Antes de iniciar o texto, queremos te convidar a fazer uma atividade rápida junto com a gente: sente-se com a postura ereta em uma cadeira confortável, em seguida, tire um tempo para fixar o olhar em um ponto e imaginar o tipo de profissional que você deseja ser em alguns meses. Agora, pense no que você precisa fazer para atingir esse objetivo. 

Você pode demorar alguns segundos ou até mesmo minutos para concluir a atividade, mas esperamos que no final dela você tenha em mente, de forma clara e objetiva, quem você deseja ser e quais são serão seus próximos passos.

No entanto nós entendemos que essa não é uma tarefa fácil, afinal, envolve planos e investimentos, e com isso, dúvidas e incertezas. Por esse motivo, preparamos um guia básico sobre como ser um bom administrador fazendo as escolhas certas. 

O que é preciso para se tornar um bom administrador?

Para se tornar um bom administrador é necessário ter conhecimentos prévios na área de finanças, logística, marketing e etc., pois essa área, assim como todas as outras, exigem preparação e talento.

Além disso, independente do âmbito da carreira, todo profissional de sucesso precisa fazer um curso de qualidade, com bons professores, pois somente com um conhecimento teórico sólido é possível trabalhar com excelência na prática. 

Outro aspecto importante para se tornar um bom administrador é ter habilidades que somam muito na busca do sucesso, como ter boa comunicação, timing para agir no momento certo e a capacidade de desenvolver pessoas. 

Para entender de forma detalhada sobre tudo isso que você leu neste tópico e ainda conferir algumas dicas extras, continue a leitura e aproveite ao máximo para colocar todas essas informações em ação. 

Como ser um bom administrador: 5 passos para o sucesso! 

pessoas olhando um livro

Saber como ser um bom administrador exige garantir algumas competências, habilidades e aperfeiçoamento profissional. Por esse motivo, criamos uma lista com 5 aspectos que você precisa para atingir o sucesso profissional. Confira!

1 – Invista em sua formação pessoal e profissional!

O conhecimento é o caminho ideal para que uma pessoa se liberte das suas próprias limitações e, assim, conquiste o sucesso que almeja, por isso, é importante buscar o conhecimento por meio de instituições respeitadas e conceituadas no mercado

Dessa forma, você tem a garantia de estar em boas mãos, sabendo que todo conhecimento adquirido nas aulas são atuais, relevantes e que te auxiliarão a se tornar um profissional completo. 

2 – Tenha uma boa comunicação e saiba gerenciar conflitos

Durante a rotina de trabalho, o profissional do ramo da administração está em constante comunicação com os outros integrantes da sua equipe e parceiros, por isso, é imprescindível que ele tenha a sua fala bem desenvolvida. 

Além disso, é necessário se comunicar de forma persuasiva e inspiradora para garantir que as pessoas ao seu redor se sintam engajadas e estimuladas a concretizar os objetivos da empresa. 

3 – Saiba agir no momento certo 

Imagine o seguinte cenário: durante uma semana, um parceiro da sua empresa dá alguns indícios de que está insatisfeito com o trabalho da sua equipe e, por fim, decide encerrar o contrato de trabalho.

Certamente, se o administrador age no momento certo, com certeza esse acontecimento não é viável! Por isso, para se tornar um bom profissional, é necessário ter o timing para tomar decisões certas nas horas ideais. 

4 – Tenha capacidade de desenvolver pessoas 

A capacidade de desenvolver pessoa diz muito a respeito do tipo de profissional que você deseja ser. Afinal, toda administrador de sucesso é capaz de inspirar, ensinar e envolver as pessoas que estão ao seu redor.

Ao desenvolver as pessoas da sua equipe, você traz elas para perto de você, unindo forças para que tanto o seu trabalho, quanto o delas, evoluam e, assim, possam colher frutos ainda melhores no âmbito profissional. 

5 – Sempre busque conhecimento 

Quem trabalha nesta área de atuação, tem a necessidade de buscar conhecimento todos os dias, tendo em vista que o mercado está sempre em atualização, principalmente no cenário digital.

Por isso, saiba que para se tornar um bom administrador, você nunca deve parar de estudar! Faça cursos de especialização, leia livros relacionados a sua área e esteja sempre em dia com as novidades do mercado. 

Não me sinto confiante: o que fazer? 

mulher com uma mala de rodinhas

Se você chegou até aqui e ainda não se sente confiante o suficiente para seguir a sua jornada rumo ao sucesso profissional, fique tranquilo, pois todas as capacitações e habilidades que citamos neste texto podem ser adquiridas com o tempo. 

Isso quer dizer que sim, é possível se desenvolver do 0 e conquistar o tão sonhado futuro promissor. Primeiramente, dê o start buscando uma instituição que tenha profissionais com o mesmo objetivo que o seu. 

Além de te ajudarem a se desenvolver, eles poderão te impulsionar na carreira com todo o conhecimento necessário para você se profissionalizar, receber o seu diploma e, por fim, se sentir confiante para atuar na sua área com assertividade. 

Caso você tenha alguma dúvida sobre o tema, comente aqui embaixo, nós da Unova teremos o prazer em respondê-lo. Agora, aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos que, assim como você, buscam pelo sucesso profissional! 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

1 Comentário