Língua Portuguesa para ENEM

O Enem 2023 será nos dias 5 e 12 de novembro e vem cheio de desafios aos estudantes, em especial a prova de Língua Portuguesa para ENEM.

São 40 questões que devem ser feitas logo no primeiro dia e deixa muita gente apreensiva por causa de questões relacionadas a gramática e linguagem, fora a redação, a mais temida de grande parte das pessoas. 

Interpretação de texto, escrita e leitura, além da nova gramática, são pontos que se o estudante não domina, acaba cometendo erros graves e refletindo na prova. 

Para auxiliar os alunos UNOVA Cursos que farão o Enem, separamos algumas dicas para passar na prova de português. Conte ainda com macetes para não errar na redação e atingir seus objetivos. Confira.

Língua Portuguesa para ENEM: A prova mais desafiadora do ENEM 

A prova de português se resume a 40 questões de múltipla escolha e pertence ao ENEM desde o início do exame.

As questões se baseiam em leitura, interpretação de texto e gramática, fora a redação que é um dos pontos mais importantes para avaliar a escrita e raciocínio geral dos estudantes. 

A língua portuguesa é uma das provas mais longas e importantes e junto com a redação, é o temor de grande parte dos candidatos. 

Apesar de não ser considerada a mais difícil, pode ser desafiadora para pessoas que tem dificuldade com linguagem, escrita e gramática.

História rápida sobre o ENEM 

O ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio, foi uma criação do MEC e avaliava o desempenho de estudantes e a qualidade do ensino médio. 

Desde 2009 a avaliação tem o foco na facilitação de bolsas para faculdades públicas e privadas. 

O exame pode ser feito por jovens e adultos que já concluíram o Ensino Médio e para aqueles que ainda estão por concluir, os chamados treineiros. 

O ENEM 2023 bateu recorde de estudantes inscritos: 3,9 milhões de pessoas. Voltando a provas como antes da pandemia, espera-se que os alunos estejam mais preparados e tirem melhores notas do que anos anteriores. 

A pandemia atrapalhou muito o ingresso de jovens estudantes na universidade nos últimos anos e a educação ineficiente, contribuiu para essa defasagem.

Mas espera-se que a partir de agora, no exame normalize e os próximos anos sejam melhores em qualidade. 

Hoje, o ENEM auxilia o ingresso de milhares de estudantes nas principais Universidades do país, porém, é preciso tirar uma boa nota na prova e fazer a redação com qualidade. 

A língua Portuguesa é um desses fatores de avaliação de grande importância para auxiliar os estudantes, confira no próximo tópico dicas para gabaritar a prova de português.

Dicas para passar na prova de língua portuguesa para ENEM 

  1. Invista boa parte do tempo em aprender a interpretação de textos

A intepretação de texto é vital para entendermos o que está escrito ou dialogar com outras pessoas. 

Atualmente, percebemos como esse ponto tem sido importante quando vemos tantas discussões vazias em redes sociais e outros canais de comunicação, onde a má interpretação, acaba causando muita confusão. 

No ENEM, as provas de português apostam muito em temas e questões longas onde a interpretação é importante, por isso, estude bastante isso para não errar.

  1. Se atente para linguagem não-verbal

É muito comum nas provas de língua portuguesa para ENEM se utilizar charges para contar uma história rápida e divertida, porém, com um sentido que precisa ser interpretado corretamente. 

Muitas dessas charges não possuem balões de fala, portanto, na expressão dos personagens é evidenciado o que estão sentindo: raiva, dor, choro, alegria. 

É preciso interpretar bem textos escritos, porém a linguagem não verbal é essencial conhecer para ir bem na prova. 

  1. Fique atento a norma culta

A norma culta segue uma normativa linguística oficial e, portanto, usa palavras e frases que respeitam a gramática portuguesa.

É fundamental usá-la nas provas, evitando gírias e palavras que gerem ambiguidade. Cuidado com erros ortográficos e palavras muito difíceis, pois muitas delas possuem grafia idêntica, mas com sentido diferente. 

  1. Leia e releia com atenção

Uma falha comum de muitos candidatos na hora da prova de língua portuguesa no ENEM, é que a leitura é rápida para ganhar tempo, mas sem entender o que está sendo dito e pedido, o que pode induzir erros.

Leia e releia as questões com concentração, assim como as respostas para escolher a que estiver correta. 

  1. Equilibre seu tempo durante a prova

O tempo durante a prova é fundamental para seu sucesso. Aprenda a equilibrar e dosar seu tempo.

Faça as questões mais difíceis primeiro e deixe as mais fáceis para o final. A redação, por exemplo, pode ser deixada para as últimas horas do exame.

  1. Foque nas funções linguísticas

As funções linguísticas são importantes e envolvem estruturas e normas que precisam ser seguidas e o estudante deve conhecê-las se quiser se dar bem na prova. 

Linguagem emotiva, poética, referencial e apelativa, são algumas das funções que o estudante deve compreender e tem sido muito cobrado nas provas nos últimos anos. 

  1. Estude provas passadas

As provas do ENEM de anos anteriores são fundamentais para seus estudos atuais. Muitas vezes, questões que caíram há 2 ou 3 anos, se repetem e ajudam no exame. 

Simulados também são auxiliadores na hora de estudar. Os simulados se baseiam nas provas e podem dar uma dica de questões parecidas, o que facilita muito os estudos. 

  1. Invista em estudos online

Cursos online ajudam a se concentrar e memorizar o que está sendo estudado com mais eficiência. 

Avalie e escolha o melhor curso digital que tenha material didático, uma plataforma completa com recursos e conteúdo atualizado para chegar no ENEM preparado para gabaritar a prova. 

Curso Língua Portuguesa para ENEM online grátis 

O estudante que pretende ir bem no ENEM precisa se dedicar e se envolver com todo suporte para estar preparado para as provas. 

Com o curso Língua Portuguesa para ENEM, estude com o melhor conteúdo do mercado e 100% online e gratuito. 

Use nosso material exclusivo para auxílio de jovens e adultos que estão estudando para o ENEM:

Cursos com opção de certificado válido e aceito em todo país. Invista em seu futuro agora com a UNOVA Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.