Cool Hunters

Como prever o sucesso de seu negócio? Essa é uma das funções do Cool Hunters.

Com os avanços da transformação digital e dinamismo do mundo atual, as rápidas mudanças assustam e acabam levantando hipóteses que geralmente se restringem apenas a uma ideia ou suposições vazias.

Para garantir que as empresas de hoje se mantenham para um futuro promissor e mais previsível, surgiu a profissão de Cool Hunter.

A área já é uma realidade no exterior, se tornando mais concorrida no Brasil nos últimos anos.

Para saber mais sobre o que é essa profissão, seu impacto nas empresas e como se tornar um profissional respeitado no mercado, confira tudo neste post.

O que é Cool Hunters?

Também conhecido como Cool Hunting, a palavra inglesa pode ser traduzida, ao pé da letra, como “caça ao que é legal no mundo”.

O termo é um neologismo americano que foi criado em meados da década de 1990 e refere-se a uma profissão que foca nas mudanças do mercado e como as empresas e o mercado podem se adiantar a essas novidades.

Assim, este é um gestor de inovação que prevê as tendências culturais no planeta e analisa como elas podem influenciar no mercado.

Através do trabalho deste profissional, é possível entender e fazer previsões mais claras e corretas do futuro quanto a empresa, seus produtos e serviços e o tipo de mercado que se revelará.

Portanto, o Tend Spotting, outro termo utilizado para designar este profissional, significa seguir a moda e buscar novas tendências em prol de seu mercado. 

Quais os benefícios e impacto do Cool Hunters nas empresas?

Os cool hunters identificam sinais e mudanças na sociedade, que favorecem a previsão mercadológica em diversos campos, desde a moda e o design, até a tecnologia e comportamento dos consumidores.

Eles buscam todos os impulsos que mostram as mudanças em um grupo ou no mundo e focam naquilo que está sendo mais procurado ou interessante no momento.

A partir daí, eles pesquisam e tecem teorias e teses baseados nessas mudanças, mantendo não só negócios atualizados, mas se adiantando em comparação a concorrência, no que diz respeito a inovação.

O objetivo do cool Hunter é encontrar o que está “na moda” e agilizar as mudanças antes que se torne mainstream, outro termo muito utilizado nesse setor e que se refere a algo convencional, comum.

O maior benefício que estes profissionais oferecem a uma empresa, é a rapidez nas informações e a previsibilidade em acertos, favorecendo o negócio frente aos concorrentes. Confira estes benefícios na prática:

  • Liderança no nicho de mercado

Um dos benefícios dos serviços que o Cool Hunter oferece, é de tornar a empresa em um líder de nicho de negócio e vendas.

Muitas marcas no mercado, acabam se destacando mais que outras, pois conseguem explorar melhor suas potencialidades e se adiantar em relação aos concorrentes.

  • Conhecimento profundo do público-alvo

Outro fator benéfico do trabalho de um cool hunting é de fazer muita pesquisa e investir pesado em relacionamento com o cliente, o que favorece um conhecimento aprofundado dos comportamentos de compra dos seus consumidores.

O cliente prefere comprar em loja física? Nas online, o que o deixa mais inseguro para fechar uma compra? Qual o perfil do cliente? Que tipo de promoção mais o atrai?

São questões como essas que o profissional faz e coleta informações que irão auxiliar na hora de oferecer valor ao cliente, além do preço.

  • Inovação

Eis o ponto fundamental do trabalho de um Cool Hunting: a Inovação. Inovar o tempo todo, não é uma tarefa fácil, mas o profissional que está sempre atento as tendências, consegue, sim, sair na frente.

Apesar dos benefícios, é preciso entender o impacto que a profissão e o profissional causam nas empresas.

Grande parte dos negócios, em especial, na indústria e empresas como startups e inovação, buscam este profissional no mercado, pois entendem que não basta ter ideias e conhecer o mercado superficialmente.

É preciso entender de demanda, do que essa demanda quer e precisa e até onde estão dispostos a investir.

A Coca Cola, por exemplo, está sempre inovando em produtos e ações da marca, enquanto fortalece seu nome e bebida que se mantém na receita há mais de 100 anos.

Já outro exemplo do que não deve ser feito, é o que ocorreu recentemente com a cerveja Blue Light, que tem como público-alvo homens jovens, mas acabou errando na publicidade ao colocar uma mulher trans como “garoto-propaganda”.

A ação não agradou grande parte do público-alvo que não se sente representado e, por outro lado, existe uma polarização quanto a possível transfobia, enquanto a empresa dona da marca, já amarga a perda de mais de 5 bilhões de dólares.

Portanto, o profissional deve possuir grande responsabilidade de observação do público e ao ver a necessidade de mudanças, fazê-lo com cuidado, aos poucos e sempre de olho no que o usuário deseja, sem perder a marca de vista.

Como tornar-se em um profissional Cool Hunting?

Os cool hunters são geralmente profissionais de formação original em propaganda e marketing, designer, jornalismo ou relações públicas.

Podem ser contratados ou consultores autônomos, utilizando uma série de técnicas que identificam as tendências emergentes.

Isso inclui observação de comportamentos e hábitos de pessoas e do consumidor tanto em lojas como em locais públicos, análise de dados de vendas, além de pesquisas de mercado, análise de redes sociais e entrevistas com líderes de opinião como influencers, por exemplo.

O perfil profissional consiste em um trabalhador comunicativo, sagaz e organizado, além de atencioso, prático e com bons conhecimentos em pesquisa e técnicas de marketing.

Ter noções básicas em design gráfico e domínio de redes sociais, além de idiomas como o inglês, são diferenciais competitivos válido nesse mercado.

Curso de Cool Hunting gratuito e online

Se você pretende se tornar em um profissional Cool Hunter de sucesso, faça o curso Cool Hunters- Caçadores de Tendências da UNOVA Cursos.

Nele, você aprenderá os principais conceitos e o dia a dia do profissional da área e estará capacitado para o mercado de trabalho.

Curso grátis, online e com material didático digital, além de opção de certificado válido e reconhecido em todo país. Matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.