fazer maquiagem profissional

A maquiagem profissional realça a beleza da mulher e eleva a autoestima, causando grande impacto no emocional através da aparência. 

Blush, rímel, delineadores, máscaras, corretivos e bases, são apenas alguns dos inúmeros produtos que a profissão de maquiador profissional utiliza diariamente, para produzir mulheres e homens para seus eventos especiais. 

A maquiagem tem o poder de nos tornar mais autoconfiante e uma forma de expressão que valoriza a pessoa. 

Popular entre as mulheres, muitas delas deixam de utilizar a maquiagem no dia a dia por não saber como se maquiar corretamente e com equilíbrio entre cores, tons e produtos usados. 

Para evidenciar sua beleza, confira nossas dicas de como fazer maquiagem bem profissional em casa e como iniciar na profissão. 

Para fazer maquiagem profissional a limpeza e hidratação da pele é o principal

A primeira dica universal para uma maquiagem profissional, ou mesmo a maquiagem mais básica possível é: limpeza da pele e hidratação.

A limpeza é o primeiro passo para deixa a pele pronta para receber toda camada de maquiagem, inclusive as mais pesadas e facilita, inclusive outros procedimentos como design de sobrancelhas

Para a limpeza, não precisa de nada profundo, apenas sabonete e água fria. Dica 1: escolha sabonete a base de leite ou indicado pelo dermatologista, principalmente se você tem acne. 

A limpeza profunda pode ser feita uma vez por mês e utilizando produtos como água micelar, tônico facial e gel esfoliante. 

Depois da maquiagem, retire-a com um lenço umedecido próprio para área do rosto e olhos e siga o passo do sabonete e água fria ou gelada.

Invista em bons produtos para maquiagem profissional

Com a pele limpinha, é hora de separar todos os produtos que serão utilizados para maquiagem profissional. 

Para ter um kit de make de respeito, é preciso investir em produtos de qualidade. Portanto, analise se a base dá efeito craquelado depois de algum tempo ou se o batom deixa os lábios muito ressecados, pois isso detona o resultado.

Dica 2: Evite comprar kits de produtos, mas opte por montar o seu, pois muitas marcas possuem uma sombra melhor, mas a base já não é grande coisa. 

Montando seu kit de produtos, terá apenas o que for especialidade dessa ou daquela marca, oferecendo para seus clientes o que existe de melhor para a make esperada. 

Tenha pincéis e esponjas de qualidade e de todos os tipos 

Os pincéis são acessórios essenciais que não podem faltar em uma make de respeito, por isso, devem ser de boa qualidade, além de você ter cada um para um fim diferente. 

Existem inúmeros pincéis para maquiagem, e a seguir citaremos os mais conhecidos. São eles:

  • Esponjas densas e porosas– As esponjas ajudam muito na hora de aplicar uma base líquida ou em pó. Opte sempre pelas densas para produtos líquidos e as porosas para a base em pó;
  • Língua de gato– É um dos pinceis mais populares e feito para aplicação de base, principalmente as cremosas;
  • Large Powder– Este pincel, também conhecido carinhosamente por gordão, é um pincel de cerdas macias e arredondadas, volumoso e perfeito para aplicação de pó;
  • Kabuki– O pincel Kabuki é ideal para marcação precisa, e por isso é mais denso que os outros tipos. Ele auxilia para mascarar espinhas, olheiras e manchas;
  • Chanfrado– O pincel chanfrado é indicado para contornos e pode ser tanto denso e preciso, como volumoso para esfumar com um toque mais natural.

Depois de cada uso, sempre lave bem e deixe secar, mantendo essa rotina de uso, pois pincéis sujos, acabam atrapalhando o resultado de maquiagens posteriores, por causa do acúmulo de produtos.

Existem no mercado alguns produtos próprios para limpeza dos pincéis para cada uso, porém, tenha vários tipos e repetidos para facilitar o dia a dia, principalmente quando se tem várias produções diferentes para executar. 

Cuidado com os exageros

Todo mundo já errou a mão na hora de fazer as primeiras maquiagens. É uma cor que não combina, um pó muito escuro ou com textura pegajosa, sem contar o batom, que pode ser muito mole ou ter uma cor sem graça. 

Além disso, a maquiagem deve combinar com a produção do cabelo, com as cores e estilo das roupas e acessórios e claro, ir de encontro ao gosto do cliente. 

Os exageros ou makes básicas demais podem acontecer com todo mundo, por isso é importante ver fotos e vídeos de modelos para se inspirar e corrigir as falhas. 

Conhecer os materiais e produtos para a maquiagem profissional perfeita, é outro ponto importante para garantir e, evitar, alguns erros e exageros que podem ocorrer.

Como começar na maquiagem profissional?

Depois dessas dicas, você ficou com muita vontade de começar na carreira de maquiador(a)? Então, veja algumas dicas para ter sucesso na profissão:

  1. Você tem perfil para ser maquiador? Este profissional tem que ser extrovertido, observador, carismático e organizado, além de ter conhecimento com cores e desenho, sabendo com equilibrar tons e nuances;
  2. Esteja de olho nas últimas tendências do mercado da moda, quais as cores em alta, os novos produtos e as marcas de melhor custo-benefício;
  3. Comece praticando em si e em pessoas próximas, depois, comece a se aventurar em pequenos eventos de amigos e família, até chegar nos eventos maiores como maquiagem em casamentos e círculo da moda;
  4. Por fim, escolha um curso que te auxilie com conhecimento de qualidade e te ajude a começar na carreira. Escolha a Unova Cursos. 

Curso Maquiagem Profissional da Unova 

O mercado da Maquiagem Profissional é um dos mais glamourosos, produzindo personalidades da TV, cinema, teatro, além de todo tipo de evento em todo planeta. 

Você terá uma gama de oportunidades e possibilidades dentro da profissão e para isso, terá de conhecer a profissão a fundo, começando de algum lugar e com estilo.

Com o curso Maquiagem Profissional, você aprende o básico sobre a profissão, entendendo um pouco sobre a história das makes e dicas principais para começar. 

 Além disso, aprenda sobre os tipos de materiais mais usados, acessórios envolvidos e como equilibrar cores e texturas para fazer desde maquiagens básicas até as mais premium em pouco tempo. 

Curso é gratuito e 100% online, além disso, tem opção de certificado, muito importante para você começar nesse mercado com o pé direito.

Matricule-se no curso Maquiagem profissional e comece a desenhar seu futuro com a Unova Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.