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O Que é e Como Funciona a Educação Integral na prática?

A educação integral é o conceito de educação que abrange o desenvolvimento global do sujeito em todas as dimensões: cognitiva; estética; ética; física; social; afetiva.

Esta idealização da educação focou-se na formação de pessoas críticas, conscientes, autônomas e responsáveis. Ele sugere a inclusão porque ele valoriza a individualidade de cada pessoa. Prioridade de suas necessidades e expectativas, que podem ser alteradas dependendo do seu crescimento ou desenvolvimento.

Nesta proposta de treinamento, os projetos interagem com o assunto, eles são contextualizados com a comunidade local. Garantir a interação entre o assunto e a prática educacional de acordo com a comunidade que está inserida.

  • Se a escola presta grande atenção ao treinamento de ginástica em sua grade usual, haverá projetos que se combinam com a ginástica, proporcionando o melhor desempenho dos alunos nesta modalidade;
  • Se existe uma escola de samba na área: agentes locais podem promover a parceria com a escola, e haverá uma aula de dança ou instrumentos da escola de samba. Pode até formar um pequeno grupo escolar.

Embora exista uma promoção da igualdade, reconheça o direito de todos. Não estamos falando apenas de educação, mas também de acesso à educação com várias línguas; muitos recursos; cursos online gratuitos; em diferentes espaços; com muitos conhecimentos e vários agentes.

Então, podemos confirmar que a educação integral formula uma experiência educacional diversificada que pode ser experimentada dentro e fora da escola. No entanto, sempre faz parte do desejo do professor de múltiplo treinamentos.

No entanto, a manutenção da educação integral é uma tarefa constante para estores e secretarias da educação. O programa MEC Mais Educação oferece subsídios para a implementação de educação integrada em escolas públicas. No entanto, ele defende a participação da comunidade e através do Programa de Dinheiro Direto na Escola PDDE.

Recordando que o PDDE permite a introdução de um orçamento para educação integral na escola, sendo administrado pela Associação de Pais e Mestres e o Conselho da escola, juntamente com a equipe de gerenciamento da unidade.

Como Funciona a Educação Integral?

Em primeiro lugar, vamos entender este projeto educacional que visa: ampliar as oportunidades educacionais dos alunos com a expansão do período escolar. Inicialmente, as prioridades dos alunos com vulnerabilidade social. No entanto, hoje temos uma demanda de pais que trabalham e ficam o dia inteiro na rua, e as crianças ficam com  terceiros ou ficam sozinhos.

A operação é variável, capaz de ter dentro ou fora da escola de acordo com o espaço disponível. Existem também vários especialistas envolvidos, tais como: Professores; estagiários; monitores; voluntários; e outros atores sociais.

Geralmente, um grupo de trabalho cria projetos e seminários; Em outros casos, o secretário de educação faz a escolha, criando seminários e agentes contratuais.

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O projeto de trabalho tem uma abordagem global que une diferentes conhecimentos. Assim, é dada preferência à participação e os interesses de todos.

Os seminários pedagógicos contribuem para o ensino e a aprendizagem, ao abordar várias línguas, facilita a experimentação, estimula a interação em todas as dimensões.

Vejamos Alguns Exemplos:

  • Apoio pedagógico: alfabetização, matemática, história e geografia, uma língua estrangeira.
  • Cultura, música e arte: seminários, tais como: avaliação de vários movimentos artísticos, danças ou fanfares e grupos
  • Esportes e recreação, que consistem em recreação, lutas, xadrez, voleibol, handball, basquete, tênis, futebol, natação atletismo, ginástica rítmica e rítmica;
  • Tecnologia e cibercultura, que inclui programação, robótica, fotografia, rádio escolar, vídeo
  • Educação ambiental, educação para o desenvolvimento sustentável, tais como: compostagem, jardim escolar e jardim
  • Direitos humanos e direito a Educação

Direção  Democrática no Funcionamento do Projeto

Tendo em vista o fato de que os integrantes da formação de um grupo educacional, o líder precisa promover reuniões pedagógicas, discussões e construção coletiva de pedagogia do projeto escolar. E também o estabelecimento da organização do seu tempo, relações e espaços que podem ser utilizados pela educação integral.

A construção de um projeto político pedagógico prevê o estabelecimento de relações de parceria. Quando o gerenciamento compartilha responsabilidades e tomada de decisões, o fardo torna-se mais fácil.

A educação integral fornece um critério de adesão e determina que a escola deve ser capaz de organizar seus espaços.

O projeto também enfatiza que a prioridade no atendimento é os alunos que distorcem a idade / ano escolar; correção de fluxo; os beneficiários do programa Bolsa Família; vítimas de violência, maus-tratos ou trabalho infantil;

Lembramos que, como em qualquer projeto, é possível fazer ajustes e mudanças quando necessário. ,

Vejamos a eficácia deste projeto educacional integral na cidade de São Paulo, que foi iniciado em 2009.

Educação Integral em Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes é uma cidade no estado de São Paulo, que fica a cerca de 70 quilômetros da capital de São Paulo. Foi fundada em 1 de setembro de 1560 pelos exploradores portugueses. É considerada a maior cidade da região Alto-Tiete, e de acordo com dados coletados em 2015, o município tinha 424 633 habitantes.

Como houve um crescimento significativo, ela precisava investir em educação. Por esse motivo, o programa “Educação Integral” foi implementado no início de 2009. O principal objetivo deste programa é promover a educação das crianças através de uma educação de qualidade.

No início da proposta de educação integral, havia quinhentos e quarenta alunos do primeiro e quarto série de três escolas municipais. Foram estabelecidas parcerias com algumas secretarias municipais, tais como: esportes e lazer; o ambiente; saúde e promoção social.

Cada parceiro contribuiu para algumas das atividades, projetos e programas desenvolvidos no Centro de Programas Educacionais Municipais (Cempre) do Dr. Ruth Cardoso, no Jardim Layr e nas escolas municipais do prof. Etelvina Cáfaro Salustiano, Conjunto Jefferson e Prof. Mario Portes, em Jundiapeba.

Desde 2010, o programa foi ampliado e desenvolvido em quatorze escolas. Como resultado, ele contou com a participação de cerca de cinco mil alunos que se juntaram ao período completo de tempo.

As primeiras horas de serviço das sete horas às onze horas e trinta minutos na educação ordinária; com seminários e projetos de meio dia às dezesseis horas e trinta minutos. E o segundo de nove a uma hora com seminários e projetos; e educação regular de uma hora a dezessete horas e trinta minutos

Proposito da Educação Integral Mogiana 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação da cidade sua missão é “promover a educação integral em um período parcial ou integral com o objetivo de promover o desenvolvimento global da criança, ampliando seus horizontes”.

A educação integral fornece aulas estruturadas e supervisionadas pelo coordenador pedagógico da escola e coordenadores de tempo integral. Além disso, professores dos seminários oferecem treinamento contínuo.

O objetivo principal é fornecer inúmeras condições para o pleno desenvolvimento dos estudantes. Se esforçando para garantir que os alunos tenham uma educação global, aplicando suas habilidades, criando assim novas habilidades.

Logo, os pais são tranquilos porque sabem que seus filhos estão seguros, em condições de confiança sob a tutela e orientação pedagógica de uma equipe de profissionais com muitos recursos para o seu crescimento.

Porque os alunos também contam cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, lanches e jantar. Este alimento é enriquecido e equilibrado, o seu cardápio é cuidadosamente avaliado pela equipe “Merenda” sob a supervisão de um nutricionista.

Além das seguintes disciplinas de currículos comuns a todas as escolas municipais, atividades culturais, esportivas e intelectuais. Atualmente, eles são desenvolvidos e implementados em parceria com as secretarias municipais de educação, cultura, esportes e lazer, saúde, assistência social, desenvolvimento econômico e social, transportes e meio ambiente.

Mas eles também têm suporte para outras ações desenvolvidas por outras agências do governo municipal, estadual e federal, instituições privadas, associações e organizações não governamentais que também fazem parte deste programa educacional integral

Panorama Nacional da Educação Integral

De acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), houve um aumento significativo no atendimento de estudantes de tempo integral. Conforme podemos ver abaixo:

  • Em 2008 eram 941.573 alunos em atividades previstas pelo SIMEC e em 2014 eram 8.309.309;
  • Alunos com atividades complementares nas escolas em 2008 eram 510.569 alunos, já em 2013 eram 4.562.401 alunos;
  • Alunos com tempo integral em 2008 eram 665.346 estudantes, já em 2013 eram 3.292.442 estudantes.

Estes dados indicam um aumento no número de alunos na escola, maiores oportunidades de treinamento, reduzindo o risco de violência contra um menor. Para as famílias, este é um lucro significativo, porque deixa seus filhos com pessoas treinadas e em segurança.

 

 

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