Como ser um líder justo em tempos de crise

A pandemia no Brasil e no mundo já é uma realidade que todos precisam encarar. Infelizmente, não temos como prever como será o ano de 2020, o que se sabe é que empresas, famílias e organizações sofrerão consequências que se arrastarão pelo resto do ano.

Com isso, muitos viram a necessidade de se reinventar para sobreviver durante a crise. Dentro disso, existe uma certeza, ter uma liderança inteligente nas organizações que tenha valores, seja focada e priorize a comunicação fará toda a diferença.

Qual o papel de um líder?

Ser um líder eficiente e de alta performance significa ser um exemplo vivo para a sua equipe.

Um líder deve saber planejar o seu trabalho, assim consegue manter o foco e os objetivos alinhados. Além disso, ele não microgerencia seus funcionários – microgerência é um estilo de gestão em que o líder observa ou controla de perto o trabalho de seus subordinados ou funcionários-, ou seja, ele dá liberdade e responsabilidade a seus liderados pois confia no trabalho deles.

Bem como, deve treinar seu “time” constantemente pois o resultado dos seus liderados é reflexo dos ensinamentos que passa.

Um líder deve utilizar com maestria as reuniões, assim consegue alinhar os pensamentos e principais pontos com sua equipe. Nessas reuniões e também no dia a dia, deve praticar o feedback, onde ele escuta e é escutado.

Um bom líder deve agir como se fosse treinador de um time de esportes, onde não tira os créditos das vitórias para si, esse treinador aproxima os liderados e mantém eles estimulados. Por essa razão, não tolera pessoas com baixa performance.

Um líder deve ter visão e valores claros, dar exemplo no dia a dia, e deve representar a bandeira da cultura da empresa, através de princípios claros e modelos mentais positivos. Assim, seus liderados entenderão a forma de pensar do seu líder, isso trará autonomia e, consequentemente, aumento de produtividade

Por fim, um líder deve ser humilde, se doar pelo time, estudar, ter conhecimento e praticar muita leitura, para levar a sua equipe todo o seu conhecimento. Se você ainda tem dúvidas sobre o que é ser líder ou como deve agir, a dica é que estude e se prepare para o cargo. Felizmente, hoje já existe Curso de chefia e liderança, onde você aprenderá todos os passos para ser um bom líder.

Ser líder em tempos de crise.

, Como ser um líder justo em tempos de crise

Ser líder em tempos de crise é uma função ainda mais desafiadora. Por isso, algumas características são muito importantes e devem ser mantidas em mente, como:

  • Informação: Um líder deve manter-se bem informado sobre o que está acontecendo no mundo. Porém, não pode ser influenciado pelos alardes feitos nos noticiários, deve saber filtrar as informações para levá-las até sua equipe.
  • Seja flexível: É importante ser flexível em momentos de crise, as mudanças acontecerão dia a dia. Portanto, é importante que um líder seja adaptável e saiba tomar decisões importantes em momentos difíceis.
  • Fique atento a segurança da sua equipe: Pense no que precisa ser feito para garantir que sua equipe esteja em segurança, quais protocolos devem ser seguidos. Uma boa opção é mantê-los trabalhando de casa, por isso elabore um método para que vocês consigam se comunicar, entregar resultados, etc, tudo feito à distância.
  • Comunicação: Comunicação é a palavra para que qualquer relação funcione, seja em casa ou no trabalho. Mantenha esse canal aberto para que as pessoas sintam-se à vontade de chegar e conversar com você. Além disso, em momentos de crise, é importante ser realista, porém não esqueça de manter a positividade, o estímulo e a motivação perto de você.
  • Mantenha o equilíbrio: O líder precisa manter o equilíbrio dentro de si, precisa estar bem consigo mesmo, para só assim, conseguir lidar com toda uma equipe. Em tempos de crise principalmente, onde todos estão estressados, com medo, ansiosos, entre tantos outros sentimentos, é importante que o líder passe equilíbrio e segurança a todos.

Como você pode ver, ser líder requer muito estudo, muita atenção, entre inúmeras outras qualidades. Lembre-se que comunicação é a palavra para manter a equipe coesa e forte.