O que é o E-Social?

Com o avanço da tecnologia processo de digitalização, o Governo Brasileiro implementou algumas medidas para modernização das obrigações trabalhistas para as empresas do país. 

Uma das medidas é o e-Social, sistema integrado que simplificou e unifica o envio das informações empregatícias e documentação fiscal.

O e-Social é um projeto lançado em 2014 com objetivo de fazer a prestação de contas e informações trabalhistas e previdenciárias. Além disso, são exigidas informações da empresa quanto ao fisco e que através desse sistema, ficou mais fácil e rápida. 

Toda lei está disposta no Decreto nº 8.373 de 2014, legitimada pela presidente em exercício Dilma Roussef e implementada apenas a partir de 2018 em todo país. 

Por que o E-Social é importante?

Antes do E-Social, empresas em todo país enviavam suas informações para diversos órgãos diferentes e separadamente. 

Ministério do Trabalho, Previdência Social e Receita Federal, tinham datas e exigências distintas quanto a documentações, o que tornava o custo e burocracia muito grande quanto as informações. 

Além disso, isso demandava tempo e esforço e aumentava as chances de erros e inconsistências nas informações, fora a falta de informações, o que poderia levar a multas posteriores.

Com o e-Social, estas informações trabalhistas, além de previdenciárias entre outras, passaram a ter envio eletrônico e por meio de um único sistema.

Dessa forma, houve uma série de benefícios que facilitaram a vida das empresas e agilizaram os processos junto ao Governo Federal, Estadual e Municipal. 

Para as empresas, houve a simplificação do envio das informações e reduziu drasticamente a burocracia. 

Para o governo, o sistema concedeu melhor acesso às informações e facilitou a fiscalização dos cumprimentos das leis previdenciárias e trabalhistas.

Quais os benefícios do E-Social para as empresas? 

O E-Social veio para tornar mais fácil, prático, seguro e rápido, serviços antes onerosos e burocráticos. 

Uma das principais vantagens é a redução de papeis. Antes do serviço, era necessário o preenchimento de formulários e documentos físicos e com envio para entidades diferentes. 

O sistema veio para tornar tudo digital e exigindo o armazenamento digital ou online em nuvem e não mais físico. 

Portanto, além da economia em custos com papel e impressão, também existe a contribuição indireta com a preservação do meio ambiente.

Outro ponto positivo é a simplificação nos envios e informações, com preenchimento automático para campos repetidos e sistema que envia os dados automaticamente para os órgãos competentes. 

O sistema integrado do E-Social faz validações automáticas e isso elimina quase que por completo os erros de informações. Assim, fica mais fácil identificar inconsistências e o aviso ao empregador das correções necessárias é mais rápida, evitando ônus.

Com isso, a transparência e o controle das informações são maiores, dando mais segurança para todas as partes. 

Para o trabalhador, os benefícios consistem na garantia do acesso a todos direitos trabalhistas e previdenciários com mais efetividade e segurança.

Por exemplo, o empregado tem acesso a suas informações pessoais e todos os registros trabalhistas e previdenciários como ponto, férias, contribuições previdenciárias, entre outros.

Apesar de todos os pontos vantajosos, para empresas antigas e de grande porte, modernizar todo o sistema demandou de um esforço em digitalizações, arquivamentos e padronização de informações. 

Por isso, o E-Social só foi oficializado em 2018 com até 2019 para sua implementação completa em todo país.

Principais funcionalidades do E-Social 

Com inúmeras funcionalidades, o E-Social integrou sistemas burocráticos da Federação, como INSS e Ministério do Trabalho e elucidou vários cadastros e registros importantes. Confira a seguir alguns deles:

  • CAT: Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • CD: Comunicação de Dispensa;
  • CAGED: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  • GFIP: Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
  • DIRF: Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • GPS: Guia da Previdência Social;
  • Folha de pagamento;
  • GRF: Guia de Recolhimento do FGTS;
  • RAIS: Relação Anual de Informações Sociais. 
  • MANAD: Manual Normativo de Arquivos Digitais;
  • Livro de Registro de Empregados.

São ao menos 15 obrigações que se tornaram mais simples de fazer e possuem verificações e atualizações no sistema do Governo Federal.

Dessa forma, fica mais fácil fazer fechamento de folha de pagamento, informe de rendimentos para declarações na Receita Federal e até mudanças cadastrais. 

Curso E-Social Empresas grátis online da Unova Cursos

Por décadas, as empresas se viram em um emaranhado de burocracia e documentações que dificultavam as informações ao fisco, além de favorecer golpes e custos desnecessários. 

Com os avanços da internet, ficou cada vez mais rápido e fácil trocar dados com segurança e, assim, foi criado o E-Social.

Esse é um dos dispositivos legais e digitais da atualidade, que mais facilitam a vida dos empreendedores e nesse post, você conheceu os principais pontos dessa proposta.

Para entender melhor como funciona e aderir ao programa, faça o curso E-Social. Aprenda o básico sobre o assunto e saiba como implementar e tornar sua empresa mais moderna e com seus dados atualizados com o Governo.

Faça um curso 100% online e gratuito, com ensino livre e perfeito para tornar seu currículo completo.

Nossos cursos oferecem opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. O melhor conteúdo EAD e ambiente digital intuitivo e completo. Invista agora em você com a UNOVA Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.