Como começar sua confeitaria em casa

Você faz doces caseiros e todo mundo diz que são deliciosos? Monte sua confeitaria em casa e comece a lucrar com eles. 

Este é um mercado que há mais de 10 anos só colhe frutos, com saldo positivo na casa dos bilhões de reais. 

Segundo dados do setor, só em 2021, foram mais de 105 bilhões de reais de faturamento, com crescimento de 15,3% comparado com o ano anterior.

No país, são mais de 230 mil empresas desse segmento e empregam 920 mil pessoas diretas e acima de 1 milhão e meio de indiretos. 

O mercado da confeitaria está sempre com grandes novidades para adoçar a vida das pessoas e se você gostou de todas essas informações, confira algumas dicas que separamos para você, de como empreender em sua casa e fazer parte desse setor. 

Mercado das confeitarias: confeitaria em casa é o início de muitos profissionais

Quando vemos grandes marcas de confeitaria e doces no mundo, pensamos como elas começaram, e a maioria iniciou dentro de uma cozinha comum como a sua. 

Alexandre Costa ou simplesmente Alê Costa, dono e fundador da Cacau Show, iniciou a marca em 1988 como uma confeitaria em casa e com o auxílio de uma cozinheira, vendia seus doces de porta em porta.

Começou com a ajuda da família também e ainda muito jovem se tornou um empreendedor de sucesso no ramo. 

A Cacau Show é atualmente a maior franquia de chocolates finos do planeta e assim como ela, você também pode fazer história nesse mercado, principalmente com o aquecimento dos últimos 15 anos. 

Como falamos na introdução, este é um setor que não teve alteração nos últimos anos, nem mesmo com a pandemia, sendo que, na verdade, esse mercado cresceu ainda mais, por volta de 200%. 

Atualmente com a popularidade das redes sociais, muitos profissionais têm iniciado sua marca e receitas através de vídeos e fotos de suas produções. 

Essa é uma das possibilidades nesse mercado e a seguir, daremos dicas de como você pode iniciar no setor.

Como começar sua confeitaria em casa

Seja para empreender em algo para tocar profissionalmente ou apenas um ganho de dinheiro extra, começar com uma confeitaria em casa pode ser uma boa ideia. 

Para isso, confira algumas dicas para começar nesse mercado e obter sucesso com seus quitutes:

  1. Pesquise o mercado

Antes de iniciar, é extremamente importante fazer pesquisa de mercado. Mas, afinal, o que é pesquisa de Mercado?

A Pesquisa de Mercado é a coleta de dados informativos sobre um público, para definir oportunidades, problemas a serem resolvidos e a demanda possível.

É extremamente importante para qualquer negócio e se você está começando na confeitaria, é importante identificar as lacunas do mercado para oferecer algo único. 

  1. Crie seu plano de negócios

Para cometer menos erros e saber a hora certa de avançar ou recuar, o plano de negócio é extremamente importante.

Ele é um documento essencial para iniciar seu empreendimento e ajudará a definir os objetivos que deve ter, os custos envolvidos.

O plano de negócios além de tudo, prevê problemas com mais rapidez e estar preparado para os riscos com mercado, desenvolvendo as estratégias certas para o sucesso.

  1. Tenha uma marca 

Crie sua identidade visual com bastante criatividade, cor e atraente, que tenha a ver com sua confeitaria. 

Escolha nomes que faça alusão a doces e você e conecte através de uma imagem. Desenvolva a marca pensando na personalidade e estilo que quer que ela passe para sua clientela. 

  1. Adquira equipamentos e trabalhe apenas com produtos de qualidade

Um bom liquidificador, batedeira e assadeiras de qualidade, são alguns dos equipamentos que você deve ter em sua confeitaria em casa. 

Pode começar com poucos recursos, mas com o tempo, melhore os equipamentos que vão auxiliar tanto na qualidade dos produtos como na otimização de seu trabalho. 

  1. Ofereça um cardápio interessante, vasto e acessível

Depois de ter uma marca criada, é hora de definir o cardápio de seus produtos. Invista em uma boa variedade de produtos e desenvolva os melhores para fotos e vídeos.

Separe o cardápio por categoria e apresente este material tanto na confeitaria em casa para clientes a domicílio ou que visitam sua cozinha, e nas redes sociais.

Invista nas redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais se tornaram um campo vasto a ser explorado em ganho de views e dinheiro. 

Nelas, crie páginas e canais para apresentar seu trabalho. Para os vídeos, crie roteiros para facilitar como será apresentada as receitas ou anúncios. 

Faça bons vídeos e fotos e edite tudo com cuidado, deixando a qualidade ainda melhor.  

  1. Preze pela limpeza e normas sanitárias

E para abrir uma confeitaria em casa, é preciso atenção a limpeza e normas sanitárias, desde as mais básicas até as mais complexas e obrigatórias. 

Por exemplo, para fazer qualquer produto, nunca esteja com os cabelos expostos. Use toucas e as mãos devem estar com as unhas curtas e limpas. 

Uso de joias e até mesmo de barba crescida é advertido, e em alguns casos, principalmente em confeitarias profissionais, até proibido. 

Atenção aos produtos usados e a qualidade e validade deles. Ter atenção a esses pontos é fundamental para o crescimento do negócio.

  1. Faça cursos e capacite-se continuamente 

Com essas dicas, você pode começar a transformar seu sonho de ter uma confeitaria em casa em realidade. 

O sucesso requer muito trabalho e planejamento, por isso, é fundamental estar sempre aprendendo coisas novas e se capacitando. 

Você percebeu como esse mercado é valioso, mas com grande concorrência e demanda. Por isso, é vital que você invista em seu aprendizado para criar um negócio de sucesso e satisfazer seus clientes.

Curso Confeitaria e Doçaria grátis online da UNOVA Cursos

Estas informações adoçaram seu dia? Então é hora de você colocar mais sabor em sua vida profissional e começar uma profissão de sucesso.

Com o curso Confeitaria e Doçaria, aprenda tudo sobre esse mercado, como começar e dicas e técnicas para facilitar e otimizar seu trabalho no dia a dia. 

O curso Confeitaria e Doçaria é gratuito e 100% online, além de opção de certificado aceito em todo país em instituições de ensino e processos seletivos e concursos. 

Curso de nível intermediário com 30 horas de duração e mais de 20 módulos de estudo. 

Alcance seus objetivos em sua carreira ou se torne um empresário do ramo com este e todos os cursos que a UNOVA Cursos oferece para você.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.