Dicas Para Contar Histórias De Maneira Lúdica e Divertida

Qual criança não adora ouvir histórias? Seja em quadrinhos com todas aquelas aventuras em cada quadro ou um belo conto de fadas, a hora da historinha é sem dúvida, um dos momentos mais esperados pelas crianças.

Atualmente, existem pessoas especializadas em contar histórias e você pode se tornar um profissional nessa área também! Mas se a busca é melhorar a forma como conta histórias, como prender atenção das crianças e mantê-las interessadas e animadas, então este artigo é para você!

Veja agora algumas dicas de formas para prender atenção dos pequenos, de histórias bem interessantes, além de dicas de como usar recursos visuais e sonoros, na arte de contar histórias lúdicas e divertidas.

Escolha Uma História Envolvente

Existem tantas histórias incríveis para contar para as crianças, mas na hora de definir qual livro será mais interessante, escolha um que tenha uma história que desde o começo seja bem movimentada e deixe as crianças compenetradas em cada parágrafo contado.

Antes de se aventurar com elas pelas páginas do livro, conheça bem a história que vai contar. Esse detalhe faz toda diferença, já que passará um conteúdo que precisa ter segurança na hora de falar e sabendo o desfecho, fica muito mais fácil organizar como ela será contada.

Escolha Os Recursos Necessários

Fantoches um fundo colorido ou o uso de desenhos e imagens, são alguns recursos que ajudam a contar a história e torne mais interessante para as crianças. Organize os recursos para que você saiba exatamente a ordem de uso de cada um para não se perder.

Em alguns casos, o uso desses recursos até são mais interessantes que a própria história e com um toque especial seu, se tornar algo novo, divertido e mais instrutivo para elas.

Defina Um Espaço Atraente Para As Crianças

Defina Um Espaço Atraente Para As Crianças

Crianças gostam de locais coloridos, enigmáticos para sua curiosidade ser explorada e que possuam brinquedos e objetos lúdicos. Um local assim é ótimo para contar histórias, principalmente se tiver tapetes coloridos pelo chão e que elas possam ficar acomodadas, ouvindo atentamente cada palavra sua.

Um ponto negativo de locais assim é o fato de serem ambientes internos e não propiciarem interação com a natureza, além de muitas distrações como brinquedos, mexer com a atenção da criança e você perder o foco delas na história. Veja o que mais combina com a história que está contando, por que as vezes um local mais aberto, seja o melhor para a história ser contada.

Não Esqueça Do Som E Organize As Músicas Do Início Ao Fim

Música deixa tudo mais divertido, e se ela ser o fundo de sua história, deixará as crianças muito mais animadas. Escolha bem a trilha musical, usando sons mais fortes e com batidas por exemplo, nos momentos mais tensos, até um som de flauta nas cenas mais tranquilas. Use a imaginação e escolha bem essa parte.

Se for necessário, use outros recursos sonoros como instrumentos musicais e até um microfone, caso a história exija que você cante. Invista nesse recurso, pois a música emociona e impulsiona ainda mais sua interação com elas.

Dialogue Com As Crianças

Durante o tempo que estiver contando a história, procure conversar com as crianças, dialogue com elas. Pergunte o que elas acham de algo na história, fale com elas de forma infantil e use recursos como os fantoches para elas interagirem melhor.

Quando acabar a história, converse com elas sobre qual a parte que elas mais gostaram, o que elas mudariam e deixe a criatividade delas transparecer. Não limite e até crie novas histórias a partir da que ela acabaram de ouvir.

Trabalhe A Dicção E Entonação Ao Contar A História

Fale com clareza, dizendo as palavras de forma que as crianças não fiquem com dúvida do que ouviram. Fale alto o suficiente para que todas fiquem atentas e use a entonação certa em todos os momentos.

Lembre-se que numa história como Alice no País das Maravilhas, é preciso que você foque nos momentos que ela cai na toca do coelho, quando cresce e diminui, quando se encontra com outros personagens e nos momentos de perigo…nos momentos engraçados é preciso demonstrar riso e satisfação, tudo para elas sentirem a história de forma quase palpável.

Contando Histórias Com A FBV Cursos

Contando Histórias Com A FBV Cursos

Para professoras de creches, escolas de ensino infantil e até para os filhos, o curso Rodas de Histórias na Educação Infantil é perfeito para auxiliar os pais e professores a conquistarem crianças através da arte da leitura.

Com aulas como Narração de histórias, A importância do saber contar histórias e O que devemos ler para as crianças, você se especializa em passar para os pequenos conhecimento, diversão e interatividade.

Acesse agora o site FBV Cursos e matricule-se no curso Rodas de Histórias na Educação Infantil e qualifique-se para seus alunos e filhos e tenha certificação total no final do curso.

Gostou de nossas dicas? Acesse a FBV cursos agora e conheça mais os cursos oferecidos com certificado.

[kkstarratings]

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário