Como começar na carreira de TI

O Brasil está em busca dos melhores profissionais na carreira de TI e você pode ser um deles nos próximos anos.

Pesquisa recente mostra que o Brasil tem um déficit de 84% de profissionais nesse setor e até 2025, haverá a necessidade de 800 mil talentos! Um número expressivo, e várias são as razões para essa demanda.

Muitos profissionais preferem seguir carreira em empresas do exterior, outros não tem interesse de investir em negócios de Tecnologia no país e o Brasil ainda precisa avançar muito quando o assunto é tecnologia da informação.

Pensando nisso, o mercado tem se aquecido com várias oportunidades de educação voltada para essa área.

A UNOVA possui alguns cursos de informática e tecnologia, perfeitos para você começar seu aprendizado. 

Confira os cursos mais buscados nesse setor e dicas para começar na carreira e se qualificar de verdade para um futuro de grande sucesso.

Como anda o mercado e as carreiras de TI mais buscadas 

Este é um dos mercados que mais crescem no mundo, e não é para menos. Pesquisa mostra que somente no ano de 2022, houve um crescimento de 22,9% no país e em 2021, chegou a 23%. 

Atualmente, o maior entrave para que este mercado cresça de verdade no Brasil, é a falta de mão de obra especializada.

Para se ter uma ideia, anualmente, em torno de 53 mil pessoas se formam em TI no país todos os anos, porém, a demanda é de no mínimo 159 mil profissionais.

Ou seja, é necessário mais trabalhadores com conhecimento na área para os próximos anos e por isso, o mercado deve se aquecer ainda mais em educação e investimentos para sanar essa necessidade.

Atualmente, 6 áreas dentre as carreiras de TI são as que mais tem falta de profissionais: 

  • Especialista em Cibersegurança;
  • Engenharia de Cibersegurança;
  • Analista de privacidade;
  • Engenharia de dados;
  • Pesquisador UX;
  • Desenvolvimento de sistemas.

Com o avanço da Inteligência Artificial, da pesquisa e cuidado com os usuários e das preocupações em relação a segurança de dados na web, este são sem dúvida, os nichos que mais precisam de bons profissionais.

5 cursos de informática e tecnologia para você começar sua capacitação

A seguir, alguns cursos imperdíveis para você começar sua qualificação em tecnologia e aprender mais sobre o assunto:

  1. Introdução a Redes Informática

Neste curso, o aluno aprenderá as noções básicas de como funciona a comunicação e cabeamento de dados entre computadores e servidores, fazendo assim a internet como conhecemos ser possível.

O aluno terá aulas sobre redes básico, técnicas de gestão de dados, os tipos de redes e sua topografia. 

  1. PHP- MySQL- Iniciante

O curso é voltado para pessoas que desejam seguir no nicho da programação, já que o PHP é uma linguagem de programação muito utilizada para criação de sites e softwares. 

No curso, você aprende conceitos, criação dos primeiros projetos e aprende sobre fluxos, estruturas e muito mais.

  1. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A LGPD é uma lei muito necessária que foi criada com o objetivo de garantir que os dados de pessoas físicas e jurídicas, não sejam usadas ilegalmente no ambiente digital.

Neste curso, o aluno terá aulas que tratam sobre assuntos como introdução a lei, as obrigações da LGPD, os dados sensíveis e como ela deve ser implementada.

  1. Métodos Ágeis

Mais utilizada em desenvolvimento de sistemas e dados, os Métodos Ágeis são procedimentos que otimizam atividades e tornam tudo mais prático, rápido e assertivo.

Neste curso, o aluno terá contato com aulas sobre o que são métodos ágeis, metodologia Scrum, transformação organizacional, dentre outros. 

  1. Internet das Coisas- IoT

A IoT veio para facilitar a vida das pessoas, criando dispositivos, softwares e equipamentos, que automatizam tudo o que temos na vida, trazendo mais praticidade, comodidade e economia.

O curso possui aulas sobre o que é IoT, as tecnologias e plataformas envolvidas, visão estratégica, soluções com Internet das coisas e muito mais. 

Com todos esses cursos, é possível começar seu aprendizado na tecnologia da informação e ciências da computação, mas no próximo tópico, daremos mais dicas para você ter ainda mais sucesso nessa empreitada.

Dicas para você começar na carreira de TI

  • Escolha a formação certa para seu perfil

Sim, a área de TI é muito vasta e versátil, com inúmeras oportunidades para você e cada uma possui suas particularidades e pode combinar ou não com seu estilo.

Existem linguagens de programação aos montes e cada uma tem um jeito, assim como alguns nichos são mais complexos e outros mais simples. Analise bem cada um para encontrar qual seu lugar ao sol.

  • Pratique sempre que puder

A prática é que vai determinar seu aprendizado de fato, pois não adianta ler ou ouvir uma aula e não colocar para funcionar e provar para si mesmo que entendeu. 

  • Busque uma área e se especialize nela

Escolhendo a formação ideal e praticando, você pode se tornar um especialista naquela área, e ser requisitado por ter um conhecimento nela que outras pessoas não tem.

Isso faz toda a diferença, inclusive, para o tipo de empresa, área e até o salário que vai receber. Por isso, se dedique em um nicho e vire um expert.

  • Esteja em constante aprendizado

Se tem um mercado que muda constantemente são as carreiras de TI. Por conta disso, você deve se manter sempre atualizado e focado nas últimas tendências, pois isso te garantirá mais oportunidades a longo prazo.

Cursos de Informática e Tecnologia UNOVA Cursos

Você que pretende seguir em carreiras voltadas a Tecnologia da Informação, a hora é agora para começar e se aperfeiçoar na profissão.

Apresentamos os cursos de Informática, com mais de 45 cursos para você escolher e se capacitar. 

Estude com curso de Informática básica ao avançado, aprendendo sobre o Metaverso e Photoshop Básico. 

Em Tecnologia, você terá contato com cursos voltados a logística, instalações elétricas, tecnotendências, transformação digital e muito mais. 

Cursos com 100% conteúdo online, material didático digital e videoaulas com a melhor didática, para você aprender com qualidade total.

Cursos com opção de certificado válido e aceito em todo país. Faça agora sua matrícula e não deixa passar essa grande oportunidade de mudar de vida! Comece já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.