Como terminar os estudos em 2020

Já pensou em melhorar o seu currículo e conseguir as melhores oportunidades no mercado de trabalho? Saiba como fazer isso terminando a sua educação neste ano!

Hoje em dia é importante ter uma boa formação para conseguir os melhores espaços no mercado brasileiro. É por isso que muitos especialistas estão falando sobre novas formas de investimento na educação e insistindo na necessidade de finalizar a formação básica. Mas você sabe como terminar os estudos em 2020?

Pode ser importante que você comece a ter essa preocupação agora. Se você ainda não conseguiu realizar este sonho ou conhece alguém que está nessa situação, tenha calma! Existem muitas opções diferentes que poderão garantir a busca por um certificado de Ensino Médio ou Ensino Fundamental. 

Continue acompanhando este artigo para entender algumas das principais possibilidades! Saiba quais são as alternativas disponíveis neste momento e fique atento para mudar definitivamente a sua vida profissional neste ano!

Terminar os Estudos: por onde começar?

Essa é a principal dúvida de quem resolve voltar aos cadernos: como começar a terminar os estudos? Essa é uma questão que possui muitas variáveis. Quer dizer, a resposta sempre vai depender de qual é o seu interesse neste momento. 

Antes de mais nada, a primeira coisa que você precisa fazer é entender suas prioridades. Ou seja, você quer finalizar a sua educação rapidamente ou você consegue fazer isso em mais tempo? Você precisa de uma certificação de Ensino Fundamental ou Ensino Médio? O que a sua região oferece?

Todas essas perguntas devem ser levadas em consideração no momento de saber qual é o melhor caminho para você. Por isso, a primeira dica é: organize a sua rotina! Bote na ponta do lápis quais são os seus horários livres e qual é a sua urgência com esse processo de certificação. 

Como Terminar os Estudos Rápido

, Como terminar os estudos em 2020

Outra pergunta comum é: como terminar os estudos rápido? Existem algumas opções muito interessantes, mas outras que você deve ter cuidado. É comum encontrar sites que prometem certificados de Ensino Médio em 3 meses e acabam não tendo sequer a documentação comprovada pelo Ministério da Educação (MEC). 

Ainda assim, para quem está com mais pressa para melhorar o currículo existem algumas opções. A melhor delas é o Encceja 2020. Essa prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC, acontece em todos os estados do Brasil. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos acontece anualmente e é totalmente gratuitos. Mas vamos falar um pouco mais sobre essa prova no fim do artigo. Agora é hora de entender o que exatamente é um supletivo. 

Supletivo ainda existe: é a melhor opção?

Mas e como funciona o Supletivo? Ainda existe esse tipo de modalidade? Primeiramente, precisamos esclarecer que essa é uma forma de falar sobre as modalidades mais populares para quem quer terminar os estudos. 

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é o que popularmente conhecemos por supletivo. Essa ação foi criada com a intenção de facilitar o acesso à certificação por parte de quem por algum motivo não concluiu o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade considerada adequada. 

Mas quem pode fazer Supletivo? Essa resposta vai variar de acordo com a região que você pretende finalizar sua educação. Em geral as regras são as mesmas que são aplicadas na Educação de Jovens e Adultos. Confira mais detalhes a seguir. 

EJA 2020

Então vale a pena fazer a inscrição EJA 2020? Primeiro você deve entender que existem diferentes tipos desta modalidade. Dependendo da região do país, existem opções presenciais, semipresenciais ou a distância. 

Em geral, a maioria das aulas do EJA são ofertadas em escolas públicas de forma presencial. Ainda assim, em algumas regiões você pode buscar a opção de terminar os estudos a distância. Nesse caso, porém, geralmente são aulas que exigem que você pague mensalidades e vá até as unidades presenciais para fazer as provas. 

A melhor dica para quem quer fazer as  inscrições EJA 2020 é procurar a Secretaria Estadual ou Municipal de Educação mais próxima e obter mais informações. Ou, por fim, você pode aguardar a prova de certificação anual. 

Encceja 2020

Finalmente, se você quer terminar os estudos com uma prova a melhor opção disponível neste ano é o Encceja 2020. Como dito anteriormente, esse exame acontece de forma gratuita e anual em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Na última edição, em 2019, foram mais de 640 municípios de todo o país com unidades aplicadoras do exame. Por isso é importante que você fique atento para conseguir participar e obter o certificado de Ensino Médio ou Fundamental rapidamente. 

Os únicos pré-requisitos para a inscrição Encceja 2020 são:

  • Ter idade mínima de 15 anos (Ensino Fundamental); 
  • Idade mínima de 18 anos (Ensino Médio); 
  • Não ter finalizado os estudos ainda; 
  • Possuir CPF válido. 

Por isso pode ser interessante que você fique ligado para o cronograma da prova que deverá ser divulgado em breve. A data da prova do Encceja ainda não foi divulgada. De acordo com especialistas, é provável que o exame aconteça em agosto – já que as duas últimas edições do aconteceram nessa época.