Wi-Fi potente

Atualmente, não dá para negar a importância de uma boa conexão com a internet no lar. Afinal, é graças ao Wi-Fi, desde que seja potente, que você pode realizar uma variedade de tarefas.

Ter Wi-Fi potente é útil para o trabalho, caso precise enviar e-mails ou realizar videochamadas. É útil para os estudos, especialmente quando precisa pesquisar informação sobre um assunto desconhecido ou entregar tarefas de forma virtual.

Como se isso não bastasse, também é conveniente para os momentos de lazer. Ter conexão à internet significa ter acesso quase ilimitado a muitas séries e filmes. Além disso, permite ler e conversar com amigos, não importa onde estejam no mundo, entre muitas outras coisas.

No entanto, enfatizamos que, para curtir tudo o que o Wi-Fi tem a oferecer, é crucial que ele seja potente. Dessa forma, terá a capacidade de cobrir cada canto da casa para que você esteja sempre conectado sem problemas.

Como conseguimos isso? O segredo está nos roteadores. Vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o que são, como usar e muito mais. 

Posicionamento ideal do roteador

Em primeiro lugar, é relevante destacar que os roteadores são dispositivos que conectam duas ou mais redes. Suas funções principais são gerenciar o tráfego entre as redes e possibilitar o uso da mesma conexão por vários dispositivos diferentes.

Não é a mesma coisa que um modem. Enquanto um modem se conecta às redes de internet, os roteadores gerenciam o fluxo de dados dessas redes. Isso não é tudo! Além disso, ajudam a distribuir o sinal.

Dito isso, vale ressaltar que não basta apenas ter roteadores em casa. É preciso prestar atenção à localização deles para garantir um sinal permanente ótimo. Muitas vezes, a conexão ruim acontece porque o dispositivo não está bem posicionado, então devemos evitar essa situação irritante.

Onde se recomenda colocar um roteador? O primeiro e principal é posicionar ele no local central da casa, para que o sinal possa se distribuir de maneira uniforme pelos diferentes ambientes.

Como regra geral, os roteadores devem sempre estar em um local aberto. Por quê? Isso ocorre porque espaços pequenos, como armários ou quartos muito pequenos, diminuem o sinal. Outra regra que não pode ser ignorada é que eles devem estar pelo menos a um metro de altura do chão.

Por outro lado, não se deve colocar um roteador próximo a nenhum eletrodoméstico, pois isso pode causar interferências. É por esse mesmo motivo que também não deve estar perto de elementos metálicos.

Por último, é importante destacar que, à medida que nos afastamos do roteador, o sinal ficará mais fraco. O que você pode fazer nessa situação é colocar o roteador no quarto onde tem mais dispositivos conectados ou onde mais precisa de uma boa conexão à internet, como no escritório.

Quando optar por repetidores de sinal?

Se você deseja ter um sinal ótimo em todos os cantos do seu lar, é melhor contar com amplificadores ou repetidores. O que são eles? Quais são as diferenças entre eles? Tanto amplificadores quanto repetidores são dispositivos que se destacam por retransmitir os sinais que recebem e, assim, ampliam o alcance do sinal para lugares onde antes não chegava.

No entanto, os repetidores vão além, incluindo um controle de interferências que garante uma excelente convivência entre os usuários.

Portanto, para ter um sinal incrível em todos os quartos da casa, é melhor optar por um ou mais repetidores. Se você perceber que tem uma conexão muito boa em um determinado local, mas não em outro, isso significa que é hora de instalar um desses dispositivos.

A seguir, vamos mencionar as vantagens de ter repetidores em casa. A verdade é que são muitas para incluir todas elas, então vamos destacar as mais importantes de maneira ilustrativa.

  • Evita as chamadas “áreas mortas”: com pelo menos um repetidor em casa, o sinal já chegará a mais lugares e você terá menos chances de encontrar uma área morta.
  • Aumenta a potência do sinal: se você quiser evitar as interrupções irritantes que não o deixam assistir ao seu filme favorito sem cortes, deve aumentar a potência do sinal. Um repetidor ajudará a alcançar esse objetivo, tornando o sinal mais potente.
  • Aumenta a velocidade: outra grande vantagem dos repetidores é que eles melhoram significativamente a velocidade do sinal. Você notará a diferença imediatamente. Ter uma boa velocidade é muito prático, especialmente para consumir conteúdo em plataformas de streaming e fazer videochamadas.
  • Fácil de usar: também não podemos deixar de mencionar que os repetidores são muito fáceis de usar. Você não terá problemas com a instalação, porque é muito simples.
  • Preços acessíveis: por último, acrescentamos que os repetidores são dispositivos que podem ser adquiridos a preços muito bons, ou seja, são econômicos, especialmente em comparação com outros dispositivos tecnológicos. No entanto, evite repetidores de baixa qualidade.

Assim como acontece com os roteadores, os repetidores não devem ser colocados perto de eletrodomésticos ou elementos metálicos, pois isso causa interferências. Procure uma área isolada, sem outros dispositivos nas proximidades, para obter um desempenho ótimo.

Conclusão

Depois de ter seu roteador instalado no local correto, além de um repetidor que ajude a distribuir o sinal, você se sentirá muito mais confortável ao navegar na internet. Você poderá trabalhar, fazer cursos de vídeo online, relaxar e muito mais sem obstáculos.

Portanto, o que está esperando para começar? É hora de potencializar a conexão com a internet em sua casa para que ela alcance todos os cantos e você possa curtir os benefícios que isso proporciona. Boa sorte!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.