8 passos para elaborar seu plano de carreira

Elaborar um plano de carreira é a melhor maneira de ingressar de forma correta no mercado de trabalho e percorrer um caminho sabendo o que se quer para o futuro. A maioria das pessoas acham desafiador o processo de criação de um plano de carreira, mas com estes passos pode ficar mais fácil.

Por isso, se você deseja evoluir profissionalmente, precisa entender muito sobre o que deseja, um plano de carreira é a melhor maneira de descobrir quais são os passos seguintes.

Construir uma carreira de sucesso dá trabalho, exige esforço, dedicação e também planejamento. E é isso que iremos te mostrar neste post.

1 – Conheça mais sobre você 

O autoconhecimento é fundamental para elaborar um plano de carreira bem sucedido. Isso porque não é recomendado que você saia desta etapa sem se conhecer direito e corra o risco de, quando chegar lá na frente, descobrir que não era essa a carreira que queria.

Ao se conhecer você aprende um pouco mais sobre os seus gostos, habilidades, fraquezas e todos os detalhes necessários para definir o seu objetivo profissional. Portanto, sair em busca do autoconhecimento é absolutamente necessário para começar a elaborar um plano de carreira. 

Veja algumas formas de buscar autoconhecimento

  • Faça terapia
  • Fale com um consultor de carreiras
  • Faça intercâmbio
  • Viva experiências: viagens, trabalho voluntário, hobbies, trabalhos freelancer, relacionamentos.

Ao elaborar um plano de carreira, você precisa saber alguns detalhes sobre você, como por exemplo, se prefere trabalhar de casa ou alocado, se precisa de rotina rígida ou liberdade de horário, quais são as suas habilidades e competências mais relevantes, entre outros detalhes.

O autoconhecimento é o caminho para você descobrir o que gosta e o que não gosta, o que sabe fazer bem, os que precisa melhorar e o que definitivamente deixar de lado.

Outro ponto importante a ser analisado é a questão dos seus valores e princípios. Muitas pessoas mudam de carreira ou de empresa por conta dessa questão. Conviver com o peso de não viver dentro dos seus princípios e valores não vale a pena, por isso, procure saber quais são eles.

, 8 passos para elaborar seu plano de carreira

2 – Descubra o que você quer fazer na sua carreira

Depois de se conhecer melhor, você já tem alguma ideia de quais são os possíveis caminhos para se traçar um plano de carreira. Comece listando aquilo que mais te interessa para saber quais são suas opções de caminho disponíveis e se é possível criar um caminho novo que você mais se identifique.

Pesquise, converse com pessoas e saiba mais sobre o mercado naquilo que mais te interessa para descobrir se realmente é isso que você quer. Quanto mais certeza você tiver, maior serão as chances de você acertar o seu plano.

3 – Converse com profissionais que você admira

Escute a voz da experiência de quem já passou por tudo que você vai precisar passar para chegar lá. Encontre profissionais no seu ramo de interesse para conhecer mais quais foram seus desafios, arrependimentos, suas surpresas e qual a visão que eles têm do mercado para o futuro.

É importante aprender com que já percorreu todo o caminho, pois são estes profissionais que vão te ajudar a trilhar e te mostrar o que deve ou não ser feito para ter uma carreira de sucesso no ramo que você escolheu.

, 8 passos para elaborar seu plano de carreira

4 – Faça networking 

Para se inserir no mercado de trabalho e conhecer mais sobre os desafios de cada profissional é preciso estar bem relacionado. O networking é a melhor maneira de conhecer profissionais, trocar experiências e fazer contatos que podem ser relevantes para a sua carreira.

Veja algumas maneiras de fazer networking:

  • Participe de eventos profissionais
  • Crie uma conta no LinkedIn
  • Aborde profissionais nos grupos de Whatsapp, LinkedIn, Facebook e outros
  • Seja apresentado por meio de amigos em comum

Fazer networking te ajuda, além de conhecer o mercado, a estar por dentro das oportunidades antes que outros profissionais e alguns outros benefícios.

5 – Desenvolva habilidades e competências

Para ter um bom currículo você vai precisar, além de experiência, algumas boas habilidades e competências para se tornar um profissional de valor, seja em qual área escolher seguir o seu caminho profissional.

Algumas das habilidades que você pode adquirir são:

  • Inglês e espanhol fluente
  • Habilitação de motorista
  • Informática
  • Programação básica
  • Marketing digital
  • Comunicação para falar em público
  • Inteligência emocional
  • Trabalho em equipe
  • Liderança
  • Design gráfico básico
  • Negociação e vendas

Com estas habilidades você tem muito mais chances de conseguir o seu primeiro emprego e adquirir experiência para ir subindo na sua carreira escolhida.

6 – Trabalhe como freelancer ou estagiário

Se você ainda não se conhece o bastante para elaborar um plano de carreira, aproveite este tempo para adquirir experiência em trabalhos freelancer ou como estagiário. 

Essa é uma maneira de provar ao mercado que você tem valor, ganhar experiência, conhecer seus gostos profissionais e ainda ganhar algum dinheiro.

É certo de que estes devem ser empregos temporários, unicamente para os objetivos descritos acima, mas estes são trabalhos de muito valor para você e seu currículo.

7 – Pesquise sobre sua área de interesse

Se você já se interessa por algo, faça a sua tarefa de casa e aprenda tudo que precisa sobre este ramo para te ajudar na elaboração do seu plano de carreira.

Pesquise nos sites das empresas, no Google, converse com profissionais e tenha todas as informações que precisa para elaborar o seu plano. 

Quanto mais você souber sobre o seu mercado de atuação, melhores são as suas chances de ter um plano de carreira mais objetivo e certeiro.

8 – Conheça o método KFC

No livro “Como convencer alguém em 90 segundos, de Nicolas  Boothman” o autor descreve sobre um método muito interessante chamado de KFC.

O método consiste em três etapas principais:

  • Know what you want (Descubra o que você quer)
  • Find what you getting (Observe o resultado obtido)
  • Change what you do until you get what you want (faça mudanças até conseguir o que deseja).

Basicamente você vai precisar saber o que você quer para a sua carreira e trabalhar para conseguir aquilo que deseja. 

Depois disso, você precisará analisar os resultados que está tendo e ver se eles estão de acordo com o que você espera para chegar no objetivo desejado.

Por último, você deve organizar estes feedbacks e fazer mudanças nas suas ações para se adequar ao caminho certo e conseguir os seus resultados ainda mais rápido.

Este método é uma espécie de tentativa e erro. O autor sugere que é ineficiente você fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes, então é preciso estar em constante atualização do seu plano para obter resultados melhores.

Conclusão

Depois de passar por todos estes passos, você está pronto para ter um plano de carreira bem estruturado. Lembre-se de deixá-lo em constante atualização, pois o mercado muda, as pessoas mudam e você não pode esperar que conseguirá bons resultados com a mesmice.

Quando tiver o plano bem estruturado, é hora de partir para a ação, colocar a mão na massa e fazer acontecer. A prática é a melhor forma de descobrir se o seu plano de carreira funciona e em que parte precisará de ajustes.

Gostou dos passos para criar o seu plano de carreira? Deixe o seu comentário ou dúvida logo abaixo e compartilhe este conteúdo com outros amigos que podem ser ajudados com essas informações.

2 Comentários