Decoração de Ambientes

Porta de entrada para o mercado de trabalho, o primeiro estágio já auxiliou muitos profissionais em suas carreiras, sendo vital para ganhar experiência prática. 

Oprah Winfrey por exemplo, começou sua vida profissional através de um estágio em um canal de TV em Nashville nos Estados Unidos. 

A partir daí, ela aproveitou todas as oportunidades que apareceram e hoje, é considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo, com uma fortuna de mais de 2,6 bilhões de dólares. 

A história dela é uma incrível inspiração para os jovens que buscam seu primeiro estágio, e o mercado tem muitas oportunidades.

Segundo a Associação Brasileira de estágios- ABRES, são mais de 8 milhões de vagas de estágio anualmente que são oferecidas por empresas de todos os portes. 

mas, afinal, como conquistar uma oportunidade no mercado sendo um jovem inexperiente? 

Para isso, separamos algumas dicas para você conseguir seu primeiro estágio e começar sua trajetória de sucesso profissional. Confira.

O que é estágio, qual sua importância para jovens estudantes?

O primeiro estágio é de extrema importância na vida do estudante. É a partir dessa oportunidade, que o jovem descobre suas habilidades, compreende como é sua profissão na prática e explora novas áreas de atuação. 

A partir do estágio, o jovem aprendiz entende melhor suas oportunidades dentro da carreira escolhida e torna o currículo mais interessante para empregos futuros. 

Muitas carreiras exigem estágio, principalmente aquelas que o aluno deve ter um contato prático como as áreas da saúde, por exemplo.

Outras, como carreiras de humanas, tais como Publicidade e até Administração, não tem tal exigência, porém, os alunos que conseguem um estágio durante o curso, ganham mais chances no mercado por ter conhecimento aliado a experiência. 

5 dicas para conquistar seu primeiro estágio

E para conquistar seu primeiro estágio, separamos algumas dicas para te auxiliar. Confira:

  1. Qual área quer se profissionalizar? Procure conhecer tudo sobre o assunto

Antes de começar a buscar um estágio, é importante estar seguro quanto a escolha da sua profissão. 

Você se identifica com a área? Contabilidade e Finanças ou Artes? Gosta das habilidades obrigatórias da atividade? Está disposto aos sacrifícios que o setor exige? Esses são pontos fundamentais para decidir uma carreira. 

Com essa definição certa em mente, busque todas as informações sobre a profissão como salários, como anda o mercado e projeções para o futuro para acertar na escolha.

  1. Atualize sempre seu currículo ou portfólio

O currículo e portfólio são as descrições técnicas profissionais de quem é você e sua bagagem profissional e por isso, devem estar sempre atualizados. 

Mas, você pode estar pensando: mas como ter um currículo ou portfólio se ainda não tenho experiência? É aí que entram as habilidades e até trabalhos voluntários e modelos. 

No currículo, coloque seu nome, idade e informações de contato, e logo abaixo, sua formação em curso, além de cursos e conhecimentos complementares.

Após essas informações, é hora de reforçar suas habilidades e qualificações, e qualquer conhecimento ou serviço como voluntariado é bem-vindo, para compor o documento.

No portfólio, opte por colocar modelos de trabalhos baseados em originais e uma forma de comprovar suas habilidades. O portfólio é muito importante para carreiras em áreas de redação ou design

Por fim, sempre mantenha esses documentos atualizados, com artes e informações novas, o que mostrará para o mercado que você está sempre se aperfeiçoando. 

  1. Busque empresas que tem a ver com seu perfil pessoal e anseios profissionais 

Se você é uma pessoa LGBTQI+, provavelmente não se sentirá a vontade trabalhando em uma empresa muito conservadora, pois poderá sofrer preconceito.

Da mesma forma, se você tem vontade de crescer na profissão, mas a empresa não oferece um plano de carreira interessante, não é a melhor opção para suas ambições futuras. 

Envie currículos, faça entrevistas, mas observe se a cultura da empresa combina com seus ideais e objetivos. 

Não basta ter um ótimo salário se os benefícios de um modo geral não compensam para as metas que deseja alcançar no futuro. Analise os prós e contras até definir a melhor opção. 

  1. Se prepare para entrevista

A entrevista é o momento mais esperado de qualquer jovem que está em busca do primeiro estágio, mas é também o que gera mais ansiedade. 

Para não deixar o nervosismo prevalecer, é importante se preparar para o momento alguns dias antes.

Em primeiro lugar, questione a empresa quais as exigências da entrevista como uso de roupas formais, se a entrevista será presencial ou remota e confirmação de horário e localização.

Depois, peça auxílio para sua família e amigos próximos para se preparar para entrevista, buscando modelos na internet e fazendo em casa para melhorar os pontos negativos. 

No dia, esteja descansado, hidratado e chegue com antecedência. Se acalme e seja objetivo em suas respostas e ouça com atenção cada informação do entrevistador. 

  1. Nunca pare de estudar

Por último, nunca pare de aprender! Para conquistar o seu primeiro estágio e até outros, além de vagas de trainee, é fundamental estar com seus conhecimentos acadêmicos em dia.

Além disso, busque complementar seu aprendizado com cursos online na Unova Cursos, são mais de 490 opções para você escolher. 

São cursos que você faz na comodidade de sua casa, tem total praticidade no aprendizado e flexibilidade para deixar seu currículo e portfólio sempre completo para o mercado. 

Cursos online grátis da Unova Cursos

O primeiro estágio é um misto de alegria e medo com o novo, mas sem dúvida uma ótima chance de começar no mercado de trabalho com o pé direito e já pensando no futuro na profissão escolhida. 

Agora que você sabe como começar a buscar seu primeiro estágio, faça cursos online grátis da Unova Cursos e aproveite para aperfeiçoar seu conhecimento e complementar seu currículo. 

São cursos 100% digitais e gratuitos, perfeitos para seu crescimento profissional. Se torne um especialista em sua carreira.

Conte com uma plataforma completa e cheia de recursos com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Somos uma escola online com mais de 10 anos de história e 50 mil alunos capacitados. Seja um deles e matricule-se! Não deixe seu futuro para depois com os cursos da Unova Cursos.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.