Curso Nr 6 Básico

Dependendo do trabalho e sua periculosidade, o NR 6 entra como um auxiliador do profissional, para garantir sua saúde e integridade física, através de equipamentos e dispositivos de segurança.

Protetores auriculares, óculos de proteção, máscaras com filtro, capacete para proteger a cabeça e cintas, fechos e ganchos, garantem a segurança dos olhos, dos ouvidos, da cabeça e enfim, de todo corpo, seja em alturas elevadas ou em qualquer local que ofereça riscos.

O NR6 é um das muitas Normas regulamentadoras e ela descreve inúmeras regras que quando cumpridas da maneira certa, podem salvar vidas e garantir um trabalho perfeito e saudável. Veja o que é o NR 6 Básico e quais as melhores dicas para seguir as regras impostas nessas normas.

O Que é NR6

A Norma Regulamentadora número 6 estabelece que todo EPI- Equipamento de Proteção Individual, deve ser usado pelo trabalhador, protegendo de riscos a saúde e segurança física, e a empresa a qual o trabalhador presta serviços, deverá fornecer esse equipamento de forma obrigatória e gratuita.

Os EPI´s deverão ser novos e sem defeito, conservados e em perfeito funcionamento. O EPI varia conforme a área de trabalho, ou seja, áreas que tenham riscos de acidentes nos olhos, devem por obrigatoriedade ter o uso de óculos, de proteção. Áreas molhadas, o trabalhador deverá usar galochas de borracha para evitar quedas, e etc.

Quanto mais arriscado for o trabalho, maior será o cuidado com a segurança e uso do EPI. Profissionais que lidam com alturas extremas, precisam usar cintas como de escaladores, para que não haja acidentes fatais. Profissionais que lidam com o fogo, como bombeiros, precisam de roupas especiais e máscaras para não inalar fumaça.

É fundamental e obrigatório que as empresas oferecem treinamento específico de como o profissional deverá usar todos os equipamentos e dispositivos. Conhecer e dominar o uso desses EPI´s, irá garantir sua segurança e de toda sua equipe.

Dicas E Regras Da NR6

O Brasil é um dos países com mais casos de acidentes de trabalho do mundo. Infelizmente, muitos desses acidentes se tornaram fatais, por conta da falta de atenção e habilidade dos trabalhadores que usavam os equipamentos.

Além da empresa fornecer o equipamento e treinar o profissional, é essencial que este domine com excelência o uso do EPI, para que sua utilização seja feita com sucesso em seu trabalho.

Regras Da NR6

 Portanto, algumas dicas são valiosas para que a segurança seja aplicada corretamente:

  • Nunca troque de luvas se o seu superior não autorizar. Se caso as atuais não estiverem mais em condições de uso, peça um novo par e nunca faça isso por conta própria, pois isso pode acarretar em advertências e ser uma atitude insegura, já que uma nova luva pode dar alergias, ficar muito apertado ou folgada e se tornar perigosa;
  • Nunca reaproveite EPI de uso pessoal como proteção de ouvido por exemplo. Esse tipo de equipamento é muito pessoal e pode transmitir doenças. Sempre use EPI novo;
  • Para os gestores, observem se os empregados não precisam de EPI´s que não sejam exatamente obrigatórios. Por exemplo, motoristas que dirijam o dia todo debaixo de sol e com alta luminosidade, pode necessitar de óculos escuros. Apesar de não obrigatório nas Normas, é interessante ter essa preocupação que a médio e longo prazo, irá trazer benefícios para saúde dos bons motoristas.

Aprenda Mais Sobre Nr6 Com Curso Online Gratuito

Uma das Normas mais importantes no mercado de trabalho, a NR6 se tornou necessária e importante para vários profissionais de inúmeras áreas com baixa e alta periculosidade. Curso Online Grátis de NR6, explica as obrigações, os EPI´s, leis e tudo o que regulamenta essa Norma, para segurança do trabalhador.

Sobre o Autor