Mitos e Verdades sobre o Marketing Digital

Nunca houve um setor tão superestimado como o do Marketing Digital. Ou será subestimado? Para muitos, ele é o suprassumo do mercado, para outros, não chega a tanto.

A verdade é que o Marketing deslanchou como nunca com a chegada no mundo digital e os números provam isso. 

Pesquisas comprovam que mais da metade do marketing no mundo é digital. Anualmente, o marketing digital tem crescimento de 9% ao ano e atualmente, 72% das grandes marcas concentram seus esforços financeiros nessa indústria. 

Estes são apenas alguns dos dados mais impressionantes que esse mercado oferece. Mas, afinal, o que realmente funciona? O Marketing Digital é para todo mundo? 

Existem muitos mitos e verdades nesse meio e este artigo é para desmitificar mitos e evidenciar as verdades que devem continuar e contribuir para o crescimento contínuo desse mercado que veio para ficar. Confira. 

O que é Marketing Digital?

Antes de focar no que é mito e verdades, é importante entender no fundo o que é, principalmente se você não tem familiaridade com esse mercado.

O Marketing Digital é o ato de anunciar e promover serviços e produtos, além de marcas pela internet. É utilizado uma série de ferramentas e técnicas para obter resultados. 

O início do marketing online começou ainda na década de 1990, porém, ainda muito embrionário, passando a tornar-se um mercado em potencial a partir da década seguinte.

O pai do marketing, Philip Kotler, diz em seu livro Marketing para o Século 21 que a partir de 2005 haveria uma grande explosão da mercadologia e que tudo o que era conhecido até então, seria modificado por conta da internet. 

De fato, foi a partir desse momento que o marketing iniciou seu crescimento online e tornou-se contínuo e atuante a partir da década de 2010. 

Hoje este é um dos grandes esforços e fornecedor dos principais faturamentos de pequenas, médias e grandes empresas. 

Atualmente, são mais de 53% dos habitantes do planeta que tem acesso a internet diariamente, e isso significa uma grande demanda de pessoas em busca de redes sociais, informações, mas, também, compras de produtos e serviços.

As pequenas e microempresas, se beneficiam diretamente dessa estratégia por conta de seus inúmeros benefícios como baixo custo e recursos simplificados de uso. Veja mais alguns benefícios:

  • Menor custo com publicidade;
  • Aumento de vendas;
  • Maior tráfego orgânico no site;
  • Mais leads qualificados;
  • Melhoria no posicionamento da empresa na web.

Estes são alguns dos pontos principais, pois o mercado digital é amplo e ainda existe muito a ser explorado. 

Agora que você tem uma visão mais clara do que estamos falando, dê uma olhada no que é e o que não é verdadeiro no marketing digital no próximo tópico.

5 Mitos e verdades sobre o marketing digital

Por ser considerado relativamente novo, o Marketing Digital é envolto de mitos e separamos alguns, além das grandes verdades desse mercado, para você conhecer: 

  1. O marketing tradicional terá fim 

MITO! Este é o maior mito desse mercado, algo que no início era algo muito dito por aí. 

O marketing começou baseado na publicidade e vendas de produtos e serviços offline, mas este mercado sempre existirá, independente de ter um braço online.

Durante a pandemia, foi possível perceber a importância do ponto de venda, que para algumas situações é essencial. Felizmente, este já é um mito que caiu por terra.  

  1. Marketing digital é basicamente ter um site, redes sociais e um blog

MITO! Não é só isso, é isso e mais outras coisas. Além do site, que deve estar atualizado constantemente, tem que ter as redes sociais e interação com os visitantes. 

O blog auxilia no tráfego orgânico e, ainda: e-mail marketing, ter avaliação positiva no Google Meu Negócio, ter conteúdo otimizado SEO, criar um canal de vídeos entre outras técnicas e estratégias.

  1. Apostar no Marketing de Conteúdo é essencial para o sucesso 

VERDADE! Eis uma verdade desse mercado: o marketing de conteúdo é focado na produção de todo tipo de conteúdo relevante e de qualidade, seja ele em texto, vídeo, música ou qualquer outro tipo.

Para se dar bem, tenha sempre conteúdo original e bem otimizado com SEO- Search Engine Optmization, que trata sobre a relevância e posicionamento nos buscadores. 

  1. Blogs não geram mais ganhos relevantes

MITO! Os blogs foram uma das primeiras estratégias de marketing digital, que no início, tinha o conceito de diário online, onde pessoas apenas escreviam suas ideias sem intenção de otimização ou venda de produtos e serviços. 

Hoje os blogs têm uma relevância muito maior, mais complexa e por isso pode parecer algo ultrapassado, mas na verdade ainda são eficazes. 

Para ter uma ideia, pesquisa da Hubspot mostra que mais de 50% dos profissionais de marketing apostam massivamente nos blogs. O mais legal: 94% das pessoas dizem compartilhar conteúdo de blogs com amigos. 

Então quando pensar na criação de sua estratégia de marketing, pense com carinho e não descarte os blogs para não perder dinheiro.

  1. Investir no Mobile é fundamental no marketing online

VERDADE! Uma verdade que cada dia se torna consolidada. O uso da tecnologia Mobile é fundamental para um marketing digital de sucesso. 

No Brasil, por exemplo, já é claro que os brasileiros passam mais tempo diante da tela do celular do que da TV. Aliás, entre 2021 e 2022, houve queda de 11% na audiência televisiva. 

Veja a importância de criar conteúdo responsivo para as pequenas telas e oferecer cada vez mais interatividade para o público que se torna cada vez mais exclusivo dos smartphones. 

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.