Como ter automotivação

Como ter automotivação diante das situações difíceis da vida? Essa é a pergunta da maioria das pessoas quando passam por adversidades, mas precisam seguir em frente.

Problemas são comuns e recorrentes na vida de qualquer pessoa, e independente de idade, sexo, cor ou status financeiro e social. 

Luto, falta de dinheiro, problemas de saúde, brigas e desentendimentos na família, desemprego ou dificuldades no trabalho, podem nos tirar o ânimo e gosto pela vida.

Estes causadores de dores afetam nosso íntimo de tal maneira, que perdemos o prazer e entramos em um espiral de desmotivação e até depressão que precisa ser evitado.

Mas como impedir que as circunstâncias nos paralisem e introduzam um estado de tristeza permanente? A resposta é se automotivar.

Neste artigo, daremos 7 dicas para que você aprenda a ter automotivação mesmo nos momentos mais difíceis. Confira.

O que é Automotivação? Qual a diferença com a motivação?

Automotivação é o ato de motivar a si próprio, sem necessitar de motivações ou estímulos externos. 

Motivação é ter ânimo e energia para uma atividade, impulso para ir em busca de objetivos pessoais e motivação envolve emoção, comportamento social, sensações físicas e até mesmo questões biológicas e hormonais. 

Já a automotivação significa motivar a si mesmo. Pode parecer óbvio, mas nem todos sabem como motivar-se no dia a dia. 

Diante de situações de conflito e dificuldades em qualquer âmbito da vida, é essencial sabermos como nos motivar para continuar vivendo e não apenas existindo.

Automotivação é não esperar motivação de outras pessoas. É o ato de encontrar sentido para continuar lutando por dias melhores, aproveitando as oportunidades e encarando sacrifícios por um futuro muito melhor. 

Quando o mundo cai ao nosso redor, é difícil pensar no poder da automotivação, mas ela é fundamental para não entregarmos as pontas. Confira a seguir como fazer isso. 

  1. Foque em sua automotivação diária logo ao acordar

Sabe aquela coisa meio mística de criar um mantra? Crie todo dia um novo ao levantar-se pela manhã. 

“Hoje será um dia incrível”, “Nada vai me tirar do sério hoje” e “Tá com medo? Respira e vai com medo mesmo”, são alguns exemplos de frases positivas que vão mudar sua mentalidade.

Ainda que tudo esteja desabando, não tire o foco que você vai continuar lutando pelas suas metas e objetivos, então não desista!

  1. Tenha uma lista de prioridades 

Muita gente não sabe priorizar nada na vida, e isso se torna um fardo quando as coisas se acumulam e sobrecarregam a pessoa lá na frente.

Liste o que é fundamental e essencial em sua vida. Sua família, sua religiosidade, seu trabalho, filhos, sua skincare… aprenda a definir a posição de cada item e veja tudo tomar um rumo completamente diferente e com mais equilíbrio

  1. Organize-se

Seguindo as dicas dos 2 tópicos anteriores, organização é fundamental para cuidar de questões pessoais, profissionais e acadêmicas sem crises. 

Ter uma agenda, listar as prioridades e criar pequenas metas diárias e concluí-las são formas de aos poucos, atingir a automotivação e organização necessária. 

  1. Exercite sua mente e pense diferente

Muito da automotivação diária, requer uma mudança de mente que refletirá em nosso comportamento.

Se você precisa tomar um remédio caro para ficar curado de um problema de saúde, não foque na doença ou no dinheiro gasto, mas na cura e saúde que ele proporcionará. 

Veja que ainda haja um prejuízo, a mudança na forma como vemos as situações são fundamentais para nosso sucesso em todas as áreas da vida.

Sabe aquela conversa do copo meio cheio e meio vazio? É sobre isso. Comece enxergar oportunidades e esperança em tudo.  

  1. Fortaleça sua inteligência emocional

Não basta cuidar do corpo, investir na vida profissional e ter um emocional frágil. Muitas pessoas têm diplomas invejáveis, corpos esculturais, mas qualquer crítica é o suficiente para derrubá-lo emocionalmente. 

Não tenha medo de cometer erros, reconheça suas limitações, aprenda ouvir críticas e torne-as trampolins para seu sucesso. 

Chore quando precisar, mas aprenda a ser firme nos momentos de tensão. Se torne mais confiante e invista em sua autoestima e Inteligência Emocional

Esses são processo importantes e exercícios que precisam ser praticados sempre para nos amadurecer e preparar para a vida. 

  1. Mude

Uma única e pequena palavra, mas que mudança ela causa! O conceito do verbo mudar diz: “sofrer modificação. Alterar-se. Deslocar-se e transferir-se para outro local ou modo.

A maioria das pessoas tem medo da mudança, pois ela assusta, é diferente de tudo o que se conhece e requer esforço para adaptação. É o medo do desconhecido.

Mas vale a pena investir na mudança e a automotivação tem muito a ver com isso. Mudar de casa, de estilo, de emprego, de celular… tudo isso requer muita motivação para não desistir, principalmente quando a mudança tem tudo para dar certo.

Não perca a chance de encontrar seu novo eu através da automotivação em mudar. Adapte-se ao novo!

  1. Crie prêmios para suas vitórias diárias

Se automotivar está meio difícil? Que tal criar pequenos prêmios para cada meta pessoal batida? 

Decidiu se motivar para fazer aquele curso online super necessário para sua carreira? Coloque como recompensa uma baladinha com os amigos ao final das aulas. 

Veja que de olho na gratificação final, sua dedicação será maior pois você terá um propósito bem definido e automaticamente, te deixará mais animado para encarar os desafios mais difíceis a frente. 

Curso Automotivação grátis e online 

E aí, o que achou das dicas para tornar seus dias mais animados e ver o lado positivo da vida, mesmo quando tudo parece ruim?

É hora de se levantar para coisas novas e não desistir de você! Para te dar uma força nesse processo, faça o curso Automotivação.

Através dele, você entenderá como os desafios da vida podem ser usados para crescermos e nos tornarmos em pessoas melhores. 

No curso, aprenda com videoaulas e ferramentas completas, numa plataforma intuitiva e moderna. Curso sempre atualizado e com certificado válido e aceito em todo país. Mude de vida! Comece sua trajetória de vida com qualidade com os cursos UNOVA.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.