Uma das áreas que mais tem crescido ultimamente é a da comunicação, tendo em vista que as empresas têm buscado cada vez mais recursos com base na linguagem para alavancar as vendas de produtos! Diante disso, muitas pessoas têm procurado cursos de comunicação que possam dar base para ingressar nesse nicho de mercado.

Antes de aderir à compra de um curso, é importante compreender qual é o mais indicado para você – uma vez que trabalhar com comunicação é algo complexo, dado que existem diversas opções de áreas de atuação! Então, antes de mais nada, é preciso que você defina o que gosta dentro desse nicho, para enfim definir qual curso fazer!

Para te ajudar nessa nova caminhada, nós, da Unova Cursos, reunimos os 20 cursos mais indicados para quem quer ingressar nessa área tão incrível e inovadora que é a comunicação! Por isso, se você quer ficar por dentro do nosso conteúdo e entender quais são os mais desejados cursos de comunicação, continue com a gente!

Saiba mais: Têm interesse em mais assuntos como esse? Leia nosso post sobre como se preparar para atuar nas profissões do futuro!

Os 20 cursos mais procurados na área de comunicação!

A busca pelo aperfeiçoamento profissional envolve, além de informações sobre partes técnicas próprias da execução das tarefas em seu trabalho, o aprimoramento de conceitos que envolvem outras questões mais teóricas daquilo com o que você trabalha.

Há ainda quem esteja interessado em ingressar no mercado de trabalho na área da comunicação. Para essas pessoas, bem como para aqueles que já estão inseridos no contexto, existem alguns cursos super interessantes e necessários para ser reconhecido.

Por isso, acompanhe na sequência a nossa lista com os 20 cursos mais requisitados na área da comunicação, desenvolvida pensando especialmente em você!

Saiba mais: Quer ficar ainda mais por dentro do universo profissional? Leia nosso conteúdo sobre Dicas para ter um bom desenvolvimento profissional!

1.Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segunda língua oficial do Brasil. Por isso, a procura de cursos têm crescido exponencialmente, uma vez que cada vez mais empresas têm procurado profissionais habilitados a fazerem tradução simultânea, ou até mesmo incentivar a aprender a língua para comunicação com pessoas surdas.

2.Audiovisual

O curso de audiovisual foi desenvolvido para quem deseja trabalhar com todos os veículos de comunicação, o que justifica o crescimento da procura por cursos dessa área. Além disso, você poderá trabalhar como produtor, diretor, editor e apresentador. 

3.Tradução e Interpretação

Esse curso é voltado para pessoas que desejam trabalhar com tradução de documentos em texto para outras línguas, bem como aquelas que desejam traduzir oralmente, em conferências, congressos e reuniões, o que está sendo dito para uma língua escolhida.

4.Biblioteconomia

O profissional da área da biblioteconomia é aquele que irá trabalhar com livros e documentos a serem catalogados e inseridos em bancos de dados, que processará e divulgará informações. Por isso, está a cargo dele o gerenciamento, planejamento e implementação de sistemas informacionais.

5.Letras/ Linguística

O curso de Letras e/ ou Linguística prepara profissionais para trabalharem com as estruturas de línguas. Além disso, a pessoa que se aperfeiçoar nessa área pode trabalhar com produção de materiais didáticos, bem como com estratégias de alfabetização e letramento. Além disso, pode se aprofundar em Linguística Forense.

Saiba mais: Saiba mais sobre os benefícios de se especializar! Leia nosso post sobre Quais as vantagens de fazer um curso online com certificado?

6.Secretariado Executivo

Cabe ao secretário executivo saber gerenciar, organizar e planejar a agenda de gestores e diretores de uma organização. Também é da atribuição de quem se interessar por essa área a gestão de eventos, como palestras e colóquios. Precisa possuir desenvoltura para fazer a comunicação dos diretores com os demais setores da empresa.

7.Cinema e Vídeo

Os amantes da sétima arte têm procurado cada vez mais cursos de aperfeiçoamento em cinema e áudio. Cabe a esses profissionais o gerenciamento e produção de curtas ou longa-metragens. Além disso, cursos voltados para essa área são preparatórios para trabalhos com iluminação, fotografia e sonorização.

8.Relações Públicas

Faz parte das atribuições de um funcionário em relações públicas o gerenciamento da comunicação entre a empresa e funcionário, além, também, da forma como a organização é vista socialmente. No curso você irá aprender a planejar e desenvolver estratégias de comunicação externas e internas.

9.Educomunicação

Para quem está interessado em áreas mais tecnológicas que envolvem a educação, o curso de Educomunicação é ótimo. Nele você irá aprender a desenvolver metodologias de trabalho e projetos para TV, internet ou em jornal. Além disso, será especialista em assessoria de ONGs, veículos de comunicação e instituições educacionais.

10.Produção de Conteúdos para Web

Um dos cursos mais procurados dos últimos tempos, devido ao aumento de empresas procurando implementar o e-commerce, é o de produção de conteúdos para web. Neste curso você irá aprender a desenvolver textos que posicionam melhor a empresa de seu possível cliente nos melhores resultados de busca do Google.

Saiba mais: Interessado em entender sobre as ocupações do futuro? Leia nosso conteúdo sobre 3 Profissões em alta que podem mudar sua vida em 2021.

11.Jornalismo

No curso de jornalismo você irá aprender a trabalhar com fatos e informações para divulgação pública, seja impressa ou digital. Além disso, precisa dominar as inúmeras formas de comunicação com os mais diversos públicos. Assim, trabalhando como jornalista, você precisará dominar plataformas online de textos e mídias.

12.Rádio TV

No curso de rádio tv você será preparado para trabalhar com o desenvolvimento de programas televisivos, redigindo roteiros e produzindo e editando. Além disso, o profissional dessa área atua chefiando equipes de sonorização e mídias, instruindo e definindo parâmetros para a produção de conteúdos nessas modalidades.

13.Produção Cultural

Neste curso você aprenderá a desenvolver, organizar e definir estratégias para condução de planos de arte como espetáculos teatrais, musicais e de dança. Pode também atuar em órgãos públicos ou privados que se interessem em investir em demandas culturais para a empresa.

14.Publicidade e Propaganda

O curso de publicidade e propaganda, também um dos mais procurados, irá te instruir e desenvolver estratégias para trabalhar com atitudes inovadoras na área da comunicação. O profissional é habilitado para trabalhar em todos os nichos publicitários, desde elaboração de arte até a produção de textos.

15.Produção Editorial

O curso de produção editorial prepara profissionais capacitados a desenvolver, planejar, organizar e executar serviços de editoração de inúmeros textos, bem como produtos multimídia. Além disso, ele trabalha diretamente com a vistoria de cada detalhe do material, instruindo a respeito de fontes, cores e outros aspectos estéticos.

16.Multimídia

Esse curso é bastante interessante para pessoas que desejam trabalhar com a produção de conteúdos em formato digital, como a elaboração de sites, redes sociais e aplicativos para diversos dispositivos. Além disso, esse profissional domina mecanismos para trabalhar com linguagens em textos, imagens e sons.

17.Gestão da Informação

Esse curso prepara diversos profissionais para trabalhar com o gerenciamento de informações e dados, desenvolvendo, assim, diversas estratégias para que a empresa tenha condições das dimensões sobre o fluxo de informações e, com isso, faça bom uso delas.

18.Arquivologia

A arquivologia é um curso voltado para pessoas interessadas em trabalhar com a gestão de documentos, além de atuar preservando e restaurando esses documentos. Assim, ele desempenha um papal fundamental, uma vez que graças a esse profissional a empresa tem condições de ter acesso rápido a essas informações.

19.Multimídia

O profissional de multimídia é preparado para trabalhar com as diversas modalidades de informações para meios digitais. Além disso, pode atuar na produção e elaboração de roteiros e editoração de vídeos, vinhetas eletrônicas e jogos digitais.

20.Marketing

O profissional da área de marketing é responsável por elaborar campanhas com valor real para a empresa, tendo como finalidade atingir possíveis consumidores de maneira criativa, inovadora e funcional. Além disso, neste curso você aprenderá a garantir valor e satisfação para os consumidores.

Interessantes, não é? Investir na carreira profissional é de longe o passo mais importante para engrenar em uma carreira de sucesso! Vale a pena, também, pesquisar mais assuntos relacionados ao universo educacional e entender o que você pode incrementar no seu currículo!

Gostando dos nossos conteúdos? Continue com a Unova Cursos. Nós temos sempre o compromisso de garantir posts ricos e super qualificados, pois nos preocupamos em entregar textos informativos e sempre embasados no que há de mais visionário na área da educação profissional! Vem com a gente!

Leia também nosso conteúdo super informativo sobre Como criar seu website sem ajuda de especialistas: Análise de construtores de sites populares e fique ainda mais preparado para o mercado de trabalho!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

3 Comentários


  1. […] O trabalho de intérprete costuma demandar mais experiência e tem relação mais direta com eventos comerciais e comitivas. A remuneração costuma ser mais alta e envolve até mesmo oportunidades de viagem, por isso as boas capacidades comunicativas e interpessoais são fundamentais. Se tem interesse na área, recomendamos que confira a nossa lista de cursos de comunicação que valem a pena conhecer! […]