conseguir seu primeiro emprego

Para conseguir seu primeiro emprego atualmente, é necessária muita qualificação através de graduação, pós e especializações. 

Mas outro ponto que ajuda e muito a conquistar suas primeiras experiências profissionais são os cursos livres online.

Através deles, é possível começar uma carreira, aprender novas habilidades, atualizar o que já sabe e deixar o currículo mais completo. 

Nesse post, falaremos da importância e daremos dicas de como você consegue seu primeiro emprego a partir de cursos livres online. Confira. 

O que são cursos livres e como eles ajudam a conseguir seu primeiro emprego?

Cursos livres são módulos de complementação acadêmica que auxiliam no conhecimento e atualização de uma área profissional específica. 

Eles auxiliam, inclusive, no aprendizado e qualificação em profissionalizantes técnicos, abrindo oportunidades com mais rapidez e quando curso online, potencializam suas chances e agilizam os resultados remotamente. 

Na conclusão de cada curso, é possível obter um certificado que confirma o conhecimento adquirido. Veja os principais benefícios:

  • Melhora suas propostas de estágios e empregos: Se você está em busca do primeiro emprego, transição de carreira ou precisa se atualizar, os cursos online são ótimas fontes de conhecimento e qualificação continuada;
  • Deixa o currículo mais completo: Um currículo com cursos online, é mais recheado de habilidades, o que aumenta chances no mercado de trabalho;
  • Estudos online e gratuitos: Essa é uma das maiores vantagens, pois, o aluno só irá se preocupar com seu aprendizado e agiliza seu tempo estudando de onde quiser. 

Para jovens que estão começando na vida profissional, é sem dúvida uma forma de aprendizado e capacitação rápida e muito precisa. 

Diferença entre cursos livres e cursos profissionalizantes técnicos

Existe uma confusão para muitas pessoas, quanto a cursos livres e cursos profissionalizantes, se são a mesma coisa ou possuem a mesma importância.

Ambos são cursos, porém, diferentes em sua metodologia e objetivo. Os cursos livres são feitos para ensino de habilidades e conceitos básicos, além de atualizar conhecimentos. 

Cursos de curta duração e podem ter certificado ou não, o que não é uma obrigatoriedade, mas é vital para processos seletivos e concursos públicos, por exemplo.

Já os cursos profissionalizantes técnicos têm uma duração mais longa e, inclusive, podem ser tecnólogos, ou seja, tem valor de uma graduação.

Outro ponto a ressaltar é que este tipo de curso dá obrigatoriamente certificação e diploma de conclusão, oferecendo qualificação profissional mais completa e não apenas complementar. 

Portanto, os cursos livres ajudam a atualizar seu currículo, a complementar sua especialização e enriquecer ainda mais seus conhecimentos. 

6 Dicas para conseguir seu primeiro emprego com auxílio de cursos livres

Todo jovem estudante sonha com uma boa oportunidade para começar sua carreira, e a seguir, daremos algumas dicas de como os cursos livres ajudam nesse processo:

  1. Foque em cursos livres que tenham a ver com a profissão escolhida

A primeira dica é óbvia: aposte em cursos que sigam a mesma linha de estudos da profissão escolhida.

Não faz sentido estudar para ser um cozinheiro e fazer cursos para programação. Se o objetivo é conquistar oportunidades agora, foque em sua carreira atual.

  1. Quando escolher cursos fora de sua área, aposte nos obrigatórios no mercado

Diferente do tópico anterior, nesse caso, falamos de cursos que ainda que não tenham a ver com sua área, são essenciais para sua vida como um todo.

Um exemplo são cursos de idiomas. Independente da carreira escolhida, saber inglês hoje em dia é quase uma obrigação, e em algumas profissões é mesmo.

Por isso, não deixe de investir seu tempo em aprender a língua e outras como espanhol e francês, principalmente se sua área tem muita aceitação em países desses idiomas. 

  1. No currículo, anexe em educação ou área para cursos complementares

Ok, você está fazendo cursos livres, mas onde anexá-los ao currículo? Todos que fizer devem estar lá? Tem que colocar datas e qual instituição se formou? 

Primeiramente, anexe os cursos online na área Educação ou cursos complementares, sendo esse último o mais indicado. 

É preferível que se coloque data e instituição, mas anexe apenas os cursos que seguem a linha da carreira que pretende a vaga. 

Cursos de idiomas devem ser citados também, mas aqueles à parte, podem ser citados na entrevista, principalmente se tiverem uma relação mais social e filantropa. 

  1. Enalteça suas habilidades e experiências acadêmicas

Como você está em busca do primeiro emprego, é natural que a área de experiencias esteja vazia. Nesse caso, é preciso indicar suas habilidades e experiências quanto a projetos acadêmicos. 

Por exemplo, fez um TCC com foco em um projeto específico? Descreva no currículo e reforce na entrevista. 

Habilidades como saber informática avançada ou digitar rapidamente, são pontos que podem satisfazer o recrutador em uma primeira grande oportunidade no mercado. 

  1. Quer empreender? Os cursos livres são excelentes para te preparar para o mercado

E se o primeiro emprego não é bem seu foco, mas começar no mercado empreendendo, os cursos livres são ainda mais eficazes para te preparar.

Aprenda gestão financeira e todos os pontos fundamentais do marketing digital e comece sua e-commerce sem perder dinheiro. 

Que tal investir na área da estética? Você aprende muito também. São ótimas formas de começar e se consolidar como empresário e dono do seu próprio futuro. 

  1. A dica principal é: nunca deixe de estudar e aprender!

Mesmo depois de ter sua graduação, pós e todas as especializações, é sempre importante continuar seus estudos e nunca parar de aprender. 

Se você deseja aprender mais cursos online, aqui você conta com uma infinidade de cursos para dar todo conhecimento e oportunidades que você precisa. 

Curso grátis online da UNOVA Cursos

Você viu como é importante investir nos cursos livres online? Eles são muito vantajosos por sua rapidez no aprendizado e conteúdo de qualidade, tornando suas chances no mercado muito melhores. 

Na UNOVA Cursos, você encontra uma gama de cursos divididos em vários segmentos profissionais e perfeitos para sua capacitação.

Tudo online, gratuito e com opção de certificação válida e aceita em todo país. Conteúdo de qualidade em ambiente digital.

Invista agora no EAD UNOVA Cursos. Uma plataforma intuitiva e completa de recursos para seu aprendizado. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.