O Que É Personalidade

Todos temos personalidade. Não importa se mais forte, mediana ou frágil, a verdade é que todos temos qualidades, defeitos e condições que nos definem como pessoas morais.

A forma como pensamos, agimos, falamos e sentimos faz parte de nossa personalidade, e a psicanálise é um dos campos clínicos voltado a mente e psicologia, que melhor estuda sobre esse assunto.

Existem vários tipos de personalidades diferentes e grupos distintos em que elas estão classificadas. Neste artigo, falaremos sobre o que é a personalidade em si, os tipos mais comuns segundo a psicanálise e como podemos melhoram quem somos independente da nossa personalidade.

O Que É Personalidade?

A forma como você pensa, age e sente, são provas de sua individualidade e modo de ser, e isto é a personalidade. Todos ao nascermos, já possuímos uma personalidade intrínseca, porém com o tempo, ela pode sendo moldada por inúmeros fatores e de modo complexo e gradual.

O Que É Psicanálise?

A Psicanálise tem origem na medicina e uma área independente a Psicologia. É o estudo da psique humana, ou seja, do nosso subconsciente, além de nossas produções imaginárias como os sonhos.

A Psicanálise se foca muito em estudar a psique principalmente da infância de um indivíduo, pois é nessa fase que acontece nosso desenvolvimento mental e a forma como podemos agir, pensar e sentir na vida adulta, em geral é referência de como fomos criados e vivemos como crianças.

Existem 2 grandes psiquiatras: Carl Jung e Sigmund Freud, sendo o último o pai da psicanálise. Ambos, formaram teorias e estudos importantes nesta área de conhecimento. O primeiro, considerava que temos nosso inconsciente e consciente, porém com certa autonomia, ou seja, que temos poder sobre nossas ações e desejos e possuímos personalidades distintas.

Já Freud, ficou conhecido pela mesma afirmação do inconsciente e consciente, porém com hipóteses mais complexas relacionadas a nossa sexualidade e de que somos como animais dotados de razão e influenciados por nossos sentimentos, a ponto de não conseguirmos muitas vezes conter nossos instintos.

Os Tipos De Personalidade

Com uma análise simples, podemos deduzir que nossa personalidade é parte o que somos em nossa essência, e parte o que vivemos e fomos transformados ao longo da vida, principalmente na infância.

Para ambos psicanalistas, existem vários tipos de personalidades, sendo estas, as mais comuns:

Complexo de Édipo

O Complexo de Édipo foi uma forma de Freud explicar ao mundo o relacionamento de amor e ódio entre filhos e seu pais. A história mitológica de Édipo, conta que ele matou o pai e casou-se com a própria mãe, sem saber desse parentesco. Anos depois quando descobre essa situação, e com uma família formada com ela, a mãe se mata e ele arranca os próprios olhos.

Dessa forma, Freud tenta estabelecer o relacionamento entre pai e filha e filho e mãe, que mostra sentimentos de amor, ciúme e ódio destes com o genitor oposto. Para designar essa relação tempestuosa entre filhas e mães, é descrito como Complexo de Electra.

Caráter Extrovertido x Introvertido

O Caráter Extrovertido e Introvertido foi descrito por Jung, determinando que temos um tipo de personalidade mais forte e isso pode determinar todas nossas outras sensações e personalidades adjacentes.

O Caráter Extrovertido estabelece pessoas mais sociais, que pensam na realidade exterior e suas decisões são baseadas no que os outros acham ou dizem. Leva em consideração o que acontece no mundo e quer ser notado sempre.

Já o Caráter Introvertido é o oposto, ou seja, pessoas mais introspectivas, quietas mas de mente pensante, que agem segundo sua forma de pensar e querer. Sente interesse por si e por coisas mais discretas e interioriza mais seus sentimentos.

Saiba Mais Sobre Psicanálise Com A Fbv Cursos!

A forma como nossa mente funciona é muito complexa, e necessita de estudos e profissionais atentos. Com o conhecimento sobre Psicanálise, o profissional em Psicologia ou áreas da mente e cérebro, poderão ter melhores resultados em sua base de teorias.

Aprenda com o curso online gratuito Psicanálise Teoria e Técnica, tudo o que é necessário para se tornar um psicanalista profissional e obter conhecimento profundo sobre a mente e personalidades.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e matricule-se agora na FBV Cursos!

Sobre o Autor