o que é depressão

A depressão é uma doença conhecida como um transtorno emocional que conta com um conjunto de sensações desagradáveis que rebaixam o humor e possuem um tempo de constância de mais de 2 semanas. 

Tristeza intensa, desânimo, falta de vontade de fazer coisas que antes davam prazer, além de comer demais ou muito pouco, são alguns dos efeitos que a doença pode acometer. 

A pessoa deprimida nem sempre percebe esses sintomas no início, porém, a depressão pode ocorrer repentinamente quando ocorrem eventos estressantes ou traumáticos. 

Existem ao menos 8 tipos de transtornos depressivos e assim como qualquer doença física, a depressão precisa de atenção e tratamento.

Neste artigo, falaremos sobre o que é a depressão, os tipos e seus sintomas, além dos tratamentos mais eficazes e como ajudar uma pessoa com depressão ou identificar-se com o transtorno. 

O que é Depressão?

A Depressão é um transtorno mental que impacta o humor e emoções e pode ser classificada como leve, moderada ou grave. 

Tristeza, apatia e falta de vontade em rotinas e atividades que antes eram prazerosas, são alguns dos sintomas do transtorno. 

Segundo a OMS, estima-se que a doença afete mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo. A depressão pode acometer pessoas de qualquer faixa etária ou condição social.

Ou seja, qualquer pessoa pode ser diagnosticado com depressão, mas é comprovado que as mulheres são as mais acometidas pelo transtorno.

O tratamento é uma combinação de psicoterapia e medicamentos antidepressivos e nos casos severos, ela pode ser crônica. Sem tratamento, a doença pode evoluir, inclusive para o suicídio. 

Os 8 tipos de depressão 

Como dito na introdução, a depressão possui 8 tipos diferentes de subcategorias. São elas:

  1. Distimia;
  2. Transtorno depressivo persistente;
  3. Transtorno afetivo sazonal;
  4. Depressão pós-parto;
  5. Desordem disfórica pré-menstrual;
  6. Transtorno Bipolar;
  7. Depressão Psicótica;
  8. Depressão clássica (Transtorno depressivo maior).

Dentre elas, falaremos dos 3 transtornos mais comuns que são:

  • Distimia- A Distimia é classificada como um tipo de depressão mais leve, porém, mais prolongado do que os outros quadros. 

No passado, era associada a personalidade forte das pessoas mau humoradas, já que um dos seus traços mais característicos é a negatividade, irritabilidade e baixa autoestima.

  • Depressão pós-parto- A Depressão pós-parto se manifesta nas mulheres no puerpério, causando tristeza intensa e falta de motivação. A nova rotina de cuidados com o bebê, pode intensificar os sintomas.
  • Depressão maior- Conhecida também como depressão clássica, o Transtorno Depressivo maior possui um estado limitante de desesperança, desespero, tristeza intensa e persistente, além de sentimento de vazio e grande irritação. 

Em todos os casos citados, a depressão se manifesta e tem sintomas semelhantes, e a seguir, conheça esses pontos para identificá-la. 

Como a Depressão se manifesta? Quais os sintomas?

Não existe um início determinado, pois a depressão pode começar repentinamente sem qualquer motivo aparente ou por conta de situações como luto, doenças físicas graves e traumas como abusos.

Os sintomas iniciais e sempre presentes são a tristeza e apatia constante que não passa depois de fazer atividades prazerosas. 

Este, inclusive, é outro sintoma bem claro. Com o tempo, a pessoa passa a se distanciar de atividades que sempre gostou de fazer. 

Além de sintomas que afetam o comportamento da pessoa, os pensamentos negativos e o pessimismo se tornam cada vez mais comuns. 

O distanciamento de amigos e familiares se torna outro ponto de atenção. Em geral, pessoas com depressão preferem se isolar e evitar contato.

No caso da Distimia, a pessoa consegue ter uma rotina de trabalho e de vida aparentemente contínuo, porém, com baixa produtividade. 

Os casos a partir da depressão maior são mais preocupantes, pois esse tipo de transtorno paralisam a pessoa a ponto de não conseguir trabalhar, estudar ou ter uma vida normal. 

Nos casos graves, pode haver falta de higiene básica e atitudes psicóticas, assim como o abuso de drogas e bebidas alcóolicas. Nesse estágio, em muitos casos, a pessoa tem pensamentos suicidas. 

Em todos os casos, o tratamento é fundamental para cura ou controle da doença. 

Tratamentos mais eficazes e como ajudar uma pessoa deprimida?

Você percebeu a gravidade da depressão? Se você se identificou com o transtorno, saiba que o tratamento é essencial.

A recomendação da OMS e que com o diagnóstico de depressão, é necessário seguir a psicoterapia e auxílio medicamentoso com uso de ansiolíticos e antidepressivos.

Os remédios são fundamentais para o tratamento, pois controla os sintomas e a psicoterapia ajuda o paciente a ordenar seus pensamentos e crenças, indicando novos caminhos e fazendo com que a pessoa depressiva consiga sair do estado de apatia e enxergue um futuro certo e saudável.

Além dos tratamentos convencionais, é indicado uma mudança de hábitos e estilo de vida, além de práticas saudáveis e divertidas que devolvam a energia e ânimo. 

Se você conhece alguém que está lutando contra a depressão, veja como pode ajudá-la:

Escute, pois a última coisa que uma pessoa deprimida precisa é de pessoas julgando sua situação. Quando a pessoa te procurar para desabafar, apenas escute e ofereça apoio;

Convide para uma viagem, sair para pegar um cinema ou apenas andar pelo bairro. Às vezes, atividades como essas já são suficientes para animar a pessoa;

Sugira para fazer meditação, pois isso ajuda a acalmar a mente e tem outros benefícios como aumento da concentração e reflexão de seu valor no mundo e que é possível recomeçar.

Nos casos de depressão grave e pensamentos suicidas, busque auxílio profissional ou acione o CVV- Centro de Valorização da Vida, no número 188. Você não está sozinho!

Curso de Introdução a Depressão grátis da UNOVA Cursos

A depressão é um dos males do século 21, e como um transtorno mental, precisa de cuidados e respeito para que o doente consiga se curar de verdade e com mais rapidez.

O processo para entender o que é essa doença não é simples, mas com o auxílio do curso Introdução a Depressão, você terá como o aparato necessário para compreender o que ela e todas as informações sobre o problema. 

O curso é perfeito para estudantes da área da saúde ou profissionais, além de pessoas com depressão ou familiares que precisam e desejam se informar em como ajudar.

Faça cursos grátis com conteúdo objetivo, claro e rápido, 100% digital e com opção de certificado válido e aceito em todo país com a UNOVA Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.