O que É Bonsai

Para os amantes da jardinagem, todas as plantas e flores tem um valor excepcional e precisam sempre de uma atenção especial. As plantas e árvores, dão tranquilidade, calma, além de trazerem saúde e bem estar a nossa vida e uma aura bem mais leve a nosso lar.

O Bonsai por exemplo, é uma árvore adulta mas em tamanho mini, que além de lindo e perfeito para a decoração de sua casa, trazendo um estilo zen, mas precisa de cuidados extras para ser mantido. Neste artigo, vamos entender como o Bonsai é cultivado, seu plantio como acontece, além de sua história e dicas de como cuidar bem dele.

Bonsai

Ao contrário do que muitos possam pensar, o Bonsai não é uma árvore de miniatura natural, mas uma réplica de árvore adulta em tamanho de miniatura. Ou seja, ele é cultivado para se tornar adulto, porém mantendo um tamanho pequeno e adaptável para ser usado como decoração em jardins e locais que não tenham muito espaço.

A técnica e arte do Bonsai não é originário do Japão como se acreditava, mas sim da China antiga. Por volta de 700 a.C, os chineses começaram a cultivar árvores anãs em bandejas e com o tempo foram aperfeiçoando a arte. No Ocidente, o Bonsai tornou-se conhecido a pelo menos 300 anos, mas apenas nos dias atuais ele tem sido mais admirado e sua arte difundida.

Apesar de ser uma arte bonita e bastante interessante, o Bonsai é muito complexo, e as técnicas de jardinagem comuns não são tão simples com esse tipo de planta, já que o Bonsai é uma árvore em miniatura e precisa de um cuidado como se fosse uma árvore enorme, mas considerada em tamanho menor ao natural. Essa dificuldade é tanto o desafio desse tipo de cultivo, como a diversão para os adeptos dessa arte milenar.

Como Plantar Bonsai?

Como Plantar BonsaiA primeira coisa a saber, é que o Bonsai nascerá de uma semente (Misho) ou pode ser iniciado com uma muda(Yamadori). Qualquer tipo de árvore pode ser usada, mas existem árvores que se adaptam melhor a poda ou técnica de amarração, que são algumas formas de cultivar esse tipo de árvore.

Árvores como Pinus, Ficus, Bordo, Olmos e Azaléia, são geralmente os tipos de árvores mais propícias para se criar um Bonsai. Quanto ao tamanho, o Bonsai é considerado Bonsai quando fica entre 5 cm até no máximo 80 cm. As árvores com tamanho até 7 cm, são chamados de nano e as árvores até 25 cm por exemplo, são conhecidas como Shohin.

Para cultivar uma árvore que será usada para Bonsai, é preciso podá-lo constantemente, criando curvas e seguindo técnicas de corte que mantenham pequeno porém bonito e com curvaturas graciosas. Existem vários tipos de estilos como o Kengai ou estilo cascata, quando a árvore cresce para fora do vaso e se inclina para lateral ou o estilo Chokan, que é o mais conhecido e que fica ereto e tem a base mais grossa e vai afinando até o topo.

Como Cuidar De Um Bonsai?

A primeira coisa que alguém que queira ter um Bonsai em casa, é que esse tipo de mini árvore precisa de bastante carinho e atenção. Além disso, a primeira coisa é procurar uma árvore que não seja de difícil trato, pois quanto mais água e sol ela necessitar, mais você terá que se dedicar a ela.

Por exemplo, o Bonsai pode morrer facilmente se a rega não for exatamente apropriada. Em dias amenos, regue apenas uma vez, mas em dias secos analise como está a umidade da terra e se estiver muito seca, regue 2 vezes ao dia, sendo uma vez pela manhã e outra no fim da tarde.

Quanto a iluminação, é importante conhecer o tipo de espécie de árvore de Bonsai que você adquiriu. Existem árvores que precisam de sol durante todo dia, outras gostam mais de sombra, mas em geral, sol no início da manhã e no fim de tarde, possuem os raios mais fracos e que não dão chance ao azar de queimar muito as folhas ou ser insuficiente.

Adube seu Bonsai com adubos orgânicos, mas cuidado com os excessos, pois adubo demais também pode mata-lo. Outra coisa que donos de Bonsai não podem se esquecer é de trocá-lo de vaso regularmente. Em geral, a cada 2 anos é indicado que o Bonsai seja trocado de vaso, e as raízes cortadas por volta de 2 terços do seu tamanho, para que possam crescer mais e com saúde.

Como Fazer Bonsai Na FBV Cursos

COMO FAZER BONSAI NA FBV CURSOS

Com tantas dicas boas e conhecendo a história dessa técnica linda e milenar de jardinagem, que tal você começar o seu Bonsai em casa? Na FBV Cursos, você aprende Como Fazer Bonsai e todas os métodos de cultivo, as espécies mais usadas e como cuidar de cada uma delas. Acesse agora e aprenda como Fazer Bonsai e começar a cultivá-lo.

Gostou deste artigo? Continue em nosso blog e confira todos nossos posts e cursos incríveis da FBV Cursos!

[kkstarratings]

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário