Um empresário sentado olhando para frente

Com o aumento do volume de empreendimentos e especialidades, a demanda por profissionais capacitados para analisar, organizar, aconselhar e embasar decisões estratégicas nunca foi tão grande. E no centro de todas essas especialidades, as diversas áreas da administração ganham cada dia mais importância.

Esse tipo de profissional recebe uma educação genuinamente multidisciplinar, estudando sobre aspectos que envolvem o marketing, finanças, tecnologias, psicologia, filosofia e direito. Se você escolheu esta área de atuação, deve estar bastante empolgado e, se tem considerado a administração, veio ao lugar certo para conhecer mais de perto algumas das principais áreas de atuação que seu futuro reserva!

Escolhendo seu futuro profissional

O mais interessante de se especializar em administração é justamente a versatilidade profissional, e é natural ter dúvidas a respeito das áreas de atuação, já que são tão diversas e até diferentes entre si.

O mais importante é se perguntar onde você quer estar dentro da próxima década, e como seria mais agradável percorrer esse caminho profissional. A maior parte das áreas da administração seguem em franca ascensão, com perfis variados para você se realizar e ir mais longe. Conheça alguma delas:

1. Marketing

Com a internet, especialmente o Big Data e os algoritmos, o marketing se tornou um ambiente cada vez mais seguro e com retornos cada vez mais sólidos, e agora cada vez mais acessíveis também.

Mas fazer uma boa aplicação em marketing exige, mais do que preparo para iniciar, uma boa gestão para que todas as estratégias se mantenham assertivas em seu processo, e a boa relação entre a empresa e seu público é indispensável para dar força à sua marca.

Como gestor de marketing, você irá operar analisando todas as estratégias de marketing de uma empresa e buscando oportunidades para humanizar e aumentar a confiabilidade da marca, conhecendo cada vez mais o público, possíveis nichos de oportunidade e garantindo a capacidade de prospecção e fidelização de sua marca nas diferentes áreas do marketing digital e tradicional, também.

2. Auditoria

A saúde de um negócio depende diretamente de sua capacidade de organização, estruturação e dinamização das atividades. O profissional de auditoria é alguém que precisa ter um olhar clínico e amplo sobre procedimentos.

Com o auxílio de sistemas de automatização de gestão, essa área da administração promove verdadeiras mudanças no fluxo do trabalho, ao permitir a elaboração de planilhas para otimizar a documentação de atividades e criar métricas para toda a equipe observar e ser capaz de ter cada vez mais autonomia sobre a própria produtividade.

Além da área processual e produtiva, a auditoria muitas vezes também se volta para as normas legais, garantindo que a empresa opere na observância da legislação.

Se você gosta de conhecer de perto as atividades operacionais e tem apreço pelos detalhes, essa é uma área muito ampla e com ótimas oportunidades de crescimento.

3. Logística

O volume de importações, exportações e de mobilidade de produtos aumentou drasticamente com a internet e a abertura cada vez maior no comércio internacional, na mesma medida em que os espaços de armazenamento se tornaram mais disputados e caros e os custos com transporte seguem subindo progressivamente.

A máquina não pode parar, e o setor produtivo é quem dá todo o ritmo – cada vez mais acelerado – desse cenário. Imagine o prejuízo que uma ruptura na logística de distribuição poderia causar em toda uma cadeia produtiva ou do mercado. Pois é, cada centímetro de espaço de armazenamento, cada quilômetro, cada entrega faz uma diferença enorme.

O setor da logística é promissor e com muitas facetas: se você tem um senso de organização e gosta de mediar todas as pontas do processo, trazendo soluções e aumentando a produção e as vendas, vai se sentir ótimo no mundo da gestão de logística, que é requisitada em indústrias, grandes cadeias de lojas, importadoras, exportadoras, agronegócio e diversos outros segmentos.

4. Gestão de capital humano

O bom e velho RH nunca foi tão buscado: com a transformação e flexibilização do trabalho em diversos sentidos, manejar o capital humano de uma empresa se tornou uma das principais estratégias para aumentar o bem-estar da equipe, garantir a sua produtividade, estimular e reter grandes talentos que podem transformar o nome de sua empresa.

Esta área é humanizada por excelência e, se você é uma pessoa com empatia e um bom tato interpessoal, vai ter grandes momentos de conexão e solidariedade, e se tornar mediadora de diversas situações importantes para a o desenvolvimento profissional e pessoal de seu time.

5. Gestão financeira

O capital é o lubrificante que faz todas as engrenagens girarem dentro de um empreendimento. A gestão financeira é uma das áreas do marketing mais diversificada e indispensável, afinal, a boa alocação de capital é uma das principais chaves para o sucesso, para aumentar os rendimentos e ter mais oportunidades de investir.

Esse profissional vai usar toda sua expertise em economia, tributação e analisar gráficos e séries históricas, o trabalho parece grande, mas a recompensa, profissional e financeira também é.

6. Gestão de informação

Quando falamos sobre o gestor de marketing, mencionamos o impacto do chamado “big data“, o volume incrível de informação que consumidores criam nas redes e podem alimentar importantes táticas de marketing. Agora, lidar com toda essa informação é uma jornada à parte.

A área de administração que lida com os dados tem um pé no TI e, além tratar as informações geradas por consumidores, também maneja os dados internos. Se você gosta de conceitos matemáticos e filosóficos grandiosos e tem os olhos voltados para o futuro, vai encontrar nessa segmento um prato cheio para se desenvolver e quebrar barreiras.

7. Gestão ambiental

Todo grande empreendimento, da indústria, do agronegócio e grandes projetos urbanístico precisam, cada vez mais, medir seus impactos sobre o meio-ambiente. Cada dia mais as políticas ambientais têm um peso grande nas políticas públicas, e empresas que estão sintonizadas com essas demandas sociais ganham proeminência e muitas portas abertas, além de um ótimo marketing.

O gestor ambiental é um profissional que conhece diferentes aspectos geográficos, arquitetônicos e produtivos, conhecimentos que podem garantir grandes oportunidades profissionais em sua carreira, para operar com alguns dos mercados que mais crescem.

8. Consultoria

Todas as competências de administração que mencionamos acima têm diferentes regimes de atuação, você pode trabalhar em uma empresa e também pode se associar em um escritório de consultoria, com diversos profissionais, oferecendo serviços de otimização e instrução para empresas que se lançam no mercado ou estão buscando otimizar seus processos.

Esse segmento é importante pelo seu alto nível de especialização, sendo uma oportunidade única para se aprofundar e aprender sobre uma área da administração específica.

Viu como o mundo da administração é amplo e repleto de oportunidades? Com a Unova Cursos você tem grandes oportunidades de especialização com condições especiais e, aqui em nosso blog, confere todas semanas as melhores discussões sobre o mercado de trabalho!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário