potencializar seus estudos online

Precisando estudar, mas sem tempo para o presencial? Que tal investir na ideia dos estudos online?

Com a pandemia, estudar online se tornou uma das formas mais rápidas e fáceis de dar aquela turbinada no seu currículo e sem precisar sair de casa. 

Mas capacitação através da internet vem de longa data, mas a pandemia deu um empurrãozinho no mercado, tornando-o mais atrativo para quem precisa estudar. 

Segundo a agência Brasil, a pandemia intensificou o avanço e uso das tecnologias, com mais de 83% residências com uso de internet.

Em 2020, houve aumento de 161% na procura de cursos online, já que esta é uma das formas mais rápidas, divertidas e eficazes de empoderar o currículo no mercado.

Se você gostou de saber tudo isso e decidiu estudar online em 2023, vem com a gente que daremos algumas dicas de como potencializar seu aprendizado e garantir as melhores oportunidades profissionais do mercado para sua carreira.

A importância em fazer seus estudos online

Começar um curso é sempre empolgante, pois você aprenderá mais sobre uma área nova ou se atualizar sobre algo que já conhece, aumentando seu entendimento e especialização sobre o assunto. 

Além disso, existem outros benefícios que estudar pela internet de traz:

  • Formato moderno e dinâmico– As plataformas online como a Unova Cursos, possuem recursos em vídeo e metodologia de ensino muito mais dinâmico do que empregado em salas de aula convencionais. 

Isso torna o aprendizado mais interessante e rápido, já que o aluno pode voltar uma aula caso não tenha compreendido algo, tendo mais liberdade em sua capacitação. 

  • Conteúdo variado– Nos cursos online, você possui uma gama de opções de cursos para estudar. 

Pode escolher qualquer área e categorias distintas, aprendendo de tudo com mais flexibilidade. 

  • Comodidade e praticidade– Com curso digitais, você aprende qualquer coisa sem sair de casa. 

Além disso, as plataformas são mais completas e fáceis de usar, oferecendo muito mais praticidade. 

Agora que você conhece as vantagens em aprender online, confira dicas de como se disciplinar para fazer vários cursos online e enriquecer seus conhecimentos e currículo.

banner unova cursos gratuitos

Como começar a estudar online? 7 dicas

Ao escolher um curso online para fazer, é importante seguir algumas dicas para ter um aproveitamento melhor e estar apto mais rápido a fazer outros cursos:

  1. Escolha um curso que tem a ver com seus gostos e pretensões profissionais

Independente se você já está no mercado de trabalho ou começando, fazer um curso livre é fundamental para potencializar sua carreira. 

Por isso, escolha um curso que combine com seus planos profissionais, que se adeque aos seus gostos e dedique-se para deixar seu currículo ainda mais completo. 

  1. Crie uma rotina 

A dica 2 é fundamental: seja disciplina e crie uma rotina em torno desse novo hábito. Estudar online pode ser desafiador, principalmente se você não for uma pessoa muito organizada.

O melhor conselho, é criar uma agenda de aulas com horários e se for mais de um curso, seja ainda mais organizado para conseguir fazer tudo, além de outras obrigações. 

  1. Escolha um local para seus estudos

Outro ponto importante é determinar um local para estudar. Ainda que você possa estudar um dia ou outro em locais diferentes, tenha um fixo para se organizar. 

A dica é ter uma mesa, cadeira e, de preferência, que seja uma área com boa luz natural, arejado e sem muito barulho.

Uma dica bônus, é conversar com as pessoas que moram com você e explicar sobre sua nova rotina. Assim, eles irão te respeitar e dar apoio durante o tempo de estudos.

  1. Separe o material que precisará para seu aprendizado

Livros, cadernos e material digital como a plataforma de estudos aberta, são tudo o que você precisa para fazer anotações e analisar as aulas, retornando os vídeos quando necessário.

Outra dica bônus, é imprimir PDF entre outros materiais que serão essenciais para seu processo de aprendizado. 

  1. Tenha tempo de descanso

Ao criar sua rotina, não esqueça de colocar na agenda os períodos de pausa e lazer. Estudar o tempo todo sem descanso não é benéfico, por isso, é fundamental ter um tempo para você.

  1. Trace metas e objetivos alcançáveis

As metas e objetivos são seus planos a curto, médio e longo prazo, por isso, é importante que você desenhe como está sua vida agora, o que pretende fazer nos próximos anos a médio prazo e como se vê em um tempo mais longo.

Esses pontos são valiosos para serem definidos, pois é a partir deles que você determinará seu trajeto profissional. 

Mas, atenção: trace um ideal realista, algo que seja possível de ser alcançado, e com curso livres é possível iniciar esses sonhos, tirando tudo do papel com mais certeza. 

  1. Escolha bem a plataforma de cursos online

Por fim, escolha bem a plataforma de cursos que mais se identifique. Sugerimos a Unova Cursos, pela qualidade dos cursos, a variedade em categorias de estudos, além dos recursos oferecidos. 

Outro ponto positivo é que aqui, você conta com cursos 100% gratuitos e um ambiente digital 100% online, com opção de certificação para deixar seu currículo incrível. 

Para dar aquele UP em sua carreira, é fundamental ter em seu currículo cursos de marcas de renome. Por isso, invista no melhor conteúdo com a Unova Cursos. 

Cursos online grátis da Unova Cursos

Agora que você aprendeu como se organizar e estudar digitalmente, é hora de escolher os cursos e a escola para estudar. 

Para tornar-se um especialista em sua área de atuação, começar em uma carreira do zero ou mudar de área profissional, comece com cursos online.

Os cursos livres são as melhores fontes de conhecimento do mercado, já que possui baixo custo e material de fácil compreensão, além de certificado para complementar seu currículo.

Aqui você estuda em ambiente digital e o melhor, totalmente gratuito. Aprenda e continue sua capacitação com um acervo de mais de 480 cursos.

Na Unova Cursos, você estuda com o melhor conteúdo, na melhor plataforma do mercado, sendo uma das mais completa em recursos e com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Matricule-se e não deixe seu futuro para depois, invista em sua vida e carreira com os cursos da Unova Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.