fluxo de caixa

Se você está em busca de ter um controle maior sobre o seu negócio e não é um profissional da área de administração ou contábeis, então é preciso que você entenda um pouco de introdução a contabilidade para que seu negócio decole. E um dos itens muito importante é o fluxo de caixa.

Seja você dono de um estabelecimento de vendas, ou um prestador de serviços, é necessário saber além dos valores que estão entrando também os que estão saindo e os que sairão para manter gastos da empresa.

Para ajudar você nesse processo, continue lendo que vamos explicar tudo para você.

O que é o Fluxo de Caixa

Independente do tipo de negócio que você tem, você precisa de comprar materiais, pagar contas e equipamentos que são gastos para trabalhar, entre outras coisas que precisam de dinheiro para funcionar.

Por isso, você não deve apenas analisar o dinheiro que está entrando na sua empresa, pois terá a falsa impressão de que tem dinheiro disponível, quando na verdade esqueceu colocar os gastos na conta.

Em resumo o fluxo de caixa é a entrada e saída de dinheiro que acontece na conta corrente da empresa, sem a necessidade de utilizar o capital de giro no processo. Nesse processo estão incluídos os valores positivos, que são o dinheiro que entra na conta, como vendas realizadas, serviços realizados, etc, e também os valores negativos, que são os salários pagos a funcionários, aluguel, luz, gastos com materiais de limpeza, papelaria e outros.

Depois é feito a conta para saber se os valores positivos foram capazes de bancar os valores negativos e o que sobra dessa conta é o lucro da empresa.

Como fazer o fluxo de caixa

Fluxo de Caixa Como Fazer

O fluxo de caixa é uma introdução a contabilidade simples, pois te ensinaremos aqui como fazer o controle do seu fluxo de caixa da melhor maneira possível. A primeira regra é que você precisa ter os registros de todas as transações que são feitas, tanto entrada, quanto saída de dinheiro.

Por isso, deixe guardado todos os documentos que comprovem isso, e por menor que seja o gasto que tenha é preciso registrá-lo para não ter valores errados ao fim do mês. Por isso anote tudo, dos valores do aluguel a compras de papel sulfite para impressora.

Dessa maneira ao fim do mês você consegue ter os valores certos do que entrou e do que saiu da conta da sua empresa.

Qual a importância do fluxo de caixa?

Fazer o fluxo de caixa no seu negócio é importante para que você veja com clareza a saúde da sua empresa. Pois algumas vezes pode-se pensar que a empresa está indo bem, principalmente em uma semana onde se teve muitas vendas, por exemplo. Porém, nessa mesma semana pode-se ter aumento nos gastos dentro da empresa e por isso é preciso fazer a diferença nessa conta e assim saber qual é o real lucro.

Um exemplo prático é uma empresa que faz uma grande promoção, a fim de ter de lucro 12 mil reais, e nota que teve um aumento nas suas vendas nessa semana, vendendo 50 mil reais. Porém durante essa promoção foi necessário pagar horas-extras aos funcionários e teve um aumento nos gastos com café, açúcar e na conta de energia, somando 45 mil reais em gastos. Sendo assim o real lucro da empresa foi de 5 mil reais, o que estaria abaixo da meta proposta.

Previsão de fluxo de caixa

A previsão de fluxo de caixa é uma projeção que se tem dos gastos e das entradas de dinheiro futuras na empresa. Assim você consegue ter uma noção de como será os próximos meses na empresa e assim poderá até fazer um planejamento maior para que consiga ter um lucro maior.

Outra vantagem da previsão do fluxo de caixa é para conseguir investimentos para a empresa e assim conseguir ter um capital de giro maior para a empresa. Com um fluxo de caixa organizado você consegue mostrar como está a sua empresa para os investidores que podem se interessar mais por ela.

Mas é preciso saber que o fluxo de caixa projetado é apenas uma previsão e visão geral da empresa. Nesse tempo podem ocorrer imprevistos como perda de contratos fixos ou até mesmo conseguir uma grande venda que não foi projetada.

Saúde da empresa

A saúde da empresa é algo a ser levado em conta também com o fluxo de caixa. Uma empresa saudável é aquela que você tem caixa suficiente para a manter por alguns meses em caso de algum imprevisto.

Além disso, é preciso ter a noção dos meses em que a entrada de dinheiro é menor e pensar nisso nos meses com maior entrada de valores, para que eles cubram os meses com menor lucro.

Por isso é que o fluxo de caixa deve ser feito com frequência e com muita organização, para que assim a sua empresa fique saudável e consiga se manter mesmo em meses difíceis.

Conheça nosso curso de Fluxo de Caixa CLIQUE AQUI

[kkstarratings]

Sobre o Autor