empreendedor digital

Ser um empreendedor digital é hoje um dos objetivos de grande parte da população que busca na internet, alternativas de trabalho e renda.

O empreendedorismo virtual tem sido uma grande tendência nos últimos anos, impulsionando negócios e atuando cada vez mais através da evolução da tecnologia e expansão da internet em todos os aspectos da vida moderna. 

Pesquisa recente, mostrou que mais de 88% das pessoas que possuem internet em casa, usam para trabalhar, sendo que grande parte atua home office. 

Isso mostra o quanto a vida online tem crescido, principalmente de 2016 para cá, quando números mostravam que o trabalho online aumentou 211% entre 2010 e 2016.

Esses dados nos ajudam a mensurar como a internet tem sido um campo muito grande a ser explorado quando o assunto é trabalho e existem muitos caminhos a seguir, como por exemplo, o investimento em franquias online. 

Neste texto, exploraremos o mundo do empreendedor digital, suas características e desafios e como iniciar um negócio como franquias online e quais as estratégias para obter sucesso nesse mercado.

O que é ser empreendedor digital?

Assim como qualquer negócio físico, o empreendedorismo digital é a gestão e desenvolvimento de ideias de empreendimentos online.  

O empresário digital pode trabalhar de inúmeras maneiras na internet, porém, é preciso conhecimento de ferramentas e plataformas e muita dedicação. Pode-se atuar em diferentes áreas, como:

Este setor consiste no uso de ferramentas e plataformas online para alcançar clientes. Através do oferecimento de produtos ou serviços, é possível ter um negócio completo e realizar transações comerciais a partir de casa, apenas com um computador e celular. 

Características do empreendedor digital e benefícios do empreendedorismo online

A maior característica que difere o empreendedor digital de outro tipo de empresariado é a flexibilidade. 

O trabalho diário pode ser feito de maneira remota, ou seja, sem a necessidade de espaço físico, o que já evidencia um de seus maiores benefícios que é a economia e redução dos custos do negócio. 

Outro ponto é que a internet permite a criação de empresas que tem o poder de ser escaláveis e com potencial para crescimento rápido em faturamento e clientes. 

A interação com os potenciais clientes é outro fator que torna o trabalho digital muita mais interessante, já que é possível estreitar a relação e ser mais pontual quanto a venda de produtos e prestação de serviços. 

Outra característica importante é que o acesso as informações e aprendizado de recursos é maior. 

Empreendedores aprender com mais rapidez a partir da experiência de outros profissionais e tem mais acesso a se manterem atualizados em relação as tendências do mercado.

Desafios do empreendedorismo digital

O maior desafio de um empreendedor digital é a atualização constante tanto em produtos e qualidade no serviço quanto foco na concorrência.

Na internet qualquer pessoa pode começar um site, uma loja, um blog ou canal no Youtube e por conta dessa concorrência intensa, é preciso que o empresário desenvolva ideias e propostas, principalmente de marketing para avançar.

Com o advento de novas tecnologias todos os dias, a forma como as pessoas compram é influenciado pelas redes sociais e mercado atual, além das políticas e regulamentações que ameaçam mudar tudo o que conhecemos no universo digital.

O ambiente online exige empreendedores e profissionais capacitado e com facilidade para se adaptar às mudanças ou poderá ficar para trás. 

Franquias online

E agora que você entendeu como funciona o empreendedorismo online, deve estar se perguntando: por onde começar a empreender e ganhar dinheiro na internet? 

Uma das alternativas para começar e com boas chances de retorno são pelas Franquias digitais.

Franquias são uma modalidade empresarial que consiste na compra da licença de uma marca e uso comercial de toda sua estrutura e em troca, o empresário paga parte do faturamento, os chamados royalties. 

Adquirir uma franquia pode ser um bom negócio, principalmente para empresários iniciantes ou empreendedores que não possuem uma ideia ou marca própria, mas pretende investir em uma empresa conhecida no mercado.

Atualmente, existem muitas franquias baratas, com valores baixos de investimento inicial e com retorno bem interessante. 

Para trabalhar com franquias online, é importante você saber:

  • Analise o custo inicial e quanto deverá dispor de royalties para o franqueador;
  • Observe o contrato criteriosamente, principalmente se a franquia for uma grande empresa;
  • Comece com franquias acessíveis e só depois de um tempo, veja se é interessante investir em empresas de grande porte.
  • Com mais experiência, comece a pensar em investir em uma marca própria e até criar sua própria franqueadora digital. 

Seguindo estas dicas, é mais fácil começar um negócio próprio valioso e com bom crescimento começando a partir de uma franquia digital. 

Dicas para ser um empreendedor digital de sucesso

Separamos algumas dicas fundamentais para qualquer empreendedor iniciante, de como obter sucesso com um negócio online: 

  • Identifique um nicho de mercado e, de preferência, que seja uma área que você esteja familiarizado. Segmentando a área, fica mais fácil oferecer serviços com qualidade específica;
  • Invista nos canais de marketing digital como redes sociais e vídeos, além de um bom blog para monetização de renda passiva através de tráfego orgânico e otimização;
  • Nunca deixe de estudar e buscar conhecimento. Um empreendedor que não para de aprender, está sempre com ideias novas e maiores chances de atingir a satisfação de seus clientes. 

Curso Empreendedorismo Digital Grátis online da Unova Cursos

Quer ter um e-commerce de sucesso? Vender seus produtos ou serviços com facilidade e mais agilidade a seus clientes? Que tal criar conteúdo em vídeo, blog ou redes sociais? 

Tudo isso faz parte do curso Empreendedorismo Digital e você pode criar uma empresa de sucesso a partir do seu computador com pouco ou nenhum dinheiro, mas muita vontade e determinação.

Para te auxiliar nessa empreitada, estude com este curso e aprenda os pontos básicos que você deve conhecer para ser um empreendedor digital com uma carreira consolidada no mercado.

Curso 100% online e gratuito com opção de certificado válido e aceito em todo país. Este com a UNOVA Cursos e alcance todos seus objetivos profissionais.  

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.