o que são IST

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são um problema de saúde pública, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. 

No planeta, são ao menos 13 tipos de Infecções sexuais circulando em todas as camadas da sociedade. 

Em 10 anos, de 2008 a 2018, foram registrados 633 mil casos de infecções de origem sexual. O HIV no Brasil, teve aumento de 21% de casos. 

Causadas por vírus na grande maioria dos casos, mas também por bactérias entre outros micro-organismos, as ISTs ocorrem por conta do contato sexual, mas podem ser transmitidas, também, através da saliva, na gravidez e pelo sangue. 

 Tais infecções causam uma série de problemas de saúde como dor, infertilidade, complicações na gravidez e alguns tipos de câncer. As infecções sexuais podem ser tratadas e algumas possibilitam a cura. 

Neste artigo, discutiremos o que são as ISTs, como elas são transmitidas, como se dá o diagnóstico e os sintomas mais comuns das infecções mais conhecidas. Além disso, falaremos sobre as precauções em reduzir o risco de contrair e combater as infecções sexuais. 

O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis ISTs?

As ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) são infecções que são transmitidas através do contato sexual vaginal, anal ou oral. As infecções não respeitam classe social, ou identidade de gênero.  

A causa ocorre por uma variedade de microrganismos, incluindo bactérias, vírus, parasitas e fungos. 

Durante décadas, as ISTs foram classificadas como DSTs- Doenças sexualmente transmissíveis, porém, a terminologia foi descontinuada, já que infecções é a colocação mais aceita, por destacar transmissão que pode estar adormecida no organismo da pessoa, sem ter qualquer sintoma ou sinal visível. 

As infecções podem aparecer na forma de verrugas, corrimentos e feridas na região íntima do homem e da mulher. As mais comuns, são:

  • Clamídia;
  • Gonorreia;
  • Herpes genital;
  • HIV;
  • HPV;
  • Sífilis;
  • Tricomoníase.

Cada ISTs têm seus próprios sintomas e complicações e algumas são tratadas com antibióticos, enquanto outras são crônicas e requerem tratamento a longo prazo. 

É importante entender as diferentes ISTs e como elas são tratadas para que você possa tomar medidas para proteger sua saúde.

Como as ISTs são diagnosticadas?

Algumas ISTs podem ser diagnosticadas através de exames de sangue ou urina. No entanto, muitas requerem um exame físico ou teste específico. 

Por exemplo, a clamídia pode ser diagnosticada através exames vaginais ou urinário, enquanto a sífilis é diagnosticada através de teste de sangue. 

É importante fazer testes de ISTs regularmente se você estiver sexualmente ativo, mesmo que você não tenha sintomas. 

Conheça os sintomas mais comuns das infecções sexuais mais comuns:

  • Clamídia

A Clamídia é uma bactéria facilmente transmissível no contato sexual, e além da região genital, pode atacar a garganta e os olhos. 

Pode ficar adormecida por longos períodos e acomete tanto homens como mulheres. Os sintomas são corrimentos amarelados, dor ao urinar e sangramento na relação sexual. No homem, pode haver dor nos testículos. 

  • Gonorreia

A gonorreia é outra infecção causada por uma bactéria e quando não tratada corretamente, causa infertilidade. 

Em geral, a doença causa corrimentos tanto no homem quanto na mulher e como a clamídia, pode ficar adormecida no organismo por muito tempo. Dor pélvica é um dos sintomas mais característicos dessa patologia. 

  • Herpes Genital

Bolhas como pequenas verrugas, é um dos sinais mais claros da Herpes Genital, infecção causado por um vírus e que além desse sintoma, causa coceira, dor e íngua aumentada. 

A Herpes também pode ficar adormecida no organismo, mas em uma baixa de imunidade, pode aparecer na região íntima. 

  • HIV

O HIV é um vírus causador da Aids, doença descoberta no início da década de 1980 e que atualmente possui mais de 38 milhões de pessoas convivendo com o vírus no mundo. Só no Brasil, são quase 1 milhão de soropositivo

A Aids ataca o sistema imunológico e sem defesas naturais, o organismo fica exposto a vários tipos de doenças oportunistas como a pneumonia e outras que ocorrem com mais facilidade nesse caso como o câncer. 

  • HPV

O vírus do Papiloma Virus causa verrugas genitais que quando não tratadas pode causar câncer, inclusive, um dos causadores mais comuns do câncer de colo de útero. 

  • Sífilis

A Sífilis é uma das bactérias mais mortais assim como o HIV. Na antiguidade, a doença ceifou a vida de inúmeras pessoas e se manifesta em forma de uma ferida na região genital que se cura sozinha e semanas depois pode ocorrer irritações na pele que também passam. 

O último estágio pode acontecer muitos anos depois, causando desde problemas cardíacos até demência e cegueira. 

  • Tricomoníase

A tricomoníase é uma IST que causa dor ao urinar e secreções genitais e mais comum em mulheres. Causa parto prematuro e complicações na gravidez. 

Como as ISTs são tratadas?

O tratamento para ISTs varia dependendo do tipo de infecção. Algumas podem ser tratadas com antibióticos, enquanto outras podem ser tratadas com medicamentos antivirais. 

Clamídia e Gonorreia podem ser tratados com antibióticos e promovem a cura, porém, é importante que a pessoa evite se expor novamente a bactéria, usando camisinha nas relações sexuais.

Herpes não tem cura, porém, pode ser tratada com antivirais e o uso da camisinha evita a transmissão mesmo quando a doença não está latente. 

A Sífilis é uma infecção que atualmente possui cura ainda no primeiro estágio, porém, é fundamental que a pessoa acometida, faça exames periodicamente e uso dos medicamentos prescritos com exatidão. 

Infelizmente o HIV ainda não é curável, mas já possui alguns tratamentos eficazes que, inclusive, isolam o vírus e o tornam indetectável nas pessoas que seguem o tratamento corretamente. 

É importante seguir o tratamento prescrito pelo médico e completá-lo até o final, mesmo que os sintomas desapareçam. 

Se você não completar o tratamento, a infecção pode não ser eliminada completamente, principalmente nos casos das doenças mais graves e crônicas. 

Curso de Infecções Sexualmente Transmissíveis UNOVA Cursos

Existem várias maneiras de reduzir seu risco de contrair uma IST como usar camisinha durante o sexo vaginal, anal e oral e fazer testes regulares.

Para ter mais conhecimento, inclusive, para seguir carreiras profissionais relacionadas a área da saúde, faça o curso Infecções Sexualmente Transmissíveis

O curso dá a base inicial para entender o que são, como são transmitidas, os tratamentos e cuidados contra infecções sexuais.

Curso com opção de certificado válido e aceito em todo território nacional. 

Comece sua carreira na área da saúde e matricule-se agora no curso Infecções Sexualmente Transmissíveis da UNOVA Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.